Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A paranoia americana da segurança nacional -- 03/10/2013 - 11:03 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A PARANOIA AMERICANA DA SEGURANÇA NACIONAL



:: FRANCISCO VIANNA (com base na mídia internacional)



Sábado, 28 de setembro de 2013



AGÊNCIA DE SEGURANÇA NACIONAL (NSA) DOS EUA ESPIONA NÃO APENAS O GOVERNO BRASILEIRO, MAS TAMBÉM COLETA DADOS DOS PRÓPRIOS AMERICANOS VIA REDES SOCIAIS DA INTERNET E OUTROS MEIOS.



Desde 2010, a Agência Nacional de Segurança dos EUA vem explorando suas imensas coleções de dados para criar gráficos sofisticados com base em dados pessoais e textos opinativos expressos por internautas nas redes sociais, desde que tais dados citem suas localizações, perfis, históricos de vida, viagens e outras informações pessoais que, de acordo com documentos e entrevistas recém-divulgados possam ser de algum interesse da agência.



""



(Foto de Carolyn Kaster/AP) - O general Keith Alexander, diretor da NSA, depôs na quinta feira última perante o Comitê de Inteligência do Senado.



A agência de espionagem começou permitindo a análise de chamadas telefônicas e registros de e-mail em novembro de 2010 para examinar redes de associações de americanos para fins de inteligência estrangeira depois que funcionários da NSA acabaram com as restrições quanto à prática, conforme documentos fornecidos por Edward J. Snowden, o ex-provedor de serviços de coleta de dados para a agência.



Essa mudança de atributos se destinou a ajudar a agência a "descobrir e rastrear" as ligações entre estrangeiros e residentes nos EUA, como medida de localizar possíveis complôs e ameaças à segurança interna do país, conforme explicitado por um memorando de janeiro de 2011.



A agência foi autorizada a realizar "análise gráfica em larga escala proveniente de grandes conjuntos metadados de comunicação, além de verificar possíveis estranhezas" relacionadas a cada endereço de e-mail, número de telefone, IP, ou outro identificador qualquer, disse o documento.



Em face da preocupação de não infringir a privacidade dos cidadãos estadunidenses – que poderia gerar ações judiciais de indenização por perdas e danos morais e materiais por violação de correspondência, o que é proibido pela Constituição do país, tal escrutinização foi permitida apenas para análise de computadores estrangeiros.



A agência pode aumentar os dados de comunicações com material de fontes públicas, comerciais e outros, incluindo os códigos bancários, informações sobre seguros, perfis de Facebook, manifestos de passageiros, título de eleitor, arquivos de dados e informações de localização GPS, bem como registros de propriedades e dados fiscais não especificados, de acordo com o interesse da agência.



Não há indicação de qualquer restrição sobre o uso de tais dados "enriquecidos", e vários ex-funcionários de alto escalão do governo Obama disseram que a agência se baseara no fato de que espera que isso possa valer tanto para americanos como para estrangeiros.



Os funcionários da NSA se recusaram a dizer quantos americanos foram já monitorados e quantos foram chamados pela agência para dar esclarecimentos, mesmo que não envolvidas em qualquer delito.



Os documentos não determinam quem deve estar de posse dos resultados desse escrutínio, que liga os números de telefone e e-mails numa "cadeia de contacto" ligada direta ou indiretamente a uma pessoa ou organização no exterior que seja de interesse de agências de inteligência estrangeiras.



As novas divulgações adicionam ao crescente corpo de conhecimento nos últimos meses sobre o acesso da NSA e uso de informação privada sobre os americanos, o que levou os legisladores em Washington a pedir um controle da agência ao presidente Obama e uma revisão de suas políticas de vigilância. Quase tudo sobre essas operações da agência é secreto, e a decisão de rever os limites relativos dela sobre americanos foi feito também em segredo, sem revisão pelo tribunal de inteligência do país ou na ausência de qualquer debate público.



Já em 2006, um memorando do Departamento de Justiça alertou para a possibilidade de "uso indevido" de tais informações, sem salvaguardas adequadas para tal.



Um porta-voz da agência, questionado sobre a análise de dados de norte-americanos, disse: "Todas as consultas de dados devem estar condicionadas a uma justificativa que ligue a pessoa à inteligência estrangeira, e ponto final". "Todo o trabalho da NSA tem um propósito de averiguar ligações de nativos com a inteligência estrangeira", disse o porta-voz, “e nossas atividades estão centradas no combate ao terrorismo, contraespionagem e segurança cibernética".



A base legal da mudança da política, segundo a agência, foi uma decisão da Suprema Corte de 1979, pela qual os americanos não poderiam ter qualquer expectativa de privacidade com relação a dados e informações postadas que fossem consideradas potencialmente perigosas para a segurança nacional e que poderia ser chamados a prestar os necessários esclarecimentos pertinentes a elas.



Com base nessa sentença, o Departamento de Justiça e o Pentágono decidiram que era permitido criar cadeias de contato usando "metadados", de "norte-americanos, que incluem tempo, localização, e outros detalhes de chamadas e e-mails, mas não o seu conteúdo”. A agência não é obrigada a pedir mandados de busca para análises do Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira.



 



""



 



Funcionários da NSA se recusaram a fornecer os telefones e bancos de dados de e-mail usados &
8203;&
8203;para criar os diagramas de redes sociais (vide gráfico acima), e os documentos apresentados pelo Sr. Snowden não os especificam. A agência disse, também, que o grande banco de dados de registros de chamadas telefônicas domésticas dos americanos, que foi revelado pelo Sr. Snowden em junho e causou alarme bipartidário em Washington, foi excluído e substituído por um novo. (Funcionários da NSA já reconheceram que a agência fez uma análise limitada nesse banco de dados, recolhidos ao abrigo das disposições do Ato Patriota, exclusivamente para pessoas que possam estar ligadas a agentes suspeitos de terrorismo ou em cotato com organizações de países suspeitos de promover o terror ou simplesmente denotem atitudes inamistosas com relação aos EUA). Esta é a base legal que permite as agências de inteligência monitorar países como Brasil, Argentina, Venezuela, China, Rússia, etc.



Como a agência tem vários programas de coleta de dados e megabancos de dados, os ex-funcionários disseram que, as análises de redes sociais invocam tanto metadados nacionais como internacionais.



As preocupações dos Estados Unidos a partir da traição do Sr. Snowden, em grande parte focada no âmbito do recolhimento de dados privados de americanos pela agência, variam em função do potencial do abuso. Mas os novos documentos fornecem uma janela segura para que a NSA faça o recolhimento dessas informações com boa margem de garantia de privacidade, que, todavia, não se aplica aos estrangeiros.



A agência de espionagem, liderada pelo general Keith B. Alexander, um defensor aberto da 2ª Emenda e de mais capacidade de procura e registro de informações sobre potenciais inimigos que vivem no país ou fora dele, vê claramente as suas “coleções de metadados” como um de seus recursos mais poderosos. Os analistas da NSA podem explorar essas informações para desenvolver um retrato de um indivíduo do poderia ser eventualmente obtido por simples escutas telefônicas ou leitura de e-mails, dizem os especialistas.



Analistas advertiram que as "regras de minimização", já existentes, proíbem a NSA de compartilhar nomes e outros detalhes de americanos de e com outras agências, cujas comunicações são coletadas, a menos que tais dados sejam necessários para entender os relatórios de inteligência estrangeiros ou se houver evidência de um crime. A agência necessita obter um mandado judicial do tribunal de inteligência para monitorar uma pessoa nos EUA - cidadão ou residente legal - para espionagem real.



O volume global de metadados coletados pela NSA se tornou segredo de estado em 2013, norma aprovada com o orçamento da agência pelo Capitólio.



Um documento secreto intitulado "Análise Multicêntrica sobre as Melhores Pessoas" descreve como a agência procura "94 tipos diferentes de entidades", incluindo números de telefone, endereços de e-mail e endereços IP. Além disso, a NSA correlaciona 164 "tipos de relacionamento" para a construção de redes sociais e que a agência chama de "comunidades de interesses", de perfis, usando consultas tais como "viajando com”, paternidade, fóruns de mensagens enviadas, e emprega tudo ou arquiva tudo.



Numa audiência do Comitê de Inteligência do Senado na quinta feira última, o general Alexander foi perguntado se a agência já tinha recolhido ou planejado coletar registros em massa sobre locais onde moram e trabalham norte-americanos com base em dados de torre de celular. Ele respondeu que não estava fazendo isso como parte do programa de registro de chamadas autorizado pelo “Patriot Act”, mas disse que uma resposta mais completa seria secreta.



Citando o caso da indignação exteriorizada pelo governo brasileiro na ONU, recentemente, pelo discurso da presidente Dilma Roussef, o chefe da NSA declarou que os EUA também deveriam se sentir indignados pelas atitudes pouco amistosas de Brasília com relação a Washington e que os vínculos do governo brasileiro como os principais inimigos declarados dos EUA coloca, por enquanto, o aliado sulamericano sob suspeita e que, nesse caso, é normal que cresça o interesse das agências de inteligência americanas em saber o que os brasileiros estão fazendo ou pretendendo fazer. “A confiança é uma via de mão-dupla e quando a mão passa a ser única, a confiança desaparece”, acrescentou ele.



 



 


 


004000" size="2">Francisco Vianna






 



ff0000">Leia o último livro de Olavo de Carvalho



“O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”





 



Leia os textos de Félix Maier acessando:



Mídia Sem Máscara - http://www.midiasemmascara.org/  



b22222;">Piracema - Nadando contra a corrente (textos mais antigos) - http://felixmaier.blogspot.com/



b22222;">Piracema II - Nadando contra a corrente (textos mais recentes) – http://felixmaier1950.blogspot.com/



  



Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM



 



ff0000">Para conhecer a história do terrorismo  no Brasil, acesse 



http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui