Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A Primeira Crise Hipertensiva -- 29/06/2000 - 10:49 (Maria dCarmo Tabosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Foi durante o sequestro e morte da professora de artes da Rocinha que eu tive a minha primeira crise hipertensiva. Do dentista, comecei acompanhando a agonia. Enfrentei o trànsito. Em casa, vi o desfecho. Até então, havia um ponto equilibrado na minha história. Sempre, em toda circunstància, 12 por 8.Durante a gravidez, há quase vinte anos? 12 por 8. E agora, no climatério? 12 por 8. Quando parei de fumar e tive aqueles piripaques todos? 12 por 8. Então, já uma espécie de instrução normativa.
A partir daquela noite, conheci o 16 por 11, com direito aos exames, e etc. Mas a vida continuou e eu também. Acompanhei os debates pela televisão. Trabalhei. Dormi. Comi. Trabalhei. Andei pela cidade. Assisti ao "Buena Vista Social Club".Trabalhei. Dormi. Pedi a minha filha, por tudo o que há de mais sagrado, que ela não saísse de casa com aquela boina tipo guerrilheira boliviana. Li revistas. Trabalhei. E a professora de artes da Rocinha não saía do meu coração. Nem eu, do dela.
Agora, creio que preciso encontrar um bom parágrafo. Encerrar o texto. Gosto de escrever assim, como moleque de recado, que vai ali e já volta. Ademais de que, portador não merece pancada. Estou dando um recado e quem pede é o meu coração, que mudou o ritmo, sem que eu fosse consultada.
Ando calada, pensativa e com dor de dentes. Penso na juventude e tento agarrá-la, meio desesperadamente, pelos cabelos. E fico me vendo assim, algo parecida com o rapaz, que já foi da Candelária; o jeito, desesperado, com que ele puxava os cabelos da professora de artes da Rocinha.
Naquele fim de tarde, a minha juventude precisava ter feito um acordo com a realidade.
O silêncio, nesse tipo de contrato, eleva a pressão para 16 por 11.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui