Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->LUTAS DO HISTORIADOR ADRIÃO NETO ... -- 29/11/2017 - 09:22 (Adrião Neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


LUTA DO HISTORIADOR ADRIÃO NETO

PELA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PIAUÍ



(Revista INFORMAÇON, Informativo mensal da Academia Maçônica de Letras, Ano II, nº 5, Teresina, PI, outubro/dezembro 2017).



Depois da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí e da inauguração das estátuas em homenagem aos vaqueiros e roceiros no Monumento Nacional do Jenipapo, o historiador ADRIÃO NETO busca apoio junto às autoridades e a várias instituições para implementar a construção de: UMA ESTÁTUA EQUESTRE DO CORONEL SIMPLÍCIO DIAS DA SILVA EM PARNAÍBA (na Praça da Graça, em frente ao Monumento da Independência), em reconhecimento à sua atuação no Movimento Separatista de 1822; UM MONUMENTO EM PIRACURUCA, dedicado ao Combate da Lagoa do Jacaré, ocorrido três dias antes da Batalha do Jenipapo; UM MONUMENTO EM UNIÃO, em homenagem às investidas vitoriosas dos independentes contra as volantes de Fidié, e UM MEMORIAL EM OEIRAS, a então capital do Piauí, em homenagem ao “19 de Outubro”, ao “24 de Janeiro” e ao “13 de Março”.

ADRIÃO NETO convoca a todos PARA QUE LUTEMOS PELA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO PIAUÍ, fazendo com que este tema seja incluído no currículo escolar das escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino do Piauí. CONVOCA também PARA QUE LUTEMOS junto ao Ministério da Educação e/ou junto aos historiadores e editoras PARA QUE ESTES FATOS referentes ao processo de emancipação política iniciado em Parnaíba (que culminou com a Batalha do Jenipapo), SEJAM VEICULADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL, ADOTADOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. Pois, não obstante, a Batalha do Jenipapo ter sido a mais sangrenta de todas as lutas em prol de nossa independência, tendo sido inclusive o fato marcante que a consolidou, constituindo-se numa das mais brilhantes páginas da História do Brasil, escrita com o sangue dos piauienses, maranhenses e cearenses, e, especialmente, dos vaqueiros e roceiros da macrorregião de Campo Maior, a historiografia oficial veiculada nos compêndios escolares não divulgam esta heroica epopeia de elevado valor histórico, que, sem dúvida, foi a mais notável de todas as batalhas em favor da emancipação política do Brasil.

ADRIÃO NETO luta também pela modificação do Brasão das Armas do Piauí. Pretende substituir a legenda em Latim IMPAVIDUM FERIENT RUINAE, inscrita abaixo do escudo, pela frase em Português O DESAFIO NÃO NOS AMEDRONTA.

Em busca da viabilização desses objetivos, o escritor ADRIÃO NETO já fez contato oficial com várias autoridades, dentre as quais, todos os Senadores do Piauí, todos os Deputados Federais do Piauí, o presidente da Assembleia Legislativa e todos os Deputados Estaduais do Piauí, o Ministro da Educação, o Governador do Estado, a Secretária de Educação, os Prefeitos e Presidentes das Câmaras Municipais de Parnaíba, Campo Maior, Piracuruca, União e Oeiras.

ADRIÃO NETO é dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista, com vários livros publicados. Autor da ideia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí e da proposta para homenagear os vaqueiros e roceiros, com estátuas, no Monumento Nacional do Jenipapo. É um dos escritores mais premiados do Estado. Sua produção literária tem como principal objetivo o estudo, a valorização e a divulgação do Piauí em todos os seus aspectos. Por conta de sua contribuição às causas sociais, intelectuais e culturais, por sua atuação como difusor, incentivador da arte e defensor da livre expressão através da cultura literária, e, especialmente pela relevância de sua obra, ADRIÃO NETO foi merecedor de inúmeras honrarias, dentre as quais destacam-se, a “Comenda Heróis do Jenipapo”, outorgado pelo poder público municipal de Campo Maior; “Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, concedida pelo governo do Estado e os títulos de “Personalidade Cultural do Século”, outorgado pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades; “Doutor Honoris Causa em Filosofia Universal, Ph I, Filósofo Imortal” e “Comenda Nacional do Mérito Literário”, outorgados pela Academia de Letras do Brasil (Região Metropolitana de Campinas) e o “Diploma de P ersonalidade Cultural da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, concedido pela UBE/RJ . Além de vários títulos de cidadania e de ter sido destacado com verbetes em várias obras a nível nacional, ADRIÃO NTO foi inserido no site: “Projetovip.net (Very Important People – Gente muito Importante), passando a integrar a honrosa galeria de fotografias/resumos biográficos de personalidades de todos os continentes (http//:www.projetovip.net/).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui