Usina de Letras
Usina de Letras
218 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sementes Trangênicas e a Guerra Nuclear -- 22/03/2002 - 19:02 (Anderson Fernandes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A alguns anos os grandes fabricantes de sementes estão colocando no mercado um novo produto, as sementes transgênicas, estas sementes eram manipuladas geneticamente para serem mais resistentes as pragas, mais robustas ao clima e suas intempéries, necessitarem de menos cuidados para o cultivo e preparo para o pantil. Não se trata apenas um novo tipo de semente, mas, uma nova tecnologia em sementes. Os agricultores teriam que comprar as sementes e toda uma nova tecnologia em ensumos agriculas vendidas exclusivamente pelos fabricantes de sementes.



A uma grande desvantagens no uso destas sementes. Elas dão origem a sementes não viáveis (termo técnico para sementes estéreis). Se trata de uma manipulação genética para evitar que os agricultores usassem as sementes que eles mesmos produziam a partir das sementes originalmente compradas para fazer novos plantios, esta prática é muito comum na agricultura de subsistência, forma predominante de agricultura dos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, porém, gera um prejuízo enorme em direitos autorais para as empresas que vendem as sementes matrizes.



Outra desvantagens das sementes não viáveis é o fluxo genético dentro de um ecossistema. Imagine a seguinte hipótese: uma plantação feita com sementes transgênicas que esteja localizada no meio de várias outras plantações feitas com sementes convencionais, os agentes polinizadores (insetos, pássaros e vento) disseminam o pólen dentre todas as plantações próximas, pois, eles não estão sujeitos as demarcações de propriedade, isto faria que os gametas da plantações transgências fertilizassem as plantações convencionais, isto poderia fazer com parte das sementes produzidas nas plantações convencionais contivessem genes transgênicos como os que tornam a semente estéril, tornando parte da produção das outras sementes das outras plantações estéreis. Caso estas outras plantações sejam plantações subsistência parte da produção do outro ano estaria comprometida, dependendo de como fosse a taxa de crescimento do genes transgênicos dentro da plantações poderia chegar ao ponto em que tais plantações se tornassem inviáveis.



Agora imagine a seguinte hipótese: As lavouras que foram afetadas pelo genes das plantas transgênicas são lavouras de um país pobre que possui armas nucleares como Índia e Paquistão, aonde a pressão social é alarmante e qualquer desequilíbrio no precário sistema agrário elevaria alarmantemente o número de pessoas que passam fome. Seria o suficiente para iniciar o hecatombe nuclear? A alegação seria simples, estender os seus domínios sobre os países rivais para tomar-lhes a produção agricula e garantir a sobrevivência da sua população.



Antes de querer usar uma nova tecnologia agricula é necessário que exista amplas discussões sobre o assunto envolvendo pessoas capacitadas a opinar sobre o assunto bem como a população de uma maneira geral, pois, ela será a beneficiada ou prejudicada por alguma mudança severa ou crise na produção de alimentos. Além disto fazer estudos sérios sobre o impacto no ecossistema. Sem falar no efeito para o consumo humano de produtos alterados geneticamente, mas, isto é assunto para um outro artigo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui