Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: Os Comigo de mim -mscx -- 06/10/2002 - 15:56 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os Comigo de Mim: Celso Pereira: Campina Grande/Pb: Grafset, [1986]: 77p.
Um arco-íris humano, de Robério Maracajá; Ao mestre com carinho e verdade, de Félix Araújo Filho; Abas, de Amaury Vasconcelos; e Lourdes Ramalho.
Por: Maria do Socorro cardoso xavier

O livro é composto e mais ou menos 74 cronicas escritas pelo autor, entre 1983-1984, impregnadas de profundo existencialismo e amor. Externa sentimentos sobre vários pólos de existência, com grande fluência verbal e espírito crítico. O amor e a plenitude do ser são temas centrais das cronicas. É um escritor que não extingue do sangue a sensibilidade, mesmo com tanta asfixia, raposice e congêneres males hodiernos.
As cronicas revelam uma erudição singular; arguta curiosidade ao prescrutar o ser humano: suas virtudes e vicissitudes. Os soslaios não apenas mordazes, aquiescentes, ao compreender os diversos comportamentos na rotina diária da convivência social. Sempre ministrando não só aulas de português, mas lições de vida, revelando-se como um ser criador e recriador, quer na sala de aula com as nuances da língua portuguesa, quer nos momentos poéticos ou na difícil arte da prosa.
Para o cronista, tudo tem sua importància e transcendência. Nada é nada. Com uma imaginação fértil, mente desperta e aberta, o cronista ressalta: "O amor deve transformar em energia radioativa todas as potencialidades do ser". É significativa sua referência à angústia: " O estado de angústia não mais representa um estigma, muito pelo contrário, é um ato consciente de que as coisas não vão bem."
Indiscutivelmente, este é um livro de cronicas para ser lido sempre. Urge encerrar este modesto comentário, ilustrando com uma bela passagem da crónica "Sobre o viver pleno": Viver é um ato de permamente desassombro. É atirar-se de corpo e alma na terra das incertezas, porque é ali que se encontram os níveis superiores da beleza, do prazer e da poesia."


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui