Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pe. DAVID ÂNGELO LEAL MORRE AOS 91 ANOS -- 24/11/2013 - 01:15 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

0099FF; margin-bottom:0;">
MEMÓRIA



Biografia – Padre David Ângelo



Coluna retrata a vida e a obra do Padre David Ângelo Leal que durante muitos anos trabalhou em Picos



Por Francisco das Chagas de Sousa  



12/08/2013




 



 




Foto: Reprodução


"clique

F3F3F3; padding:5px 10px; border:1px
D6D6D6 solid; line-height:14px; font-size:8pt">
Padre David aos 84 anos de idade




David Ângelo Leal nasceu a 27 de julho de 1922, na localidade Caiçara, município de Jaicós. O 11º filho dos 14 do casal Ângelo Borges Leal e Cinobelina Maria de Araújo, que eram primos. David foi batizado no dia 21 de setembro de 1992, na Caiçara pelo cônego Ângelo dos Reis Melo, vigário de Jaicós. Ele teve como padrinhos: Cláudio Borges Leal, irmão de seu pai e Luzia Maria de Araújo, irmã de sua mãe.


 


Em julho de 1927, David Ângelo crismou-se na capela de Santo Antônio, em Boa Esperança, hoje cidade de Padre Marcos, pelo Dom Severino Vieira de Melo, bispo do Piauí, tendo como padrinho o senhor Abel José de Araújo, irmão de sua mãe.


 


Começou a estudar na escola particular de Umbelino Ribeiro, na casa da Bulandeira, ainda na Caiçara. No ano de 1935 fez o exame de admissão em Petrolina (PE), cursando a 1ª série no ginásio Dom Bosco. Em 1936 entrou para o seminário Sagrado Coração de Jesus de Petrolina, onde estudou até a 5ª série em 1939. No ano seguinte terminou o curso de Humanidade no Seminário Maior de Fortaleza.


 


De 1941 a 1942, David fez o curso de Filosofia e de 1943 a 1946 concluiu o curso de Teologia ainda no Seminário Maior de Fortaleza. Recebeu a batina no dia 04 de abril de 1936 em Petrolina e no dia 04 de dezembro de 45 recebeu a fortuna clerical e a 06 de dezembro recebeu as primeiras ordens menores na capela Arquepiscopal em Fortaleza (CE), sendo que em 08 de dezembro o jovem David Ângelo recebeu as últimas ordens menores na Igreja da Prainha, em Fortaleza.


 


Em 29 de junho de 1946, na mesma igreja, recebeu o subordenado fazendo voto de castidade perpétuo, com a obrigação da recitação diária do abreviário e em 29 de setembro do mesmo ano recebeu o sagrado diaconato.


 


O grande dia da ordenação sacerdotal foi a 1º de dezembro de 1946 na Prainha em Fortaleza, tendo como oficiante: Dom Antônio de Almeida Lustosa, de quem recebeu todas as ordens. Um dos dias mais importantes da sua vida aconteceu no dia 25 de dezembro de 46, quando já ordenado padre, às 09h da manhã celebrou sua 1ª missa, chamada missa nova, na igreja de Nossa Senhora das Mercês em Jaicós.


 


A 29 de dezembro de 1946, padre David fez a sua primeira celebração na Caiçara, num salão que sua mãe mandou fazer especialmente pra ele. A capela que hoje existe na Caiçara só foi construída em 1972.


 


Ao longo de sua extensa atividade sacerdotal padre David passou por várias cidades e paróquias e de 15 de janeiro a 27 de setembro de 1948 foi vigário cooperato da paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras. De 05 de outubro de 47 a 22 de fevereiro de 48 foi vigário ecônomo de Picos, Jaicós e Pio IX. Em fevereiro o 1º_______ José Inácio Jesus madeira foi nomeado vigário e o padre David Ângelo Leal ficou sendo cooperador e assistente eclesiástico do Círculo Operário de Picos, além de capelão.


 


PADRE DAVID - De volta às origens


 


Recebeu títulos de cidadania nas cidades de: Picos, Monsenhor Hipólito e Oeiras


 


Quando comemorou 50 anos de sacerdócio, o Padre David Ângelo Leal realizou três festas, sendo a primeira em Picos, depois em Jaicós e por último na localidade Caiçara.


            São Irmãos do Padre David, pela ordem de nascimento:


01.                          Martiniano Borges de Araújo


02.                          Antônio Borges de Araújo morreu ainda criança


03.                          Ana Maria de Araújo morreu aos 76 anos


04.                          Frederico Ângelo Leal


05.                          Cornélio Ângelo Leal


06.                          Hilário Ângelo Leal - morreram ainda criança


07.                          Hedwigens Maria de Araújo


08.                          Alberto Ângelo Leal


09.                          Bernardete Maria de Araújo – Mãe do Ministro Vicente Leal


10.                          Basiliza Maria de Araújo morreu em 2005


11.                          David Ângelo Leal


12.                          Cleto Ângelo Leal


13.                          Donato Ângelo Leal, ainda vivo


14.                          Alzira Maria de Araújo, que morreu aos 2 anos de crupe (doença de criança)


 


Nasceram do casal Ângelo Borges Leal, que morreu aos 63 anos de idade (08/07/1938), tendo nascido em 1875 e Cinobilina Maria de Araújo, que faleceu aos 76 anos (04/03/1964), tendo nascida em 1985.


 Dos 14 filhos, nove foram criados, mas atualmente só se encontra vivo, Davi (83) e Donato (79), residente hoje em Fortaleza (CE).


 


DIA 14/07/05


 


Depois de uma longa jornada, do dia do seu aniversário, 27, quando teve que recepcionar os parentes e amigos, o Padre David Ângelo Leal, já recolhido, lá pelas 16 horas, balançando-se numa rede em seu quarto, recebeu o jornalista Francisco das Chagas de Sousa , quando concedeu uma entrevista, falando da sua vida, dos seus familiares, amigos e todos que teve convivência ao longo dos seus 83 anos de vida.


 


Com uma memória fabulosa, não foi difícil tirar dele as respostas sobre a sua infância, sua relação com seus irmãos, pais, amigos e principalmente sua vocação sacerdotal. A reposta sempre na ponta da língua, sem titubear. Uma audição perfeita, respostas prontas pra tudo, brincalhão e irreverente como sempre fora. Ao dizer que iria levar as suas pupilas para vê-lo, imediatamente lembrou-se e disse, traga, será uma grande alegria, parou no tempo e minutos depois disse: “pra mim, não sei se será pra elas”.


 


Com 91 anos de idade e saúde debilitada, atualmente Padre David vive em estado vegetativo na localidade Caiçara, sob os cuidados dos familiares.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui