Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Cuba e a Venezuela que recepcionam Dilma -- 30/01/2014 - 17:46 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



Ninguém, em sã consciência, acredita que após esnobar Davos durante 3 anos, a presidente pense em mudar,  no último ano do seu mandato (marcado pelo fracasso econômico dada a insistência em seguir a orientação do Foro de São Paulo) o enfoque dos grandes da economia mundial em relação ao Brasil. Na verdade, Davos foi uma desculpa para visitar o paraíso cubano "de passagem" ao retornar ao Brasil. Com cláusulas secretas, o financiamento do BNDES a Cuba (para pagar a Odebrecht) foi feito em detrimento de obras que poderiam e deveriam ser feitas no Brasil. A ida à fazenda dos irmãos Castro é a "prova provada" da subserviência dos atuais governantes aos "superiores" interesses da ilha caribenha. É, em Português castiço, uma vergonha para o Brasil e os brasileiros não contaminados pelo vírus do "socialismo do século XXI".



OJBR  



 



Enviado por Ricardo Noblat -



26.01.2014



14h00m



Política



A Cuba e a Venezuela que recepcionam Dilma (Editorial)



O Globo



Depois de participar, pela primeira vez em mais de três anos de mandato, da reunião anual mais importante do capitalismo em Davos, Suíça, a presidente Dilma Rousseff volta com escalas em capitais no outro extremo do espectro econômico e ideológico: Havana e Caracas. Na primeira, toma parte hoje de reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na segunda, de encontro do Mercosul.



Se o Brasil precisa resolver graves problemas estruturais para recuperar o dinamismo, está em situação muitíssimo melhor que Cuba e Venezuela.



Raúl Castro tenta reinventar o regime stalinista para não ver exaurir o legado da revolução. E o faz com medidas de liberalização que abrem pequenas portas à iniciativa privada, e com tentativas de redução do tamanho do Estado: a ideia é desmobilizar funcionários públicos, que têm a chance de abrir pequenos negócios, dirigir táxis, de modo a economizar fundos estatais para fins mais nobres.



.



 Por afinidades ideológicas, Dilma estará mais à vontade em Havana e Caracas do que em Davos, embora seja a líder de um dos maiores mercados emergentes, onde a democracia felizmente vigora há 29 anos — o que é saudado pela própria presidente. Tudo bem ao contrário de Cuba e Venezuela.



Dilma descobriu uma forma de satisfazer uma necessidade premente do Brasil e, ao mesmo tempo, ajudar o regime “companheiro” cubano, com o Programa Mais Médicos, que ela irá reafirmar. Importa profissionais escassos no Brasil e despeja dólares nos cofres castristas.



Em Caracas, a chefe de Estado irá prestar solidariedade ao “companheiro” Nicolás Maduro, que preside a um dos mais terríveis desmoronamentos de uma nação, a Venezuela. Não que ele o tenha iniciado.



Foi Chávez quem escolheu o insustentável rumo de populismo, exacerbação de gastos públicos, restrição das liberdades individuais, políticas e de expressão e imprensa, estatização desenfreada, perseguição à iniciativa privada.



Financiado pelo petróleo, chamou tudo isso de “socialismo do século XXI”, que colhe uma inflação de 50%. Mas Chávez morreu e a bomba estourou no colo de Maduro. Este potencializa a catástrofe ao “aprofundar a revolução”.



O lulopetismo tenta ajudar a Venezuela, e na operação-socorro se destaca sua admissão ao Mercosul. Para azar do bloco, hoje com dois de seus membros na UTI: a Venezuela e, pior, o principal parceiro do Brasil, a Argentina, cada vez mais protecionista e no hall de entrada de grave crise cambial, como era esperado.



A inflação dispara (com o dado oficial manipulado, cálculos privados apontam 37% em 2013), o dólar decola no oficial e no paralelo e as reservas despencam — eram US$ 52 bilhões em 2011, estão em torno de US$ 29 bilhões.



Por enquanto. Foi no que deu o kirchnerismo se inspirar no chavismo. Pode-se, enfim, esperar algum efeito didático das visitas de Dilma a Havana e Caracas. Está claro, ali, o que não se deve fazer.



_____________________________________________________________________________________________________





Líder do PSDB critica gastos de Dilma com viagem não programada a Lisboa



·  Diária de suíte no hotel Ritz, onde a presidente está hospedada, é de R$ 26,2 mil



O Globo



Publicado: 26/01/14 - 15h43



BRASÍLIA - O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), em nota a imprensa, criticou a parada da presidente Dilma Rousseff em Lisboa, antes de seguir neste domingo para Cuba, onde ela tem compromissos oficias. Ele classificou como um “disparate a informação revelada pela imprensa de que a presidente Dilma passa o final de semana em sigilo, em Lisboa, sem compromissos oficiais, em uma suíte no hotel Ritz, cuja diária é de R$ 26,2 mil”. Ele disse que “ainda que segundo as reportagens, a comitiva presidencial ocupa mais de 30 quartos de dois dos hotéis mais caros da capital portuguesa”.



Mas segundo informação da assessoria de imprensa do Palácio do Planalto no último sábado, a passagem por Portugal, é uma “escala técnica”.



A nota afirma que “é uma gastança desnecessária, que não condiz com a situação econômica do nosso país e muito menos com as dificuldades com as quais os brasileiros são obrigados a conviver todos os dias”.



Para o líder, a presidente e sua comitiva poderiam se hospedar na embaixada brasileira em Lisboa. Ele disse na nota que não é a primeira vez que Dilma se hospeda em hotéis e em “março do ano passado, a comitiva brasileira fechou 25 quartos de hotéis em Roma e gastou R$ 325 mil em hospedagem”, quando a embaixada brasileira ficou vazia. na ocasião ela foi acompanhar a posse do Papa Francisco.



OBS – PREENCHER OS PONTINHOS PARA SABER QUANTO CUSTARAM OS ROLEZINHOS;



ROMA – R$ 325 MIL + LISBOA 30X 26,2 MIL = R$......................................




 



Dilma chega a Havana sem falar com jornalistas



·  Assessoria da presidente afirma que escala técnica em Lisboa era obrigatória



Catarina Alencastro



Publicado: 26/01/14 - 19h50



HAVANA — A presidente Dilma Rousseff desembarcou em Havana na tarde deste domingo para participar da 2ª reunião da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Hoje a presidente não tem compromissos oficiais. Do aeroporto internacional José Martí, ela seguiu direto para o hotel Meliá Havana. A presidente foi recebida pelo ministro de Comércio Exterior cubano, Rodrigo Malmierca. Amanhã Dilma inaugurará o Porto de Mariel, uma obra de US$ 957 milhões, dos quais US$ 682 foram financiados pelo Brasil, por meio do BNDES.



Depois, a presidente será recebida com honras de Estado pelo presidente de Cuba, Raul Castro, no Palácio da Revolução. Na cerimônia, ela passará as tropas cubanas em revista. Na terça-feira, Dilma participará da abertura da Celac. O encontro, que reunirá chefes de estado de 33 países, marcará a consolidação de Cuba como integrante de um bloco de integração regional.



Ao final da cúpula, que se encerra na próxima quarta-feira, haverá uma declaração oficial e um plano de ação para o ano de 2014. Entre os comunicados oficiais divulgados durante o evento haverá um tratando do embargo comercial imposto pelos Estados Unidos a Cuba.



Chegaram a Havana com Dilma os ministros Luiz Figueiredo (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Helena Chagas (Comunicação Social).



Após participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Dilma passou o sábado em Lisboa. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota neste domingo afirmando que a escala técnica era obrigatória e ressaltando que a comitiva chegou na cidade às 17h30 e seguiu viagem para Cuba na manhã deste domingo. Ainda de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a decisão de fazer um voo diurno foi tomada pela Aeronáutica depois de avaliar as condições meteorológicas.



Segue a íntegra da nota:



“Não é verdade que a comitiva presidencial tenha feito qualquer escala desnecessária em Lisboa.



A escala técnica era obrigatória. Dependendo de condições climáticas, o Airbus 319 presidencial tem autonomia média em torno de 9 horas e 45 minutos, tempo insuficiente para um vôo direto entre entre Zurique e Havana. A opção por Lisboa foi a mais adequada, já que se trata do aeroporto mais a oeste no continente europeu com possibilidades de escala técnica.



Não é verdade que a presidenta tenha passado o sábado em Lisboa. Ela lá chegou às 17h30, e lá pernoitou, seguindo viagem na manhã seguinte. A decisão de fazer um vôo diurno foi tomada pela Aeronáutica a partir da avaliação das condições meteorológicas, que permitiram que o trecho Lisboa-Havana fosse coberto no domingo em 9 horas 45 minutos.



*****



A romaria de Davos



ANDRÉ SINGER 



A ida de Dilma Rousseff ao Fórum Econômico Mundial faz parte de um árduo roteiro, uma espécie de caminho de Compostela, que a mandatária se vê condenada a cumprir para obter a absolvição dos endinheirados. Há um ano o governo busca, sem sucesso, mostrar ao mercado financeiro que desistiu da "aventura" desenvolvimentista e deseja restabelecer o "status quo ante".



Agora, ao subir pessoalmente a íngreme montanha de Davos, Dilma paga mais um pedaço da longa penitência. Na meia hora que lhe deram para se confessar, ela depositou no altar das finanças as oferendas de praxe. Garantiu que busca o Graal do centro da meta inflacionária, deixou entrever um superavit alto a ser anunciado em breve e chamou a flutuação cambial de, nada menos, que a nossa primeira linha de defesa.



O problema é que os financistas parecem não entender a linguagem do lulismo. O Banco Central aumenta os juros desde abril de 2013. Na forma de um mimo pré-Davos, estabeleceu uma Selic que nem o mercado esperava.



Mas os donos do dinheiro não se deixaram abalar com esses repetidos gestos materiais de devoção. Reportagem publicada pelo "Valor Econômico" (21/1) mostrou que para banqueiros e gestores de recursos "o melhor dos mundos seria que a presidente Dilma Rousseff não se elegesse para um segundo mandato". Ressaltando que o clima "já foi pior", o jornal dá conta de que para as duas dezenas de personagens ouvidos pelas jornalistas, "é preciso tempo para saber se houve, de fato, uma mudança de rumo ou se são ações pontuais".



Desconfiados, os donos do dinheiro querem compromissos explícitos, firmados perante a chama ardente dos holofotes televisivos, para conceder a almejada absolvição. Para usar imagem antiga, porém expressiva, exigem que a presidente beije a cruz. Isso poderia ocorrer por meio de uma ruptura explícita com as antigas crenças, por exemplo, concedendo independência legal ao BC. Ou então, rompendo com velhas relações de solidariedade política ao trocar o heterodoxo Guido Mantega por um liberal à frente do Ministério da Fazenda.



Dilma tem se recusado a beijar a cruz, tentando, por meio de concessões reais e simbologia homeopática convencer os antigos desafetos de que é confiável sem pagar o preço de abjurar os compromissos de antanho. Mas as promessas de contenção fiscal feitas na romaria de Davos, que se torna o ponto sensível quando os juros sobem, pois o dinheiro precisa sair de algum lugar, serão logo cobradas.



Já em fevereiro, o mercado vai exigir um superavit primário robusto e um contingenciamento idem para garanti-lo. É só esperar.



                                                        *****

SIGILO NA VIAGEM MESMO POR R$ 26.200,00 CADA QUARTO E TENDO ALUGADO 30 DELES




A presidente Dilma Rousseff está em Portugal, onde passa o fim de semana. A comitiva presidencial ocupa mais de 30 quartos de dois dos hotéis mais caros de Lisboa. Segundo o Estado apurou, a suíte que ela utiliza custa, no preço da tabela, cerca de R$ 26,2 mil (8 mil euros).



A viagem não estava na agenda oficial da presidente, divulgada na sexta-feira à noite, e foi mantida em sigilo pelo Palácio do Planalto. A informação era de que ela estaria "sem compromissos oficiais" hoje e amanhã.



Pela manhã, Dilma deixou Zurique sem falar com a imprensa. A presidente esteve na Suíça desde quinta-feira e, ontem, foi uma das palestrantes no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O próximo compromisso oficial é a inauguração de um porto financiado pelo Brasil em Cuba, na segunda-feira. 



Entre Davos e Cuba, Dilma e sua delegação decidiram passar o sábado em Lisboa. Além da presidente, a comitiva conta com alguns dos ministros que a acompanharam até a Suíça. 



Ela se hospeda no hotel Ritz de Lisboa. O estabelecimento colocou uma enorme bandeira do Brasil na porta para homenagear a presidente. Já sua delegação de apoio ocupará mais 25 quartos no hotel Tivoli. 



Os dois aviões da delegação de Dilma decolaram de Zurique às 12h15 horário de Brasília. Ela deve deixar Lisboa amanhã, às 10h (horário local). 



Em Davos, Dilma fez um apelo a investidores para que apostem no Brasil e falou de programas de combate à pobreza.



Acompanhada. A presidente Dilma chegou ao hotel em Lisboa acompanhada dos ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores), além de Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência.



A assessoria informou que a passagem por Lisboa é uma "parada técnica".



Fonte:  http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-passa-fim-de-semana-em-lisboa-em-sigilo,1122846,0.htm




                                               



 



Conheça o Estado policial fascipetista denunciado em livro por Romeu Tuma Jr., acessando:



 



http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-livro-bomba-tuma-jr-revela-os-detalhes-do-estado-policial-petista-partido-usa-o-governo-para-divulgar-dossies-apocrifos-e-perseguir-adversarios-caso-dos-trenes-em-sp-estava-na-lista-el/



Faça download do livro de Tuma Jr., ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES - UM CRIME DE ESTADO, clicando em



http://liciomaciel.wordpress.com/2014/01/15/tuma-jr-livro-download



A transcrição do livro de Tuminha pode ser vista em http://pt.slideshare.net/CelsoDaviRodrigues/livro-assassinato-de-reputaoes-tuma-junior



 



Leia os textos de Félix Maier acessando:



1) Mídia Sem Máscara



http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html



2) Piracema - Nadando contra a corrente (textos mais antigos)



http://felixmaier.blogspot.com/



3) Piracema II – Nadando contra a corrente (textos mais recentes)



http://felixmaier1950.blogspot.com/



 



Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM



 



Para conhecer a história do terrorismo no Brasil, acesse:



http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui