Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITOS VESTIBULARES JANEIRO DE 2014 -- 06/03/2014 - 08:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



GABARITO HISTÓRIA VESTIBULARES DEZEMBRO 2013 E JANEIRO 2014



 



HISTÓRIA ANTIGA



 



1 E  2 B



 



Resolução 3



 



a) O regime descrito por Tucídides é a democracia. Trata-se de uma magistral descrição do regime vigente em Atenas há 2.500 anos e que ainda hoje é modelo para as democracias modernas, estabelecendo a igualdade perante a lei, a meritocracia e não a indicação política, o respeito à vida privada, características que ainda hoje não são respeitadas em muitos países, incluindo o Brasil.



b) A principal adversária de Atenas foi Esparta, que tinha um governo aristocrático, militarizado e dominado por uma gerontocracia.



 



4 B  5   C  6 A



QUESTÃO 7 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A cidade de Roma, no período de Augusto, era a expressão do próprio Império, demonstrando grandeza, enriquecimento, com as transformações e melhorias urbanas e sociais realizados após o período das guerras



civis.



b) Poderiam ser citadas como medidas sociais adotadas por Augusto a utilização da política de pão e circo e a reforma censitária, que permitia a ampliação de direitos políticos para os homens novos. Como medidas



políticas, a centralização de poder, o controle dos exércitos e a pax romana.



 



8 B  9 C



 



HISTÓRIA MEDIEVAL



 



1 A   2  B



 



Resolução  3



 



a) As três religiões são monoteístas, mas o cristianismo concebe Deus uno, formado por três pessoas, Pai , Filho e Espírito Santo, a Santíssima Trindade. O cristianismo surgiu a partir do judaísmo, sendo que o Velho Testamento na Bíblia refere-se ao judaísmo. O islamismo incorporou elementos judaicos e cristãos, associados a outros das tradições árabes ou propostos por Maomé.



b) Maomé conseguiu unificar os árabes pela religião e também politicamente. Os califas que o sucederam também tornaram-se chefes militares levando à criação de um Império Árabe na região, que chegou até a Península Ibérica.



c) Os sunitas são os que, após a morte de Ali, o quarto e último califa Haxemita, aceitaram a passagem do califado para a Dinastia dos Omíadas. Já os xiitas, permaneceram fiéis apenas à linhagem de Ali.



 



QUESTÃO 4 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A coroação de Carlos Magno pelo Papa Leão III caracterizava o Imperador como detentor dos poderes religioso e militar, cujos alcances se estendiam por praticamente toda a Europa, conferindo-lhe um poder superior ao dos demais monarcas do período.



b) O Renascimento Carolíngio pode ser caracterizado pela produção artística e cultural que remete a elementos greco-romanos, germânicos e cristãos, pela criação de escolas em mosteiros, catedrais e palácios, pela



valorização dos estudos clássicos como parte do dever religioso que Carlos Magno se atribuía como defensor da fé cristã.



 



5 A  6 A   7 A  8  A



 



HISTÓRIA MODERNA



 



1 D  2  B   3  E   4  E   5  C   6  B   7  A



 



HISTÓRIA REVOLUÇÃO FRANCESA E SÉCULO XIX



 



Resolução  1



 



As ordens sociais existentes na França anterior à Revolução de 1789 eram 3. O Primeiro Estado o clero e o Segundo Estado a nobreza que eram a elite do país e não pagavam impostos além de outros privilégios. O Terceiro Estado era formado pelo resto da população que era a maioria e era bastante heterogêneo, pois compreendia desde a alta burguesia, comerciantes e donos de manufaturas até os servos que ainda eram presos à terra, além de artesãos, pequenos proprietários rurais e todos eles tinham que pagar impostos para sustentar a monarquia, a nobreza e o clero.



 



2 C   3 A 



Resolução  4



 



a) a França em 1789 estava em crise devido aos privilégios do chamado Antigo Regime que beneficiava a elite formada pela nobreza e clero, em detrimento da maioria da população formada pelos camponeses e mesmo as camadas urbanas em meio à miséria. Em termos econômicos a França ainda era um país agrário, pois a indústria ainda não tinha deslanchado, e as políticas mercantilistas do Estado Absolutista contribuíam para agravar a situação econômica.



b) O mercantilismo praticava o intervencionismo, já o fisiocratismo defendia a liberdade econômica, mas equivocou-se em considerar a agricultura como a principal fonte de riqueza, em uma época em que estava começando a Revolução Industrial.



 



5 A 6 B 



 



QUESTÃO 7 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A industrialização e urbanização crescentes na Europa do século XIX geraram demandas por alimentos produzidos em outras áreas. Com o deslocamento da mão de obra do campo para as áreas urbanas industriais, a população já não era produtora de seu próprio alimento, fazendo com que as economias periféricas passassem a ser fornecedoras de matérias-primas básicas para abastecer a população urbana industrial.



b) O maior poder econômico da Europa industrial permitiu o acesso a novos produtos para alimentar a população. Os avanços tecnológicos da época permitiram o transporte e o armazenamento de novos alimentos vindos de áreas distantes, como África, América e Ásia. Tal processo melhorou a dieta da população europeia, por permitir a superação das condições precárias do início da industrialização.



 



 



SÉCULO XX E XXI



 



1 C  2 D



Resolução  3



 



O item 2 exige a revogação dos Tratados de Versalhes e de Saint-Germain porque eles foram impostos à Alemanha e à Áustria que foram derrotados na Primeira Guerra Mundial e que tinham cláusulas muito pesadas, prejudicando a recuperação dos dois países, além de perdas territoriais, restrições militares e pagamento de reparações.



Os nazistas já expressavam nos itens 4 e 5 o ódio aos judeus, a doutrina da raça pura e que vai se concretizar em perseguições, proibições aos judeus e depois na chaga do holocausto.



 



4  D



 



QUESTÃO 5 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A propaganda soviética faz uma crítica aos cuidados com a infância na sociedade capitalista, representando, na parte inferior da imagem, crianças em um ambiente degradado e marcado pela pobreza, consequência das



injustiças sociais e econômicas que os socialistas criticam no sistema capitalista.



b) Poderiam ser citados conflitos bélicos ocorridos na Ásia (Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã), na África (lutas de descolonização), na América (Crise dos Mísseis e Invasão da Baía dos Porcos em Cuba) e no Oriente Médio.



 



6 D   7  C



 



QUESTÃO 8 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) Angola, Cabo Verde e Moçambique assimilaram aspectos da cultura brasileira como elementos identitários de uma ex-colônia portuguesa que seguiu um caminho próprio. Tais aspectos culturais, representados pela língua, pela produção midiática, pelo esporte e por um passado histórico comum, aproximaram o Brasil e a África, contribuindo para o estabelecimento de um pensamento que incorporou parâmetros diferentes dos oferecidos por Portugal.



b) As lutas por independência que surgiram nas colônias portuguesas na África desgastaram o regime salazarista e contribuíram para a Revolução dos Cravos ocorrida em Portugal em 1974. A queda do governo ditatorial e a instauração de um regime democrático no país levaram a transformações nas relações entre a antiga metrópole e seus domínios na África, impulsionando o processo de descolonização.



 



9 E   10  A  11 D



 



Resolução  12



 



a) a Península Coreana foi dividida em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, em duas regiões, ao norte a área ocupada pelos soviéticos e ao sul pelos norte-americanos.



A Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, consolidou a divisão da península em dois Estados antagônicos, reflexo na época da Guerra Fria. O Norte tornou-se um governo comunista, dominado por um ditador, regime que continua até os dias de hoje, com o neto deste ditador, e um país em situação de atraso e miséria da maioria da população. Já a Coréia do Sul, definiu-se pelo capitalismo e pela democracia, desenvolvendo a educação e a tecnologia, tornando-se um dos “tigres asiáticos” e um país que conseguiu em apenas 30 anos tornar-se desenvolvido, daí a imensa disparidade entre os indicadores referentes aos dois países.



b) Com relação à questão nuclear, a Coréia do Sul assinou e ratificou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares – TNP, estabelecido em 1968, e a Coréia do Norte, comandada por ditadores inconsequentes, desenvolve um programa nuclear e é uma ameaça para o mundo contemporâneo.



c) A Coréia do Sul desenvolveu sua economia voltada para as exportações, tornando-se hoje um país com significativa participação no comércio internacional. Já a Coréia do Norte, submetida a embargos comerciais devido à sua política nuclear, é uma nulidade econômica total e grande parte da população passa fome.



  



13  E   14   E   15  E  16  E



Resolução  17



 



a) Na Espanha o separatismo se destaca na região basca, no nordeste do país, que nas décadas de 1960 a 1980 defendeu a independência da região, inclusive com atentados terroristas. Violento no começo interrompeu a luta armada no começo do século XXI. A Catalunha, região mais desenvolvida da Espanha, com a crise econômica a partir de 2008, que atingiu fortemente a Espanha, passou a defender a independência, mas via plebiscito.



b) Na Bélgica o separatismo é menos acentuado, mas ocorre em duas regiões, a Valonia, no sul do país, formada pelos valões, de cultura francesa e os flamengos, no norte, povo de cultura semelhante aos holandeses. Flandres, que cresceu com maior intensidade nos últimos anos, na região dos flamengos, passou a defender a independência da região.



c) No Reino Unido, os católicos da Irlanda do Norte tem antiga reivindicação de união com a Irlanda, movimento que de destacou pela extrema violência na década de 70, com o IRA – Exército Republicano Irlandês, com atentados terroristas. No final do século XX o movimento perdeu força e o IRA depôs as armas, permitindo uma solução pacífica para a questão. A Escócia tem um movimento separatista que ganhou força nos últimos anos, com apoio de personalidades escocesas famosas.



 



18 E



 



QUESTÃO 19 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) Duas medidas, entre outras, que foram impostas pela Troika são: ajustes fiscais, com aumento dos impostos; e enxugamento do Estado, com a exigência de privatização de empresas estatais e demissão de funcionários



públicos.



b) Além do desemprego, podem ser indicadas, entre outras, as seguintes consequências sociais da recessão econômica europeia: desmantelamento do estado de bem-estar social (com cortes de verbas da educação, saúde



e previdência social); e diminuição do consumo e poder de compra pela queda geral da renda, o que tem provocado fortes movimentos sociais reivindicatórios para a manutenção dos direitos sociais que, de certa



maneira vinham, desde a Segunda Guerra Mundial, distribuindo renda.



 



20 C   21 B  22 C   23  B   24  D   25  D   26  A  27 E



QUESTÃO 28 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A maioria da população da Bolívia é indígena, vivendo historicamente sob condições de pobreza, e, em muitos casos, de extrema pobreza. Essa situação, aliada a uma condição de discriminação e segregação social, levou a intensas lutas indígenas pelo direito de acesso aos recursos naturais nacionais, especialmente a água e o gás natural. Este último estava sob o controle de grandes empresas transnacionais, e a água também estava ameaçada de ser privatizada. Dessa forma, pode-se afirmar que movimentos sociais indígenas reivindicatórios pelo direito de uso de seu território e seus recursos naturais e contra a privatização desses recursos foram fatores relevantes para a eleição do presidente Evo Morales na Bolívia.



b) O contexto em questão é o do neoliberalismo, ideologicamente comprometido com a diminuição do Estado, com a consequente redução dos direitos sociais (muitas vezes transformados em serviços privatizados) e aumento da pobreza e manutenção do modelo concentrador de renda. Esse contexto levou ao acirramento das lutas sociais em favor da dignidade dos povos latino-americanos e dos direitos sociais, que devem ser estendidos a todos e não ficar restritos a pequenas parcelas das elites nacionais.



 



29  D



 



Resolução 30



 



No Brasil e na Argentina os militares não foram processados inicialmente. Depois, no Brasil, a lei da Anistia de 1979, decidiu-se não processar nem os militares, nem os terroristas pelos crimes que praticaram, embora hoje com a Comissão Nacional da Verdade esteja ocorrendo uma tentativa de revogação da lei da anistia apenas do lado dos militares.



Na Argentina houve anistias também, mas elas foram revogadas e os militares foram julgados e muitos condenados à prisão.



Já do ponto de vista econômico, o Brasil conseguiu controlar a inflação e seguir um processo de crescimento econômico ainda que em percentuais modestos, mas a Argentina, em função das práticas populistas dos governos Kirchner está em uma grave situação econômica atualmente.



 



Resolução 31



 



O Haiti foi parcialmente destruído por um terremoto em janeiro de 2011 e não mais se recuperou. A maior parte da população vive em situação de extrema pobreza e o país vive instabilidade política desde então que levou a ONU a criar uma força de intervenção militar da qual o Brasil tem importante participação. Face á violência que persiste, à falta de oportunidades e o conhecimento do Brasil pela presença de soldados do Exército, cresce o número de haitianos que decidiram migrar para o Brasil. Portanto a migração é por razões econômicas e não por conflitos étnico-tribais e religiosos como em muitas outras regiões.



 



Resolução 32



 



A) Os EUA foram fundamentais para a implementação do “Plano Colômbia”, pois a cocaína produzida na Colômbia tem como destino preferencial os EUA. Por isso, os americanos apoiaram com recursos e pessoal o combate aos narcotraficantes e aos grupos guerrilheiros, notadamente as FARC, que além da pretensa luta marxista pelo poder, tornaram-se também produtores e traficantes de cocaína.



b) O Plano Colômbia visto pela realidade atual e outros de combate ao tráfico e à guerrilha na Colômbia pode ser considerado bem sucedido.  Os grandes cartéis de drogas foram desmantelados, mas muitos traficantes transferiram-se para o México. Quanto às Farc, enfraqueceu-se muito, vários líderes foram presos ou eliminados e está em negociações de paz com o governo para depor as armas.



 



33 D 34 A 35  C  36  A  37  D  38  B  39 B  40 C



 



BRASIL COLÔNIA



 



1  D  2  C   3  B   4  C   5  A



 



Resolução 6



 



Nos EUA no Centro-Norte , os contatos iniciais dos colonos com os índios ocorreram sem incidentes, mas não havia grande necessidade de mão de obra. No Sul a cultura de algodão e tabaco demandava mão de obra, mas os contatos foram inamistosos e os índios foram expulsos.



No Brasil, as necessidades de mão de obra para a cana-de-açúcar levaram ao uso de índios como escravos, mas eles não se adaptavam a esse tipo de trabalho e por isso optou-se pelo uso intensivo da escravidão africana.



 



7 A



 



QUESTÃO 8 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) Guerra Justa era um conceito medieval e cristão utilizado pelos portugueses em suas ações expansionistas contra os que consideravam inimigos da fé cristã, como muçulmanos e indígenas em diferentes contextos.



b) Entre as práticas indígenas consideradas bárbaras pelos portugueses poderiam ser citadas: antropofagia, poligamia, idolatria, feitiçaria (bruxaria), politeísmo, nudez, violência endêmica etc.



 



9 D



 



BRASIL MONARQUIA



 



1 D  2 C



 



Resolução 3



 



O escravismo era uma forma de exploração do trabalho humano comum na Antiguidade, mas desapareceu na Europa Medieval, substituída pela servidão.



Com a Revolução Comercial e os Descobrimentos ressurgiu por escravização de mão de obra africana e indígena. O tráfico negreiro passou a ser um lucrativo negócio e os europeus se aproveitaram de sua superioridade tecnológica. No Brasil, os portugueses passaram a usar a escravidão como forma usual de exploração do trabalho, com o apresamento de índios e com a entrada de escravos africanos, sob o beneplácito da Igreja. A escravidão de negros tornou-se predominante, pois os índios eram menos adaptados ao trabalho agrícola e mais resistentes á escravidão. Na segunda metade do século XVIII, com o marquês de Pombal, a escravização indígena oficialmente acabou no país, mas continuou a existir clandestinamente em algumas áreas da Amazônia e do Centro-Oeste.



A escravidão africana passou a fazer parte da cultura brasileira com intensidade e contribuiu para sua deformação, pois a ideia de exploração do trabalho humano tornou-se normal e passamos a conviver com uma sociedade de humanos com direitos e sub-humanos sem direitos. Isso criou uma sociedade distorcida, pois o trabalho escravo impede que a economia tenha uma fixação adequada de custos, além da baixíssima produtividade.  Acresce a isso a vagabundagem dos que viviam do escravo e o preconceito decorrente da situação de escravidão.



No século XIX a Inglaterra com as ideias liberais começou a fazer pressão contra o tráfico de escravos, mais por interesses econômicos do que por convicções. O avanço do humanismo a partir do Iluminismo tornou inviável a continuidade da escravidão, mas pela fraqueza da monarquia o escravismo resistiu até 1888, e seu fim contribuiu para o fim da monarquia. Os escravos libertos constituíram-se em um imenso grupo marginalizado que aos poucos foi-se integrando na sociedade e nos dias de hoje consolidou esta integração e luta pelo resgate histórico da dívida que a sociedade brasileira tem para com os negros pela chaga da escravidão.



Há referência à continuidade de trabalho escravo em muitos locais do Brasil, agora desvinculado da raça, em fazendas afastadas e mesmo em áreas urbanas com a utilização de estrangeiros irregulares. Esse crime vem sendo severamente combatido pelas autoridades constituídas do país e sua tendência é desaparecer ou tornar-se insignificante.



 



5 B   6 B



 



QUESTÃO 7 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A expectativa era de que os candidatos pudessem apreender, a partir da representação visual (monarca idoso, sem energia, sonolento, jornais espalhados, por exemplo), o descompasso entre os problemas existentes no final do Império e a gestão de Pedro II.



b) Poderiam ser mencionados e explicados processos como a campanha abolicionista, o crescimento do movimento republicano, as questões militares, a questão religiosa e a Guerra do Paraguai, que representaram a perda de apoio de importantes grupos ao Imperador, desencadeando um processo de crise que levou à proclamação da República.



 



REPÚBLICA VELHA



 



1 D  2 B 3 B 



Resolução  4



 



a) O início do período republicano foi marcado por diversos conflitos.  A Revolta da Armada foi uma insurreição da Marinha contra o governo Floriano Peixoto, a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, iniciada por questões locais, tornou-se um movimento antiflorianista  e a Guerra de Canudos foi um movimento messiânico que surgiu no sertão da Bahia, que ameaçava o poder central.



b) As Forças Armadas, notadamente o Exército, deram apoio ao novo regime, interferindo direta ou indiretamente na vida política.



 



5 E 6 E 7 B



 



BRASIL 1930 – 1960



 



1 A 



 



QUESTÃO 2 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A condição da mulher, nessas décadas, foi afetada pela lei que estabeleceu seu direito ao voto e pela regulamentação do trabalho, com direitos específicos previstos nas leis trabalhistas do período.



b) O enunciado apresenta a ambiguidade do Estado Novo ao desejar um perfil conservador para a mulher (organizadora do lar, cuidadora da família e da economia doméstica) em contradição com a ampliação dos seus



direitos no período.



 



3  B 



 



Resolução  4



 



a) O primeiro período de Vargas de 1930 a 1945 caracterizou-se por uma ditadura, onde as liberdades foram suprimidas, embora pela política populista o presidente tivesse forte apelo popular por suas políticas trabalhistas. Já no segundo período, o governo transcorreu dentro de um processo constitucional normal, mas Vargas não conseguiu controlar ao cenário político como havia feito durante o período ditatorial.



b) Nas relações com os EUA, no período ditatorial, Vargas teve uma política dúbia, ora acenando para os EUA, ora para a Alemanha, devido ao regime nazista. Por fim, acabou alinhando-se com os EUA, participando da Segunda Guerra Mundial com a FAB lutando contra Hitler e arrancou dos EUA alguns benefícios como a Companhia Siderúrgica Nacional. Já no segundo período, o nacionalismo econômico de Vargas deteriorou as relações com os EUA, marcado pela criação da Petrobrás e do monopólio estatal sobre o petróleo.



 



5 B    6 D   7  A



 



BRASIL 1986 - 2013



 



QUESTÃO 1 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) Inflação é um processo econômico decorrente da defasagem entre o lastro e o meio circulante, com efeitos como a elevação contínua de preços, ocasionada por elementos diversos como os desajustes entre a lei da oferta e da procura, os gastos governamentais descontrolados, repasse de custos às mercadorias, influência do câmbio, etc.



b) O congelamento de preços provocou imediatamente a queda da inflação e o aquecimento do mercado interno, que foram acompanhados pela escassez de produtos, pelo descompasso entre os preços das mercadorias e o mercado internacional e pelo fortalecimento do mercado paralelo que desrespeitava o congelamento de preços com a prática do ágio.



 



2 A   3 E   4  E  5  B



 



FILOSOFIA



 



1 D  2  C  3 D  4  E  5  B 



 



Resolução 6



 



a) Para Kant, a conquista da liberdade representa o rompimento da tutelagem, geralmente desejada, em que se encontram os homens em estado de minoridade. A passagem para a maioridade ocorre pelo desenvolvimento da razão, e o objetivo maior seria promover a autonomia, romper as relações de submissão das consciências as instituições que impuseram um poder despótico. Assim, Kant foi um defensor do Iluminismo e do Racionalismo.



b) Marx registra, no pequeno trecho de O Manifesto Comunista, dois sentidos para o conceito de liberdade. O primeiro seria a liberdade do capital, que se personifica com o advento do capitalismo e com a ascensão da burguesia. O segundo sentido refere-se a autonomia do individuo ativo. Ha, de fato, uma contradição entre eles, pois a autonomia ou liberdade do capital priva a liberdade do individuo, que se torna alienado e impessoal. Para Marx, o caminho para transcender tal contradição seria a socialização dos meios de produção.



 



 



Resolução  7



 



Para João Pereira Coutinho o pensamento politicamente correto não é correto. Ele apenas contribuiu para perpetuar  preconceitos, principalmente com relação ás classes proletárias.



Marta Scherre coloca-se contra o preconceito em qualquer de duas formas e neste sentido, o pensamento politicamente correto contribuiria para o combate ao preconceito.



Portanto o texto I condena o pensamento politicamente correto e o texto II vê nele aspectos positivos.



 



Resolução 8



 



O pensamento mítico explica o mundo a partir do sobrenatural , da metafísica. A explicação do mundo é transcendente , está em outro mundo.



O pensamento empírico é exatamente o contrário pois a explicação do mundo só pode ser encontrada no mundo, a partir da observação da realidade concreta, ou seja, da observação científica



 



Resolução 9



 



Carl Sagan mostra que as crianças tem uma curiosidade científica nata, mas que ao longo do processo educacional essa curiosidade é reprimida , seja por pressão dos pares , seja por distorções do próprio processo educacional. Portanto, ela não pode ser explicada pela evolução da personalidade da infância para a adolescência.



 



Resolução 10



 



Para Carl Sagan, as crianças devido à sua curiosidade inata , não fazem perguntas imbecis, mas sempre perguntas interessantes e as fazem porque ainda não passaram por um processo de castração por parte de seus pares e da própria escola, que levam à inibição da curiosidade e da busca do conhecimento.



 



Resolução 11



 



Carl Sagan destacou que o que está afirmando não é uma mera criação teórica, mas decorre de sua experiência pessoal. Ou seja, ele recebeu de crianças perguntas surpreendentes e que poderiam parecer inverossímeis pela complexidade do assunto tratado, ou seja, poderiam ser consideradas imbecis pelos mais velhos que não as fariam.



 



Resolução 12



 



Essa repressão do conhecimento provocada pelos próprios pares infelizmente é uma realidade no meio educacional  pela prática demonstrada com humor na tira de Adão Iturrusgarai pela prática do “bullying”, um comportamento condenável de alguns jovens já com problemas psicológicos que resulta em práticas de ridicularizarão de colegas que não tem nenhum sentido.



 



Resolução  13



 



Olavo Bilac descreve diferentes religiões, mas afirma que todas elas tem um princípio comum, que perdura no catolicismo. O “eterno dualismo”, ou seja em  todas existe Deus e o Diabo, o “bem “ e o “mal” e essa luta perpassa todo o contexto religioso que luta pela vitória do bem.



 



Resolução  14



 



Para Bilac, essa dualidade se reproduz na natureza humana que oscila entre o bem e o mal, “entre a crença e o desengano”, entre “esperanças e desinteresses”. O homem vive um eterno conflito e uma contradição constante.



 



 



ATUALIDADES GERAL



 



1  A   2   C  



 



QUESTÃO 3 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) Distintos fatores impulsionam a urbanização mundial levando à formação de megacidades nos países menos  desenvolvidos. Entre eles destacam-se: os desastres naturais; a concentração fundiária no campo; a atração por empregos, saúde e educação mais presentes nas cidades que no campo.



b) Podem ser destacados os seguintes problemas, em uma gama bastante ampla: mobilidade urbana, em especial a precariedade do transporte público; a violência urbana; a periferização da população pobre.



 



 



4  E    5   E    6   C   7  A



 



 



Resolução  8



 



Essa Comissão ficou famosa com seu projeto de “cura gay”, como se o homossexualismo fosse uma doença, um desvio de comportamento. Como Dráuzio Varella que é medico demonstra em seu texto, o homossexualismo sempre existiu e é uma característica inerente à condição humana, por isso não  é uma doença  e, portanto não pode ser tratado, como confirma o Conselho Federal de Psicologia.



 



 



 



 



 



ATUALIDADES BRASIL



 



1 A 2 B 3 A 4 D



 



 



QUESTÃO 5 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) As Unidades de Conservação são áreas naturais em terra ou mar juridicamente demarcadas, constituindo, assim, espaços de legislação especial, que têm por objetivo a manutenção da biodiversidade e das populações tradicionais.



b) Trata-se de um debate bastante presente entre ambientalistas, no qual os preservacionistas entendem que a intervenção humana na natureza é negativa, preconizando, por isso, a proteção integral de uma unidade de



conservação. Já o conservacionismo objetiva proteger os recursos naturais, porém, com uma utilização racional, que garanta a sustentabilidade para as gerações futuras.



 



6 A  7 B  8 B  9 C  10 C 



Resolução  11



 



A colonização começou no litoral paulista em 1530, quando Martin Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente.  Em 1920 a região



já era destaque pelas exportações de café via Porto de Santos. Foi construída a usina hidroelétrica de Henry Borden.



Na década de 1950 a industrializassem em São Paulo se acentuou , sendo que na Baixada houve destaque para a indústria petroquímica com a Refinaria Presidente Bernardes e a COSIPA.  Ferrovias e rodovias como a Via Anchieta e depois a Imigrantes foram construídas.



Agora a partir de 2010 , além da ampliação do Porto de Santos, deve crescer cada vez mais a exploração do petróleo na Bacia de Santos, com destaque para o campo de Libra, recentemente leiloado.



 



Resolução  12



 



a) como os dados mostram, o processo de urbanização acentuou-se no Brasil a partir da década de 1950, caracterizando-se pela sua  grande intensidade e rapidez , sendo que já na década de 1970 a população urbana passou a superar a população rural. A migração rural-urbana deu-se em razão das precárias condições de vida na área urbana e da fraca atividade econômica. A industrialização foi um indutor para o avanço da urbanização, mas o deslocamento foi muito superior à capacidade de absorção da indústria, portanto , a urbanização , por ter ocorrido de forma muito rápida gerou imensas distorções nas cidades que não tinham infraestrutura para receber grandes contingentes em pouco tempo.



b) O Nordeste teve forte crescimento urbano a partir de 1980, mas também foi muito forte a migração para o Sudeste. Na região Sudeste a urbanização foi mais intensa, chegando a 90% da população total nas cidades. Atualmente o processo de urbanização perdeu ímpeto, observando-se a inversão de tendência, com muitos  nordestinos do Sudeste , voltando para o Nordeste devido à melhoria da economia nordestina. Cresce também a migração para as cidades médias, uma vez que a qualidade de vida nas grandes cidades ficou comprometida pelo excesso de população.



 



13  C



Resolução 14



 



a) “função social da propriedade urbana”, significa que a propriedade individual deve estar em consonância com os interesses da coletividade.



b) A prioridade dada a interesses particulares no uso do solo urbano, em detrimento do interesse coletivo, contraria o espírito do Estatuto da Cidade. Por isso, construções que privilegiam empresas e mudanças no sistema viário que privilegiam o transporte individual contrariam o diploma legal.



c) Prioridades a interesses particulares podem favorecer a especulação imobiliária e dificultar a vida das pessoas menos favorecidas.



 



15 A  16  B  17 A  18 B  19 D



QUESTÃO 20 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) As pradarias pampeanas do Estado do Rio Grande do Sul caracterizam-se por apresentar um relevo de baixas colinas, as chamadas coxilhas, ou seja, um relevo suavemente ondulado recoberto por gramíneas, arbustos e



árvores esparsas, daí se caracterizar esses espaços como campos limpos e sujos. O clima é o subtropical, de característica mesotérmica, com verões quentes e invernos bastante rigorosos e com chuvas bem distribuídas ao



longo do ano.



b) Desde o período colonial essa região tem sido caracterizada pela presença de grandes e médias propriedades, onde foram implantadas raças bovinas europeias. Trata-se historicamente de pecuária extensiva e de corte, atualmente voltada para exportação. Mas também se encontra na região o gado ovino, que, apesar de não ter a importância do gado bovino, acaba por ser o maior rebanho do Brasil.



 



QUESTÃO 21 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) A guerra fiscal ou dos lugares é uma competição de municípios entre si de Estados entre si para atrair investimentos, utilizando-se de isenções fiscais, doações de terrenos, oferta de infraestruturas, alterações de leis



(inclusive trabalhistas), entre outras facilidades negociadas entre os poderes públicos e as empresas.



b) Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará, Amazonas.



 



22 D  23  D  24  A  25  D 



 



QUESTÃO 26 RESPOSTA ESPERADA DA UNICAMP



 



a) Os principais produtos que o Brasil exporta para a China são as commodities minerais (caso do minério de ferro) e agrícola (caso da soja).



b) A categoria de produtos que o Brasil mais exporta para a Argentina é a dos manufaturados. O contexto institucional é o do Mercosul, instituição que tem permitido maior comércio entre os países membros plenos



(Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e países membros associados (Bolívia, Chile, Colômbia , Equador e Peru; Guiana e Suriname estão em processo de adesão). A TEC (Tarifa Externa Comum) tem o



objetivo de ativar maior circulação de mercadorias e serviços, buscando adequar as tarifas entre os países.



 



 



27 B  28 E  29 A 30 B  31  A  32 E  33 C  34  C  35  D



 



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui