Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62251 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50644)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4771)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Afinal, O que é Rock? -- 26/03/2002 - 18:35 (Valdir Antonelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há algumas semanas estava discutindo com uma amiga sobre o que é rock and roll. Foi uma “briga feia” porque de jeito nenhum ela concordava que uma banda eletrônica, tipo Erasure, Depeche, Art of Noise, pudesse ser considerado rock. Fora que aceitou, mas com muitas ressalvas que as bandas mais pop, que surgiram com o movimento new romantic também pudessem ser chamadas de roqueiras... Mas então o que é rock? Somente as bandas com guitarra, baixo, bateria e talvez um tecladinho de fundo podem ser chamadas assim? Ou será que somente os mais antigos, com o Elvis, Roy Orbison, Bob Dylan é que podem? Ou ainda, só as bandas com um som mais pesado são rock and roll?



Não dá pra afirmarmos que somente esta ou aquela banda é rock. Afinal, desde que o termo rock and roll foi “inventado” pra designar um ritmo que arrastava os jovens para a farra, tudo ficou muito generalizado. Neste ponto sou obrigado a concordar com minha amiga, nem tudo é rock. Mas temos que lembrar também que a música em si passou por diversas mudanças. Os mais diferentes estilos surgiram, mas a essência continuou a mesma, ou seja, levar a molecada pra farra. Neste ponto, temos que falar que tudo é rock...



Isso me lembra, quando na minha adolescência, íamos para as danceterias da moda. No sábado o que pegava era alguma coisa mais black, com muito funk e flashback. No domingo, trocávamos de praia e íamos para outro lugar, onde ouvíamos muito new wave e rock nacional. Eu tinha um amigo, o Nelson, que adorava funk, mas vestia-se de forma completamente new wave, afinal verde-limão já era moda naquele tempo, mas como conhecia muito pouco de musica, vivia chamando as novas bandas inglesas que estavam aparecendo de new wave. Imaginem Smiths, Cult, Siouxsie, o início do gótico sendo confundido com o new wave do Devo e B52’s. Bom este era o Nelson, qualquer coisa pra ele que fosse diferente dos funkões que gostava, era new wave.



Usei o pobre do Nelson, que há muitos anos não vejo, apenas para ilustrar a confusão que se faz com o rock e com a música hoje. Criam-se estilos, sub-estilos pra tudo. Os críticos principalmente.... Duvido que alguém não fale que Smiths e B52’s sejam rock and roll, como também ninguém vai discutir que Bob Marley seja reggae. Mas voltando às bandas que usam um pouco mais da eletrônica, afinal foi aí que a porca torceu o rabo. Erasure, por exemplo, é um duo que usa e abusa de sintetizadores, fazem pop alegrinho e cheio de frescuras. Depeche Mode, também abusa da eletrônica e tem um uso maciço de sintetizadores, andam fazendo um som mais down, e da mesma forma que Erasure tem como influência o rock progressivo dos anos 70, além de ter sido formado por um ex-Depeche.



Quer mais? Duran Duran, Spandau Ballet, Human League. Grupos extremamente pop são ou não rock? Vamos ver as influências? Beatles, rock progressivo, etc... E ai? Chegamos a alguma conclusão? Duvido, da mesma forma que minha amiga não mudou de opinião, creio que muita gente irá concordar com ela e não comigo. Mas pensem que rock no meu entender é sinônimo de festa. Então, quem esta com a razão?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui