Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Coaching -- 25/07/2014 - 17:06 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Faça a sua escolha: coaching de carreira, coaching de vida, coaching de liderança, coaching executivo. Qualquer uma delas o objetivo será um só: atingir objetivos específicos utilizando-se de metodologia baseada na arte de ouvir e de fazer perguntas, tão antiga quanto a própria Grécia. Quanto ao significado da palavra ao pé da letra seria treinamento, instrução, mas na prática vemos muito mais do que isso, ou seja, trata-se de aconselhamento de um treinador, alguém experiente e dotado de habilidades profissionais do campo de atuação do Coachee - indivíduo que passa pelo processo de coaching.



De tempos em tempos surgem novas ideias e até alguns modismos na ciência das Relações Humanas, chamada em algumas empresas de Recursos Humanos, em outras; Gestão de Pessoas ou Gestão de Talentos, etc. Todavia, é certo que a liderança de pessoas que buscam servir pessoas para o cumprimento da missão da empresa assume, cada vez mais, um papel estratégico e crucial na gestão de negócios bem sucedidos.



No início da minha carreira quando eu ainda era um jovem aprendiz, ouvi uma frase de um respeitado executivo de RH de uma grande montadora de automóveis que me chocou: a missão de Recursos Humanos é a sua autodestruição. Justificou, dizendo: quando os executivos assumirem 100% de seu papel na gestão de pessoas dentro das organizações, não será mais necessário a existência da área de RH. Esta profecia feita há mais de 30 anos ainda não se concretizou nas empresas brasileiras ou mesmo estrangeiras, e talvez nunca se realizará, razão pela qual ainda se faz necessário que alguém exerça o papel de maestro das Relações Humanas para enfrentar as mudanças no mundo dos negócios que acontecem a todo tempo.



No que diz respeito a aconselhamento, não há terreno mais fértil para ser pesquisado do que a Bíblia. Aliás, tomar conselhos diz a Bíblia, é sinal de sabedoria: "Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio”. (Provérbios 19:20) ou "O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos”. (Provérbios 12:15). Contudo, para tomar bons conselhos é pressuposto que o conselheiro ou o Coach tenha amplo domínio e seja bem sucedido no campo de atuação do aconselhamento. Caso contrário, o fracasso será tão certo quanto o romper da aurora. 



A Bíblia nos ensina também que não há melhor conselheiro do que Deus e a melhor forma de se estabelecer a comunicação com Ele não é por meio de porta-voz, Internet ou pombo-correio, é mesmo a oração, diz o salmista: "Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca”. (Salmos 54:2).



O grandioso rei Davi, apenas para citar um exemplo bem conhecido do domínio público, segundo a Bíblia, tomava conselhos com Deus de forma contumaz e o seu reinado foi de glória e prosperidade jamais vistas, até então, pelo povo Hebreu. Sua intimidade com Deus pode ser melhor compreendida pela leitura do livro dos Salmos, são apenas 150 rolos (livros) de beleza poética singular, cuja autoria de sua maioria é atribuída ao rei Davi. 



Quero crer que o hábito da leitura e a meditação de um Salmo a cada dois dias, com apenas 30 minutos diários de oração - diálogo direto com Deus serão suficientes para um ano comercial de 300 dias úteis, podendo ser adicionadas às sessões de coaching de uma hora e meia em média por semana, como é o costume segundo consultores da área. De sorte que, o efeito desta combinação na vida dos executivos será potencialmente turbinado para não só acelerar, sobretudo direcionar corretamente, o que mais interessa às empresas: resultados.



Além disso, sou capaz de apostar sem medo de errar que, com esta receita de novos hábitos e os "pit stops" para reflexões e aconselhamentos determinando um novo estilo de vida Cristão, haverá melhorias notáveis em diversas áreas dos executivos: notadamente no âmbito de relacionamento com subordinados, tanto com superiores quanto com pares, satisfação no trabalho e comprometimento com a missão da empresa, além de maior produtividade e alto desempenho.



"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”. (Salmos 1:1-3).



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Coaching é modismo? Por quê?


  2. Você toma conselhos com Deus? De que forma? 


  3. Você possui o hábito diário de reflexão os "pits stops"?


  4. Até que ponto a leitura diária de um salmo e o hábito da oração poderão influenciar positivamente a sua vida?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui