Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Chefe em crise -- 25/07/2014 - 17:07 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Revista Você S.A. deste mês estampa em sua capa a afirmativa acima sobre a qual, creio que caberia uma pergunta: Quando foi que não esteve? Resposta: Desde os primórdios tempos da gestão empresarial o chefe sempre esteve em crise, e isto, de tempos em tempos, traz à baila a questão tão debatida da liderança e seus atributos.  



Exercer a liderança sempre foi um pesadelo para a maioria das pessoas que recebem esta incumbência ou se candidatam por livre iniciativa sendo não raro sem qualquer preparo ou treinamento adequado - uma falta grave na gestão de recursos humanos, se esquecendo de que não é preciso um dom especial, podendo ser transformadas em líder. 



Mais de 75% do sucesso de um líder estão ligados as suas habilidades interpessoais, e mais recentemente, na década de 1990, Daniel Goleman compilou os estudos de Mayer e Salovey e confirmou esta informação por meio do conceito da Inteligência Emocional, que se traduz como a capacidade de manipularmos nossas emoções de forma que elas trabalhem a nosso favor, impedindo principalmente que momentos de extrema emoção nos leve a ações e atitudes irracionais ou desproporcionais ao fato ou motivo causador.



A Inteligência Emocional nos permite agir com emoção, intuição e raciocínio de maneira lógica e equilibrada. Contudo, liderança não é só controle de emoções, liderança é também uma competência que pode ser desenvolvida a partir da adoção de determinadas ações nas dimensões do ser humano (corpo, alma e espírito), sendo a espiritualidade deixada de lado de maneira contumaz, o eixo principal e centro da nossa vida onde todas as outras dimensões giram ao seu redor, conectadas a ela. 



Dana Zohar, física e filósofa americana, e autora do livro QS – Inteligência Espiritual, em entrevista à Revista Exame, diz que: A Terceira Inteligência ou Inteligência Espiritual QS (Quociente eSpiritual), que nos ajuda a entender alguns comportamentos e atitudes que QI (Quociente Intelectual) e QE (Quociente Emocional) não conseguem alcançar, coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. 



Ter alto quociente espiritual (QS) acrescenta Zohar, implica ser capaz de usar a dimensão espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, com adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida, e é ele quem nos apoia no desenvolvimento de valores éticos e crenças que irão nortear nossas ações.



Quando o líder sabe qual é sua Missão de Vida e vive por este propósito sustentado por valores Cristãos, a convivência com seus liderados se torna mais simples e gratificante para ambos os lados e sua atuação passa ser de agente de transformação na vida das pessoas, inspirando a conquista do extraordinário por todos aqueles que estão à sua volta.  



A Bíblia revela que os valores eternos de Deus são: verdade, bondade, amor e justiça. Se não houver um alinhamento destes valores no exercício da liderança, os resultados poderão ser catastróficos, por melhores que sejam as intenções. 



Marco Fabossi, conferencista, coach, autor do livro Coração de Líder e consultor em Liderança e Coaching, afirma: liderar sem valores é como pilotar um barco sem leme. Isto é, as pessoas ficarão à deriva. Fabossi, recorrendo à Pirâmide de Níveis Neurológicos desenvolvida por Robert Dilts, acrescenta ainda que as crenças e valores determinam “o porquê” das coisas e guiam nossas ações diárias. Em um nível mais acima temos o nível da identidade, também conhecido como “papéis”, que determina “quem” você é como pai, mãe, cônjuge, amigo, profissional, líder, etc. Por fim, temos o nível “espiritual”, que nos traz a consciência de que fazemos parte de algo muito maior.



Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus,com plena consciência e convicção de pertencer a algo muito maior, ensinou a forma perfeita deste alinhamento de valores em suas parábolas e discursos diretos para judeus e gentios. Vejamos apenas dois desses ensinamentos, porém suficientes: 



"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. (Mateus 6:33).



"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. (Mateus 6:19-21).



 



 



Aplicação Prática:




  1. Como está o seu QS (Quociente eSpiritual)? Dê a si mesmo uma nota de 0 a 10 e reflita sobre isso.


  2. Como você vive os valores de Deus em suas relações do trabalho? 


  3. Você se sente protagonista ou coadjuvante de sua própria vida? Por quê?


  4. Como você está posicionado em relação aos fundamentos da Inteligência Emocional: Eu me conheço? Eu me gerencio? Eu me motivo? Eu conheço os outros? Eu gerencio a Interação?


  5. Em uma organização espiritualizada, segundo Fabossi, a prioridade é o compartilhamento e não a competição, ou seja, não há apenas metas a cumprir, mas causas a desenvolver. Você acredita ser possível disseminar este tipo de organização no mundo dos negócios? Por quê?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui