Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Comprometimento -- 25/07/2014 - 17:09 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Obrigar-se por compromisso verbal ou escrito é algo, tal como a honra, virtudes esquecidas nos dias de hoje neste início do século XXI, mas houve um tempo em que a palavra dita era compromisso de Rei e a palavra escrita sentença imutável. Todavia, na era da tecnologia que beira ao anarquismo em todos os níveis de relações humanas, as instituições, tais como família e empresa pública ou privada, sofrem as consequências do descompromisso generalizado e tentam reagir revendo valores, conceitos, criando mecanismos dentro dos laboratórios de ideias, mormente na área de Recursos Humanos, cuja missão é reter recursos humanos da melhor qualidade, desenvolvendo-os ao nível máximo de suas potencialidades. 



 



Nos processos seletivos para contratação de funcionários que incluem uma diversidade de metodologias, de dinâmicas de grupos a exercícios psicológicos que chegam ao surrealismo, mas que dificilmente desprezam a tradicional entrevista "olho no olho", o principal alvo da busca não é só a escolha do melhor candidato mas, é responder uma questão primordial: até que ponto a empresa pode contar com o comprometimento deste profissional para atingir seus objetivos? Se eu pudesse dar uma receita para esta hora, chamada de "hora H", principalmente para todo jovem que vai enfrentar suas primeiras entrevistas no mercado de trabalho, o que eu diria é: "arrume um jeito de demonstrar, verdadeiramente, que você é uma pessoa de atitudes que o leva a assumir compromissos".



A Bíblia, do seu início ao fim, é um livro repleto de compromissos e alianças, principalmente do homem com Deus e a Sua Palavra, as quais requerem; sobretudo, obediência e honra, ou seja, reconhecimento, respeito e estima. A honra é uma manifestação clara do comprometimento verdadeiro e sincero, ela antecede à obediência e não o contrário, pois não dá para honrar sem obedecer e a honra, por princípio, deve estar presente em todos os níveis de relacionamentos, pois toda honra é geradora de honra provedora de sua respectiva recompensa.



Honrar é comprometer-se e o melhor exemplo de todos os tempos é o de Jesus Cristo, filho de Deus, comprometido com a Sua missão, com os propósitos de Seu Pai e honrando-O até à morte sacrifical. Ele nos adverte objetivamente sobre este princípio espiritual. "Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. (João 5:23)



Em suas ordenanças ao enviar os seus discípulos para a pregação do Evangelho até os confins do mundo, entre outras coisas, Jesus Cristo, o Messias, deixa claro em poucas palavras os princípios da honra e da recompensa. Preste atenção nas articulações do texto:



 



"Quem recebe vocês (honra), recebe a mim (honra); e quem me recebe (honra), recebe (honra) aquele que me enviou. Quem recebe (honra) um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe (honra) um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der (honra) mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa". (Mateus 10:40-42)



nota: comentários incluídos pelo autor.



 



Compromisso é a marca pessoal do caráter, tanto de pessoas bem sucedidas, líderes e heróis de histórias reais, quanto de genuínos cristãos, fiéis seguidores e imitadores de Cristo, que em parábolas e também em discurso direto disse a Judeus e Gentios: "Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12:30).



 



 



Aplicação Pratica:



 



1. A quem você tem honrado?



2. No seu trabalho as pessoas reconhecem que podem contar com você?



3. Você já foi honrado por algo que fez e que lhe custou muito esforço?



4. Em seu grupo de trabalho há pessoas cujo comprometimento é digno de reconhecimento? Que tipo de recompensa você costuma atribuir a elas?



5. Quais as suas conclusões sobre a afirmativa de Cristo que consta em Mateus 12:30?



 



*** 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui