Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ouvindo o Coração -- 25/07/2014 - 17:10 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Há algum tempo estive com uma amiga, cuja amizade era remanescente do meu último emprego em Bancos. Na ocasião, ela me dizia o quanto seu pai, com quase 80 anos de idade, estava enfermo e se sentindo só a ponto de desistir de viver. Foi quando então, sem pestanejar, eu lhe disse: acho que você deveria visitá-lo todos os dias, a sua presença deve animá-lo.



Para minha surpresa os olhos da minha amiga se encheram de lágrimas imediatamente e sua alma foi tomada por um mal súbito e então começou a falar para si mesma em um monólogo. - Eu devo visitá-lo sim, todos os dias.



Minha amiga logo se refez do mal súbito e, digamos, "caíram-lhe as fichas", ou seja, conscientizou-se de que suas visitas ao seu pai eram raras e de suma importância para ele e foi assim que ela passou a visitá-lo frequentemente. As poucas palavras do rápido diálogo que tivemos lhe atingiram em cheio o coração.



A Bíblia menciona a palavra coração inúmeras vezes; 819 no Antigo Testamento e 145 no Novo Testamento, mas é no Evangelho de Mateus que encontramos uma grande promessa de Cristo Jesus, o filho de Deus"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus"; (Mt 5:8).  Todavia, logo mais adiante no mesmo livro, encontramos uma advertência dele mesmo, o Filho do Homem: "Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem." (Mt 15:18).



De fato, o coração, além de órgão vital, sem dúvida leva-nos constantemente às emoções da maioria de nós, povo latino, e às vezes nos levam também às palavras lançadas como flechas, as quais, por sua vez, nos levam às decisões e daí em diante às consequências, porque não há colheita sem semeadura e toda palavra ou atitude é semente lançada no terreno fértil das relações humanas sob a vontade permissiva de Deus, muitas vezes incompreensível aos olhos humanos e descrentes. "Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5:45b).



Talvez uma das mais fortes advertências de Cristo que encontramos nos Evangelhos, seja esta: "Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração." (Mt 12:34).



Contudo, é no livro da sabedoria escrito há quase 3.000 anos, no Antigo Testamento, que encontramos um conselho a ser seguido diligentemente e uma definição específica: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4:23). Esta que é, a meu ver, a melhor definição sobre este órgão, ou seja, fonte de vida que abriga nossos sentimentos, nossas emoções, nossa consciência, foi mais tarde referendada por Jesus Cristo em suas palavras registradas pelo Apóstolo Mateus, um indesejável ex-cobrador de impostos: "Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias." (Mt 15:19).



Para finalizar, foi no coração que Jesus Cristo disse que deveria haver escrito o maior mandamento, quando os discípulos lhe perguntaram: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Mt 22:36-37.



 



 



Aplicação Pratica:



 




  1. As palavras que saem da sua boca são fontes de vida?


  2. Você tem guardado o seu coração?


  3. Com que frequência você dá ouvidos ao seu coração?


  4. Você conhece as intenções genuínas do seu coração?


  5. Está escrito em seu coração o maior mandamento da lei? Quais sãos as evidências disto?



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui