Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Necessidades -- 25/07/2014 - 17:13 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Em toda a minha vida, que já dura mais de meio século, talvez a frase mais chocante que ouvi tenha sido esta: "Não sinto necessidade de crer em Deus". É bem provável que esta frase já tenha sido repetida por milhares de pessoas, mas, confesso, que nunca tinha ouvido alguém dizer isso, principalmente em público, tal como pude ver em um programa de televisão da TV Cultura, a única televisão que ainda preserva sua essência como veículo de comunicação responsável direto na formação e educação cultural do povo brasileiro.



Fiquei com tal frase proferida pelo filósofo expoente em minha mente durante alguns dias e uma enxurrada de perguntas e reflexões brotaram espontaneamente, e isto poderia me levar a escrever um livro sobre esse tema, mas vou me restringir aqui a apenas algumas reflexões:



Em teoria econômica aprendemos logo cedo que, por princípio, as necessidades do ser humano são ilimitadas, de modo que podemos chegar a inúmeras conclusões a respeito das necessidades ilimitadas para a vida do homem e enveredar por um caminho sem fim de ideias e filosofias sem nenhuma concretude, ou seja, muita teoria e pouca prática. O ser humano, como ser pensante que é não se cansa da busca incessante do saber e tal faculdade pode levá-lo às conclusões mais absurdas e insanas possíveis, por isso, a história está cheia de personagens tiranos, exterminadores atrozes de vidas humanas, loucos varridos, semideuses, etc., todos sem exceções, insatisfeitos e insaciáveis.



Em todos os registros de história da humanidade é na Bíblia que encontramos um único personagem com todas as suas necessidades atendidas, Cristo Jesus. Não havia para ele necessidade que não pudesse ser atendida, a si mesmo ou para qualquer um, pois bastaria realizar um milagre, tal como multiplicação de alimentos, curas das mais variadas, fenômenos sobrenaturais, domínio da natureza, etc. a lista é enorme. Todavia, este Cristo esvaziado de sua natureza divina é o melhor exemplo de todos os tempos de crença, de fé e obediência aos planos e propósitos de seu Pai, o Deus Criador dos céus e da Terra.



Relacionar a palavra necessidade com a palavra crer, a qual, segundo o Dicionário Aurélio significa dar fé, acreditar ter para si, julgar, supor, parece-me uma vã tentativa de tornar uma decisão genuína, que a princípio deve ser baseada na vontade nascida no coração, em obrigação imprescindível corriqueira. Deus não nos obriga a acreditar nele, embora nos ame tanto que nos deu seu Filho como preço de nosso resgate para a vida eterna, pois estávamos mortos pela lei do pecado e da morte. Sua existência, bem como suas leis que regem o Universo, independem de nossa crença e de nossas teorias.



É no Evangelho do Apóstolo João que encontramos o maior número de vezes a palavra Pai, proferida por Cristo; começando por uma declaração de unidade entre o Pai e o Filho:  "Eu e meu Pai somos um." (João 10:30). Passando por demonstrações de obediência ao Pai, uma delas: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." (João 15:10).



Finalizando com uma súplica em favor daqueles que crerem e que obterão pela fé a unidade com Ele e o Pai:"Não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo guarda-os no teu nome, no nome que me deste, para que eles sejam um, assim como nós." (João 17:11).



 



Aplicação Pratica:



 




  1. Você sente necessidade de crer em Deus?


  2. Como tem sido sua unidade com Deus Pai e Deus Filho?


  3. Madre Tereza de Calcutá possuía um único bem para atender todas as suas necessidades: uma bacia. Cristo dispunha de sua túnica. E você já possui todos os bens para satisfazer suas necessidades?


  4. Você se considera uma pessoa satisfeita ou insatisfeita? 



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui