Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A PALAVRA -- 25/07/2014 - 17:15 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


No mundo corporativo há três variáveis importantes a serem consideradas em gestão de pessoas, as quais determinam o sucesso ou o fracasso na atratividade e na permanência de bons profissionais em organizações empresariais independente de tamanho, origem, ramo de atividade, são elas: perspectivas, recompensas e ambiente.



Do primeiro axioma, minha experiência na área de Recursos Humanos, leva-me a crer que a variável ambiente tem sido cada vez mais valorizada do que as outras duas e não é muito difícil entender as razões, pois todos os profissionais do século XXI em qualquer lugar do planeta querem trabalhar em um bom ambiente para melhor satisfação e realização profissional, mas na busca pela empresa que proporcione um ambiente ideal há um paradoxo: os esforços das políticas de Recursos Humanos, visando melhorias de qualidade de vida no trabalho, não vencem as estatísticas, ou seja,  as doenças ocupacionais de cunho emocional, apelidadas de "doenças psicossomáticas do trabalho", não param de crescer.



O ambiente empresarial é o mais suscetível às variações de “temperatura”, chamada de clima organizacional, em razão simplesmente de palavras. Explico: toda e qualquer empresa por mais automatizada que possa ser, em sua essência é uma rede de conversas mantida das mais variadas formas de comunicação: diálogos, e-mails, normas escritas, apresentações, comunicados, etc. Logo, a qualidade da conversa de seus integrantes interfere no resultado da empresa e no desempenho e comprometimento das pessoas envolvidas nos processos de trabalho. Se imaginarmos uma empresa onde as conversas são fúteis, vazias e infrutíferas, concluímos logo que dificilmente haverá progresso nos negócios desta empresa, o contrário é verdadeiro.



Diz a sabedoria popular que na vida há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.



Do segundo axioma, embora a oportunidade perdida possa parecer a mais relevante confirmação da tese, mas é a palavra e, consequentemente, seus efeitos que comumente jamais voltam; provocando, na maioria das vezes, toda a sorte de sentimento e afetando relacionamentos e vidas. 



A Bíblia é o maior celeiro do mundo de ensinamentos do uso e manejo correto da palavra, ela é em si mesma a Palavra de Deus revelada e semeada no coração dos homens sem acepção de pessoas, seja grego, judeu, gentio, oriental ou ocidental “Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus.” (Lucas 8:11).



Contudo, minha escolha pessoal entre centenas de versículos correlacionados com a palavra, está explícita neste versículo magnífico e simples proferido por Cristo Jesus; ele mesmo o próprio verbo, Filho de Deus, que estava com Deus e se fez carne entre nós: “O que semeia, semeia a palavra.” (Marcos 4:14). Portanto, nossas palavras são sementes de vida ou de morte: "A morte e a vida estão no poder da língua". (Provérbios 18:21)



Quer conhecer alguém, escute o que ele fala e lembre-se: ao falar hoje, você semeia para o amanhã.



 



 



Aplicação Pratica:



 



1. Como tem sido a qualidade de sua "semeadura" para o clima organizacional da sua empresa?

2. Você se preocupa com as palavras que saem da sua boca, isto é, "mede" as suas palavras?



3. Reconhece seus erros e pede desculpas se magoou ou prejudicou alguém por conta de suas palavras?



4. Você costuma elogiar e faz disto um hábito natural?



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui