Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62314 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Distração e Procrastinação -- 25/07/2014 - 17:18 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Era da Incerteza, a Era da Informação ou Era Digital, são todas elas projeções sobre o comportamento humano contextualizado para o atual século XXI, o século que estamos vivendo, ou melhorsegundo os pessimistas, que se intitulam realistas, tentando sobreviver em uma aldeia global sem regras, sem limites, sem parâmetros e sem fronteiras. Todavia, uma coisa é certa, vivemos também a "Era da distração" e, por consequência, a "Era da desconcentração" e por que não a "Era da procrastinação"?



Há inúmeros estudos e pesquisas neste campo, uma delas feita pela consultoria Triad PS, afirma que 62,3% dos entrevistados, quando acessam a internet no trabalho, simplesmente se perdem em outros assuntos, consumindo preciosas horas de serviço é o chamado Cyberslacking - mania de entrar na internet durante o expediente.



Nas viagens que realizo no metrô da cidade de São Paulo, observo diariamente um número crescente de usuários com fones de ouvidos, Smartfones, Tablets com inúmeros aplicativos, cuja sua maioria tem como objetivo distrair, fazer o tempo passar, ocupar a atenção do indivíduo.



A busca pela distração é cada vez mais constante, mesmo que dela resulte uma dependência incontrolável, mas traz uma preocupação para as empresas: não há como negar a falta de concentração de nossas mentes distraídas o tempo todo por interrupções de toda natureza, falta de disciplina (Ex: interromper conversas para responder e-mails) e pensamento distante, o chamado "presenteísmo" - corpo presente, mente ausente.



Nas atividades físicas em provas de longa distância descobri que a distração mina a resistência física e psicológica e, por fim, leva ao desânimo e o contrário também é verdadeiro, ou seja, a concentração aumenta a energia e eleva o ânimo.



Outro fator preocupante no ambiente corporativo é a procrastinação, talvez uma resultante da distração constante e perene. Segundo pesquisas também, as pessoas nas empresas adiam 86,5% das tarefas chatas e 51,2% das tarefas desconfortáveis ou que provoquem medo. Procrastinar, o chamado "empurrar com a barriga" é, pelo visto, muito mais presente nas empresas do que podem imaginar os gurus da administração moderna.



Vivemos tempos sem privacidade alguma e dificilmente ficamos sozinhos com nós mesmos, introspectivos em pensamentos próprios e, diga-se a verdade, às vezes não queremos nem olhar para nós mesmos, a não ser para retocar a maquiagem ou fazer a barba.  Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso? Não sobre o barbear e o retocar a maquiagem, mas sobre distração e procrastinação.



O Apóstolo Paulo, israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim, sobrevivente de naufrágios, açoites, cárcere privado e picada de cobra, em suas viagens de Jerusalém à Macedônia, à Roma e à Antioquia, não tinha tempo a perder em seu apostolado para lançar os alicerces da Igreja Cristã Primitiva "Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;" (1 Ti 3:14)logo, presumo, que não desejava se distrair, pois seu foco era a formação de líderes, dois deles muito especiais Timóteo (em Éfeso) e Tito (em Creta) e, por todos os lugares por onde passava, ensinava seus discípulos a manterem a concentração, o foco e a prontidão para o que deveria ser feito e muito bem feito por sinal: "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;" (1 Ti 2:1) e "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2:15). 



Para evitar a procrastinação, o chamado fazer pela metade ou parcialmente, hábito facilmente adquirido e de difícil superação, eis a determinação do Apóstolo ao seu discípulo: "Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade." (1 Ti 5:21).



A Bíblia nos convida a ter uma vida excelente para o bem em tudo o que fazemos "... mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau." (Romanos 16:19), mesmo porque desde a criação, Deus não fez por menos, criou tudo com excelência e perfeição em seu devido e apropriado tempo e, não deixou nada para terminar depois. "Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." (Gênesis 2:1-2).



 



 



 



Aplicação Prática:



 



1. Você pratica o Cyberslacking - mania de entrar na internet durante o expediente?

2. Quais as tarefas que você mais procrastina e por quê?

3. Se o dia tivesse 48 horas, esse tempo seria suficiente para fazer tudo o que é necessário?



4. Você se considera uma pessoa de domínio próprio?



5. Caso você não se considera com domínio próprio o que está faltando para isso?



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui