Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quando tudo parece que vai mal -- 25/07/2014 - 17:32 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


"O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”. (Provérbios 17:22).



 



 



Vivemos um tempo de crises sem fim; a ordem econômica mundial está em crise, as instituições e não só as tradicionais, também estão em crise, de sobre maneira a família e o próprio ser humano seja ele quem for, esteja ele onde estiver, está em crise.   Na natureza a crise proporciona, via de regra, o crescimento benéfico, no indivíduo, nem sempre. Crises não superadas geram malefícios de toda ordem, notadamente o stress que anteveem à crise.



Tudo está indo tão veloz nestes tempos modernos que até parece que a Terra está girando mais rápido também e às vezes, mal se resolve um problema, logo surge outro depois mais outro: tudo parece que vai mal e pequenos problemas do dia-a-dia, tornam-se grandes desafios e o que era bom não é mais, o que dava certo antes, não dá mais, ou seja, irritações que corroem a paciência filha da virtude sabedoria surgem a todo tempo, se acumulam e transbordam por todos os meios e vias no homem moderno ocidental ou oriental; cara feia, mau humor, azedume, pessimismo, doenças de todos os gêneros e a sinistralidade dos planos de saúde das empresas não param de crescer comprovando um fato: as corporações estão cada vez mais doentes.



Não tem fim a procura por soluções de todas as crises que afetam pessoas, empregados e patrões. A busca pelo socorro existencialista se faz presente em toda parte e os negócios da área estão indo de vento em popa: psicanálise, psicodrama, filosofia oriental, espiritualismo, rituais e magias, livros de autoajuda e toda sorte de paliativos que visam a cura/reparação ou fortalecimento da saúde emocional, com um único objetivo: viver feliz.



A simplicidade com que a Bíblia trata todas essas questões relativamente complexas, sem dilemas, chega a ser pueril, de tal maneira que qualquer adolescente é capaz de assimilar, partindo do princípio de que fomos criados para um relacionamento com Deus nesta vida, que nos conduzirá a uma existência eterna na presença de Deus. Sendo assim, a perspectiva e o olhar para os desafios diários da vida tomam novos rumos, ou seja, nos faz lembrar que Deus está no controle e a nós caberá confiar Nele, pela fé, como prova das coisas que não vemos e a certeza do que apenas esperamos (Hb 11.1).



Considere e reflita sobre o que diz a Bíblia:



A alegria no trabalho: “Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus”. (Eclesiastes 2:24).



 



A ansiedade:“A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra”. (Provérbios 12:25).



 



O socorro urgente“O nosso socorro está no nome do SENHOR, que fez o céu e a terra”. (Salmos 124:8).



 



O alívio das aflições do espírito: “Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. (Salmos 34:18).



 



O futuro: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. (Apocalipse 21:4).



 



A promessa da vida eterna com Cristo: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. (Mateus 28:20).



 



Aplicação Prática:




  1. Como é possível mudar a perspectiva do olhar para as dificuldades da vida no enfrentamento de crises?


  2. Você concorda que o ambiente nas empresas contribui para que os funcionários se sintam em crise? 


  3. Como você se posiciona em relação a isso?


  4. O autor enumera algumas situações que podem levar à crise existencial. Você acredita que agora poderá evitá-las?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui