Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Presenteísmo -- 25/07/2014 - 17:33 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quem nunca ouviu falar nesta expressão estranha? Mistura de presença com absenteísmo. Há diversos estudos em busca de entendimento e soluções para esta "praga corporativa", mas até o momento não se descobriu vacinas ou antídotos eficazes para dizimá-la do dia a dia das empresas, notadamente suas consequências e impactos negativos na saúde corporativa.



No século XXI coisas inimagináveis ao homem da antiguidade tornam-se, a cada dia, realidade em todas as áreas do conhecimento humano, mas creio que este século entrará para a história muito mais pelas transformações sociais do que pelas realizações tecnológicas e da informação. Parafraseando o livro de Aldous Huxley, podemos afirmar que um admirável mundo novo está em formação, uma nova sociedade condicionada psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, porém extremamente insatisfeita e insegura, mazelas da alma, para as quais não há droga sem efeitos colaterais que dê jeito. Aqueles que nela buscam uma saída, nem sempre encontram o caminho de volta. 



Identificamos o presenteísmo facilmente ao passar os olhos pelas estações de trabalho em um escritório: o que vemos em primeiro plano são máquinas conectadas em pessoas e não pessoas usando máquinas, repare bem da próxima vez que você olhar para as equipes de trabalho de sua empresa, se você pudesse fotografar o que elas estão pensando, ficaria muito surpreso. Já pelas ruas, restaurantes, locais públicos vemos pessoas conectadas o tempo todo em seus aparelhos de comunicação de mão (celulares, notebooks, I Phads, etc.), não prestam atenção em nada à sua volta, notadamente pessoas, nem mesmo ao ambiente ou à natureza, alguns andam como zumbis, corpo presente mas mente muito distante e sob controle externo. 



Eu estou onde o meu corpo está: ouvi está expressão não faz muito tempo, mas não foi de um executivo, paradoxalmente foi de uma pessoa de vida simples que me confessou não se lembrar de quando foi ao médico da última vez por causa de uma doença e isto nos remete à máxima poética latina "Mens sana in corpore sano" (uma mente sã num corpo são). Parece-me que a receita todos nós sabemos, só falta praticar, treinar até atingir o quarto estágio das fases do aprendizado, ou seja, totalmente inconsciente e 100 % habilidoso e, para isso, o primeiro passo é mudar os hábitos e o melhor receituário para mudança de hábitos que já foi escrito até hoje chama-se Bíblia Sagrada. Vamos para algumas reflexões:



 



Preocupação: um hábito que toma conta da mente, pode ser quebrado?Jesus Cristo em sua trajetória de vida enquanto homem na Terra, demonstrou o quão desnecessário são as nossas preocupações, sobre as quais não temos controle e muitas delas relacionadas com coisas essenciais para o nosso viver que não dependem de nossa vontade ou decisão: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6:25-26).



 



Onde devemos manter a nossa mente e em quem podemos confiar?"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti". Isaías 26:3 e "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41:10).



 



E o amanhã, o futuro? "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver." (João 14:1-3).



 



Com quem eu realmente posso contar, será que me vai faltar alguma coisa?"Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus." (2 Coríntios 9:10-11).



 



Insatisfação? Por quê?"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:12-13).



 



Aplicação Prática:



 




  1. Na empresa onde você trabalha qual é o grau de presenteísmo e como os dirigentes administram esta questão em pró da saúde corporativa?


  2. A Bíblia nos encoraja a confiar em Deus em todos os aspectos da vida para que tenhamos paz de espírito.  Como você pratica isso no dia a dia, inclusive no ambiente corporativo?


  3. Você nota presenteísmo em seus familiares, filhos, esposa, etc.? Se afirmativo, o assunto já foi tratado com a seriedade necessária incluindo a dimensão espiritual?


  4. Para garantir que as preocupações não tomemconta da sua mente, o que você faz inclui seu relacionamento com Deus?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui