Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62314 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Planejamento Estratégico -- 25/07/2014 - 17:35 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O ano novo chegou e com ele a hora de colocar em prática o planejamento estratégico elaborado, via de regra, "a toque de caixa" e "no apagar das luzes" do ano que se findou. Em toda empresa, cuja gestão deixou de ser feita apenas com o lápis atrás da orelha, o planejamento estratégico vai além do acompanhamento do orçamento versus despesas realizadas. 



É preciso estar atento muito à frente das dimensões comercial, financeira e administrativa, pois o mundo dos negócios de hoje nunca esteve tão volátil e veloz, exigindo de seus gestores e administradores criatividade, visão estratégica e tomada de decisão, muitas delas complexas e difíceis, tal como se faz no milenar jogo de xadrez, o jogo das estratégias.



Estratégia, segundo o dicionário, significa a arte de aplicar com eficácia recursos de que se dispõe ou de explorar condições favoráveis, visando ao alcance de determinados objetivos, ou seja, em outras palavras, a arte de dirigir coisas complexas ou como vamos fazer para alcançar nossa missão. De quem? Minha ou da empresa para a qual trabalho? Eis a questão meu caro Watson, já dizia Sherlock Holmes.



Vivemos em crises constantes de papéis dentro das empresas porque não sabemos o porquê estamos nelas. Ouvi recentemente de um CEO que a grande missão de Recursos Humanos passou a ser: criar condições adequadas para que todo colaborador saiba responder a esta questão primordial, ou seja, o sentido do trabalho: Por que estou trabalhando nesta empresa? 



Somente a partir desta resposta verdadeira será possível um alinhamento de princípios para nortear ações institucionais inerentes à conduta e padrões de comportamento com a finalidade de fomentar fontes de inspiração na mais importante variável para retenção e manutenção de talentos: o ambiente de trabalho, já que recompensas e perspectivas para as novas gerações correm em paralelo.



A ausência de um planejamento pessoal é o pano de fundo na questão de crises de papéis dentro das empresas, mas onde vamos aprender a realizar um bom planejamento pessoal? Na graduação acadêmica? Na pós-graduação? Em nenhuma delas. Todavia, há uma fonte inesgotável de ensinamentos relacionados ao assunto: a Bíblia, pois se planejar requer estratégia e esta como diz o dicionário é arte, Deus é um artista e tanto! Confira:



O Salmista ensina que o primeiro planejamento a seguir é o de Deus, ou seja, Sua vontade, Seu propósito:  "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana”. (Salmos 143:10).



No fundo no fundo, os planos puramente humanos são insuficientes e o caminho certo é descobrir os pensamentos de Deus e a leitura diária da Bíblia são fundamentais para isso "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR”. (Is, 55.8).



Foi exatamente neste ponto que Josué, personagem bíblico, recém-empossado no lugar de Moisés que acabara de falecer, após receber bom ânimo de Deus para engajá-lo na missão, foi advertido com estas palavras: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. (Js 1:8).



Josué deu conta do recado: liderou o povo Hebreu com vitórias e milagres até a Terra Prometida e diz a Bíblia que até o Sol e a Lua ele ordenou que parassem até que o exército celebrasse a vitória sobre os inimigos de Israel. O líder Israelita não só foi obediente como também tratava de ouvir a Deus antes de agir por conta própria. Por isso, antes de falar ao Sol e à Lua, ele ouviu quem os criou e antes de ganhar tempo em suas batalhas, Josué ganhava tempo ouvindo o Senhor que fez o dia e a noite.



Sabemos que parar e ouvir a Deus no mundo veloz em que vivemos possa parecer loucura. Contudo, isso é essencial e de suma importância para o nosso sucesso em qualquer planejamento estratégico que façamos, seja ele da vida pessoal ou da vida profissional.



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Você tem o hábito de consultar a Deus sobre seus planos? O que Ele tem falado a respeito?


  2. É possível haver um alinhamento de planos pessoais com planos da empresa? De que forma?


  3. Quais são outros possíveis impedimentos de que esse alinhamento possa de fato ocorrer, além do exposto pela ótica do autor?


  4. Você acredita que parar e ouvir a Deus é fator crítico de sucesso pessoal e profissional? 


  5. Quais são as evidências de que ouvir a Deus é de sua importância na sua vida ou na vida de alguma pessoa que você conhece?



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui