Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Organização -- 25/07/2014 - 17:39 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O conceito de organização desenvolvido pelos pioneiros da Administração na ciência do trabalho, Frederick Taylor, Jules Henri Fayol e Henry Ford, cujas fundações foram lançadas no período da Revolução Industrial, mantém-se até hoje; uma delas chamada de cadeia de comandos ou cadeia escalar de autoridade cuja característica da estrutura organizacional especifica quem se subordina a quem, ou seja, tem como base o princípio da unidade de comando, muito utilizado nas forças armadas; exército, marinha, aeronáutica, de maneira que, cada subordinado deve reportar a um só superior.



Contudo, a empresa do século XXI enfrenta desafios gigantescos e busca desesperadamente se desfazer de suas amarras de origem, se reinventa a todo o momento, cria novos métodos de organização do trabalho e a administração funcional preconizada por Taylor, tão criticada por Fayol naquela época, revela-se hoje a mais factível na gestão de pessoas e de grandes equipes, a despeito de um único colaborador receber ordens e orientações diárias de muitos superiorese a "rádio pião" ou "rádio corredor" noticiar que há muito chefe para pouco índio na empresa.



A organização formal desenhada tecnicamente a partir de mapeamento de atividades e objetivos de cada unidade organizacional, nem sempre prevalece no dia a dia quando se trata de comando e às vezes a organização informal, aquela constituída por lideranças sociais, determina a obediência e a disciplina no local de trabalho, tal como um código de conduta informal em uma prisão. A complexidade das organizações, por dentro e por fora, parece não ter fim em um mundo de negócios cada vez mais competitivo, confuso e imprevisível.



Para criar, manter e expandir organizações locais e multinacionais funcionando 24 horas por dia, o ano todo, demandam-se muitos esforços físicos, intelectuais, financeiros, materiais, sobretudo; imaginação, pois todas as coisas são criadas duas vezes, uma na mente outra no ambiente físico. Diante disto, pergunto: com quem devemos aprender a criar e organizar de modo perfeito para atingir um resultado esperado em um tempo determinado? Como vamos criar empresas ecologicamente sustentáveis que contribuam para a melhoria de vida do planeta? Como vamos organizar nossa vida pessoal para evitar as mazelas da alma quando transpusermos a linha de chegada na maratona da vida? O melhor professor de criação e organização do Universo é Deus. Considere os pontos a seguir:



Contrariando a teoria do Big Bang, mais uma entre tantas inventadas pelo homem em busca de suas origens, a Bíblia diz que Deus criou os céus e este pequenino planeta Terra a partir de Seus desígnios e vontade, incompreensíveis para o homem natural: "No princípio Deus criou os céus e a terra”. (Gênesis 1:1).



Sem uma forma definitiva e vazia a Terra era coberta de trevas: "Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. (Gênesis 1:2).



Pela Palavra, Deus criou a luz e chamou-a de dia: "Disse Deus: Haja luz, e houve luz. (Gênesis 1:3), Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia”. (Gênesis 1:5).



Separou águas do céu e da Terra e fez surgir céu, terra e água: Depois disse Deus: "Haja entre as águas um firmamento que separe águas de águas. Então Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam embaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim foi. Ao firmamento Deus chamou céu. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o segundo dia. E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça a parte seca. E assim foi. À parte seca Deus chamou terra, e chamou mares ao conjunto das águas. E Deus viu que ficou bom.” (Gênesis 1:6-10).



A sequência de criações continua, organizada pelo tempo de Deus, chamado metaforicamente na Bíblia de 1º dia, 2º dia, etc.: o Sol, a Lua, os vegetais, os animais, até a criação do homem e sua adjutora a mulher. É fácil imaginar o que teria acontecido se a criação não tivesse sido feita de uma forma organizada e perfeita que somente Deus, perfeito como Ele é, poderia fazê-lo. Digamos que, por absurdo que possa parecer, Deus se esquecesse de criar o Sol para aquecer a Terra, ou de um pequeno detalhe na cadeia do DNA, será que haveria vida por aqui?



Como aprender com Deus? Organizando tudo à nossa volta tanto no âmbito pessoal como no profissional em perfeita ordem ao exemplo do Criador: considerando que a vida, além de todas as coisas, é criação de Deus, precisamos saber qual é o ponto de vista dEle sobre como devemos viver, em outras palavras, como organizamos nossa vida apesar de nossa limitada capacidade de criação. Para suprir esta limitação Deus, nesse processo, nos concede sabedoria: diz o Salmista: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios". (Salmos 90.12).



Não há como o Discípulo aprender com o Mestre se um estiver distante do outro, um relacionamento pessoal e íntimo com Deus torna-se imprescindível para o desenvolvimento e o crescimento pessoal e espiritual do homem. Quanto mais próximos de Deus, mais sabedoria, mais fé, mais amor, sonhos e visões do próprio Deus se revelam em propósitos e objetivos em nossa vida, de modo que os planos de Deus se transformam em nossos planos. Não adianta nada construir uma grande escada do sucesso e no último degrau descobrir que esta escada está na parede errada. Na ânsia das conquistas de vitórias no trabalho, mais renda, mais reconhecimento, nos tornamos escravos do trabalho e cegos para o que realmente importam; comunhão com Deus e Família (pais, irmãos, esposas, maridos, filhos) e que, comumente, são deixadas no meio do caminho.



O homem moderno há tempos colocou o trabalho como prioridade na vida, usando a própria força do braço para fazer tudo e o sucesso que deveria ser consequência de sua intimidade com Deus, tornou-se algo que está sempre um passo adiante, escapando-lhe das mãos e o resultado disto já está escrito há mais de 2.500 anos pelo profeta: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." (Jeremias 17:5-6).



Portanto, a chave para uma vida feliz, frutífera e organizada está em usar o trabalho prioritariamente para cumprir os propósitos de Deus sem consumir a própria vida e a família, a qual é projeto eterno de Deus.



Adverte o salmista: "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono." (Salmos 127:1-2)



A garantia da prosperidade e da felicidade já está escrita também e selada no Livro Sagrado: "BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem”.  (Salmos 128:1-2).



 



 



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Pela ótica do autor conclui-se que não conseguimos organizar e equilibrar nossa vida pessoal e profissional, porque priorizamos o trabalho. Você concorda com este ponto de vista? Por quê?


  2. Você continuaria trabalhando em uma indústria sabendo que as chaminés da fábrica emitem gases poluentes acima do permitido em lei?


  3. Como empresário você constituiria uma empresa que pudesse contribuir direta ou indiretamente para a indústria da prostituição ou outra qualquer causadora de impactos degradantes na sociedade e na família?


  4. Em sua agenda pessoal há tempo de qualidade reservado para cada membro da sua família?


  5. Sua vida pessoal está organizada e em consonância com os princípios Bíblicos?



***



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui