Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eficácia Profissional x Satisfação Pessoal -- 25/07/2014 - 17:41 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A melhor definição de eficácia que já encontrei está baseada na fábula de Esopo sobre a galinha dos ovos de ouro, nesta fábula se manifesta uma lei natural, um princípio - a definição básica da eficácia: quanto mais alguém produz, quanto mais faz, mais eficaz a pessoa é.



Stephen R. Covey, autor do livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, afirma que a eficácia consiste no equilíbrio e ensina em seu livro que se você adotar um modo de vida focalizado nos ovos de ouro, negligenciando a galinha, em pouco tempo perderá a fonte dos ovos de ouro. Por outro lado, se cuidar apenas da galinha, sem dar importância aos ovos de ouro, logo não terá mais meios para alimentar a galinha, ou a si próprio. Ele chamou de Equilíbrio P/CP; onde P representa a Produção dos resultados desejados, os ovos de ouro e CP indica a Capacidade de Produção, o bem ou meio que produz os ovos de ouro.



Estou convencido de que este sábio princípio aplica-se a todos os setores da vida. Ex: Uma pessoa que gasta a vida no trabalho passando noites em claro com horas extras sem limites para conseguir mais ovos de ouro e acaba por adoecer, tornando-se incapaz de continuar produzindo, em face de outra que desfruta do repouso necessário e continua disposta no dia seguinte saudável e produzindo. A primeira possui mentalidade de ovos de ouro a segunda aplica o Equilíbrio P/CP de Covey.



Vivemos em um mundo onde a satisfação pessoal imediata está altamente disponível e fortemente estimulada por inúmeros meios e vias, na maioria das vezes está centrada no "eu"; eu mereço, eu preciso, eu não vivo sem. Nem sabemos o porquê, talvez a resposta esteja no anúncio da TV, no e-mail marketing do celular que não para de saltar aos olhos cobiçosos. Compramos carros maiores para manter o status, por quê? Porque é moda ter carro grande, casas maiores para encher de tralhas e supérfluos de coisas inúteis, para quê? Não sabemos bem ao certo, mas elas estão lá e talvez nunca serão usadas.



Contudo, tudo isso não traz a satisfação pessoal permanente. Durante anos na minha carreira corporativa encontrei muitas pessoas insatisfeitas, embora muito eficazes, não conseguiam se relacionar com seus pares na empresa, chefes e superiores, subordinados e, notadamente, familiares. Carregaram pela vida toda, cicatrizes na alma e terminaram suas carreiras tornando-se pessoas amargas, solitárias com uma boa conta no banco, mais do que o necessário, porém para coisas que o dinheiro não pode comprar. Algumas delas dispostas a pagar qualquer preço para reatar relacionamentos importantes rompidos ao longo da vida, tais como: filhos desprezados, esposas repudiadas, amigos esquecidos, pais desonrados, irmãos ingratos, etc. Infelizmente, nem todas tiveram tempo de vida suficiente para realizar seus desejos.



O manual mais eficaz no ordenamento de valores de riquezas interiores, princípios imutáveis que dirigem a nossa vida, tal como sinalizadores, bússolas e mapas em uma viagem ainda éo primeiro livro impresso por Gutenberg, o inventor da imprensa: a Bíblia.



O Apóstolo Paulo, cidadão romano de procedência judaica, tinha tudo para viver a mordomia da burguesia mantida pelo Império como tática manipuladora infalível da classe social dominante em todas as invasões e domínios. Todavia, pela fé, abraçou a cruz de Cristo e se atirou como uma flecha em busca do seu alvo: instaurar o reino de Deus em obediência ao último mandamento de Cristo atrelado a mais bela, confortante e promissora das promessas da Bíblia "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:19-20).



Em sua luta diária na sua missão impossível aos olhos humanos, o Apóstolo da Fé, demonstrou eficácia total incomparável e também satisfação pessoal invejável: "Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece." (Filipenses 4:12-13).



Jesus Cristo enfatizou várias vezes de que a riqueza do homem não está na Terra, mas sim no céu: "E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui." (Lucas 12:15).



A Bíblia nos ensina todas as regras para se obter o equilíbrio P/CP, inclusive a regra de ouro citada por Covey para se obter o sucesso, que ele chamou de A Ética do Caráter, conjunto de princípios que as pessoas de sucesso aprendem a integrar em seu caráter básico: integridade, humildade, fidelidade, persistência, coragem, justiça, paciência, diligência, modéstia: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15:12).



  



 



Aplicação Prática:



 




  1. Alguma vez você esteve em conflito sentindo a necessidade de conquistar mais coerência e eficácia pessoal, notadamente nos relacionamentos? Como você resolveu este conflito?


  2. As pessoas sempre colhem o que semearam, não existe nenhum atalho. Você acredita nesta afirmativa? Por quê?


  3. Há uma crença de que existem caminhos rápidos para se obter qualidade de vida - eficácia pessoal e relacionamentos satisfatórios e profundos. Seria o mesmo que obter fortuna sem fazer força. O que você pensa a respeito?


  4. A abordagem de mudança comportamental contida no texto é do tipo "de dentro para fora", um processo contínuo de renovação baseado em leis e princípios Bíblicos imutáveis. Você conhece e pratica esses princípios em suas ações e atitudes? Quais são as evidências disto na sua vida?


  5. Tomando como exemplo da galinha dos ovos de ouro, alguma vez você se agarrou ao ovo de ouro da popularidade, tentando agradar seus filhos, deixando-os que façam tudo como quiserem?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui