Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62314 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Comunicação -- 25/07/2014 - 17:44 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Dizia o poeta brasileiro Drummond: "Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos." in O Constante Diálogo. A comunicação na natureza não se realiza somente entre os homens, mas é típica da espécie humana desde os primórdios dos tempos. Há muitas formas de linguagem para comunicar ideias e intenções; sinais, palavras, expressões, gestos corporais, vestuário, sons diversos associados ou não à palavra, classificados em comunicação verbal oral e escrita ou não verbal.



Para alguns futurólogos vivemos a era da informação, para outros a era da comunicação, o que dá no mesmo, pois o homem nunca recebeu ou produziu tanta informação buscando um único fim: se comunicar. Os cálculos do volume produzido de informação são astronômicos e sem precedentes, com projeções de crescimento em proporções geométricas para os próximos anos.



Em Tempos Modernos, filme de Charles Chaplin, seu famoso personagem O Vagabundo é literalmente esmagado por imensas engrenagens, uma alusão crítica ao mundo moderno e industrializado. Se este filme fosse produzido pela primeira vez nos dias atuais, creio que as engrenagens seriam substituídas pela informação, fruto da comunicação, porque onde quer que o homem esteja, de uma forma ou de outra, em maior ou menor quantidade, será fatalmente alcançado pela informação.



Em minha trajetória na gestão de RH pude comprovar que a maioria dos problemas de relacionamento interpessoal, os quais atravancam processos e decisões, são de origem da comunicação mal entendida ou da falta dela, por isso que no ambiente corporativo a área de RH como área estratégica, deve zelar pela comunicação como um patrimônio institucional, de modo a assegurar que a rede de conversas permanente seja saudável, produtiva e voltada para o cumprimento da Missão da empresa. Cabe ainda à área de RH como agente de mudanças e facilitadora nos processos de gestão a tarefa de desfazer os males entendidos, verdadeiros "nós" tão comuns entre chefes e subordinados, pares ou não, competidores na corrida corporativa, estimulando a prática dos valores em uma comunicação simples, ética, direta e eficaz, criando mecanismos de avaliação e gestão de competências apropriadas à cultura da empresa que considerem como fator crítico a comunicação eficaz.



Há ainda dois outros tipos de Comunicação: a horizontal e a vertical. Sobre a primeira já falamos o bastante, mas sobre a segunda, desde a criação do mundo, o homem está em busca quando curva sua cerviz em sinal de reverência a Deus ou quando eleva seus olhos ao infinito em busca de "ver" o Deus criador dos céus e da Terra. Para esta comunicação vertical existe um manual explícito, específico e ricamente detalhado, a Bíblia e nela encontramos a maior comunicação da história da humanidade trazida diretamente do céu para a Terra pelo filho de Deus, Jesus Cristo, e chamada de As Boas Novas, o Evangelho. 



Sem dúvida alguma trata-se do maior comunicado já visto por todos nós, gentios e judeus. Embora muitos ainda não creram, por ignorância ou vã rejeição, neste poderoso comunicado ele é capaz de desfazer qualquer nó de entendimento em relação à existência do homem, sua trajetória na Terra e dos planos moldados pela vontade de seu Criador, Deus onipresente, onisciente e onipotente. Este comunicado transforma vidas, restaura relacionamentos, modifica caráter de homens e mulheres e dá sentido propriamente à vida, de forma que negá-lo é o mesmo que abster-se de um poder transformador inigualável, guardado à sete chaves durante muito tempo e de vez em quando, ao longo da história moderna, desvirtuado ou adulterado por falsos homens de Deus intitulados de profetas, pastores ou apóstolos.



O Evangelho comunicado por Jesus Cristo veio dar as boas novas da salvação da alma tanto aos gentios os não herdeiros da promessa feita por Deus à Abraão, quanto aos judeus herdeiros da promessa, anulando as ordenanças mandatórias do Antigo Testamento. Acompanhe com atenção o magnifico texto bíblico escrito pelo Apóstolo Paulo em uma de suas admiráveis epístolas:



“Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircunciso pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.



Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito." (Efésios 2:11-18).



A Bíblia nos revela que devemos estar em constante comunicação com Deus e isto deve ser a coisa mais importante de todos os dias. A oração é a conversa com Deus, é um diálogo e não um monólogo íntimo poético. Ter um tempo a sós com Deus é uma condição indispensável para o crescimento e o bem estar espiritual, tal como o corpo, o espírito necessita de alimento, o qual só pode vir de Deus que é Espírito. 



Jesus nos ensina a comunicarmos com Deus assim, bem simples: "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem." (Mateus 6:5-8).



 



 



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Você já leu o Evangelho, as Boas-Novas de Jesus? Qual foi a sua conclusão?


  2. Você se comunica bem com as pessoas no seu trabalho? E com Deus, se considera bem sintonizado?


  3. Já teve algum fruto de uma boa comunicação com Deus? Você poderia compartilhar com um amigo este acontecimento?


  4. Em algum momento da sua vida já ficou sem respostas de Deus, como se Ele não estivesse te ouvindo? A que você atribui este fato?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui