Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Vontade -- 25/07/2014 - 17:44 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A principal das potências dos seres humanos que move o querer, o fazer ou deixar de fazer alguma coisa ou a capacidade de agir com uma intenção definida é a vontade e, de todas as semelhanças do homem com os atributos de Deus, a vontade é uma das mais relevantes. 



O registro da primeira manifestação explícita da vontade de Deus nós encontramos no livro de Gênesis, na Bíblia: "Disse Deus: "Haja luz", e houve luz”. (Gênesis 1:3) e em seguida, depois de criar todas as coisas na Terra, a vontade de Deus foi manifestada na criação de um ser semelhante a ele: Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". (Gênesis 1:26).



Nascemos com vontades de todos os tipos e gêneros em nosso DNA que ao longo de nossa vida são estimuladas ou mesmo eliminadas, mas há alguns casos que desaparecem de tal maneira que levam à uma condição de vida desumana, ou seja, quando se perde a vontade de viver. Psicólogos e terapeutas há tempos se debruçam sobre esta questão em busca de soluções e alternativas eficazes.



A vontade é alvo móvel, porém relativamente fácil de ser aprisionada pela astúcia e ciladas. Ao longo da história da humanidade, tiranos, déspotas, enganadores de toda natureza buscaram, às vezes com sucesso, o domínio da vontade de indivíduos e de coletividades inteiras. Nos dias atuais, as drogas (leves, pesadas, narcóticos) são o meio pelo qual interesses econômicos buscam dominar a vontade de jovens adolescentes, os quais num vacilo emocional instantâneo e sútil são escravizados pelos efeitos químicos alucinadores e avassaladores no cérebro, e assim vão se acumulando em todo o mundo as consequências dessa tragédia social em curso crescente e aparentemente sem fim.



Nas empresas as ações, projetos, processos, objetivos, decisões, metas, tudo tem a sua origem na vontade de seus líderes e liderados e não raro o que vemos são orgulho, arrogância e ambição desmedida provocando todo tipo de traumas emocionais e psicológicos que podem levar ao vacilo emocional e à busca de compensações lançando indivíduos em um círculo vicioso emocional nocivo e às doenças ocupacionais, profissionais e psicossomáticas.



A Bíblia nos ensina a ter domínio próprio de nossa vontade e isto vale tanto para jovens quanto para velhos, pois não há idade para moldar, forjar, aperfeiçoar hábitos que frutifiquem em virtudes e atitudes edificadoras para si mesmo, para a família e para a sociedade, tornando-nos cidadãos produtivos e felizes.



"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos." (2 Pedro 1:5-8). Quando unimos a nossa vontade com a vontade de Deus tudo se faz perfeito em nossa vida, confira o que a Bíblia diz: 



Temos garantia absoluta da vida eterna e da ressurreição: "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último Dia." (João 6:40).



Somos capacitados à obedecer a vontade Deus, se assim desejarmos, tal como Jesus Cristo nos ensinou: "Venha o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, tanto na terra como no céu" (Mt 6:10)



Unindo nossa vontade com a de Deus, podemos produzir em nossa vida a perfeita vontade de Deus por meio dos frutos do Espírito Santo citados no livro dos Gálatas por Paulo de Tarso, Apóstolo de Jesus Cristo, testificado por ele mesmo como Apóstolo pela vontade de Deus: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, perseverança, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:22.23).



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Você se considera uma pessoa de domínio próprio?


  2. A perfeita vontade de Deus já manifestou na sua vida? 


  3. Quantas vezes isso ocorreu recentemente?


  4. Os frutos do Espírito Santo estão presentes em seu dia-a-dia? Quais são as evidências disto?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui