Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Mudança -- 25/07/2014 - 17:46 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


  Nada é permanente, exceto a mudança.

(Heráclito 535 a. C - 465 a. C)



 



Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim.... eu sou sempre igual. Esta modinha que Dorival Caymmi fez para a moça Gabriela há algum tempo serviu para enriquecer nossa MPB, mas ainda é levada ao pé da letra por muita gente dentro e fora das empresas, são os chamados resistentes às mudanças, cujo discurso quase sempre é motivo de orgulho usando as palavras poéticas de Caymmi no colóquio diário: eu sou assim mesmo e não mudo.



Resistir à mudança faz parte da natureza humana, pois a mudança por menor que seja, via de regra, causa desconfortos, confronta hábitos e culturas estabelecidas. Por outro lado, tudo à nossa volta está em constante mudança, até mesmo o nosso corpo que hoje não é mais o de ontem e amanhã ao despertar será diferente. Insistir em não mudar, ou seja, permanecendo tal como Gabriela da canção o indivíduo não resistirá por muito tempo, ficará obsoleto, enferrujado e ainda perderá a maioria das boas oportunidades, as quais, quase sempre estão acompanhadas das mudanças que podem vir antes, durante ou depois.



Diante de uma proposta de mudança, seja ela dentro da empresa ou não, quem nunca ouviu a expressão: mas sempre foi feito assim, porque mudar agora? Ou então, antigamente a gente sempre fazia assim e dava certo, agora vocês querem mudar tudo?



A área de Recursos Humanos não é recomendável para os profissionais "Gabrielas", pois um dos mais importantes papéis e que melhor define a área de R H é o papel de agente de mudanças e dele todo bom profissional não deve se abdicar, sob pena de perder seu lugar para a concorrência. Ser um agente de mudança é atuar em linha com a estratégia estabelecida pela direção da empresa com a devida sensibilidade para os relacionamentos interpessoais e equilíbrio nas decisões, virtudes estas contabilizadas nas competências requeridas da função RH, as quais servirão de base para ações inovadoras e sustentáveis no importante papel social desempenhado pelas empresas no contexto econômico do século XXI.  



No âmbito da vida pessoal há muitas mudanças que ocorrem ao longo da existência de toda e qualquer pessoa, muitas delas a partir de decisões e escolhas pessoais que certamente trazem consequências as quais, se são boas ou más, dependem de valores e crenças. Todavia, há uma única e importante mudança que muitos buscam voluntariamente até encontrá-la e sabem bem no íntimo que dela depende a própria vida. 



Nicodemos, príncipe dos Judeus, maravilhado com os milagres realizados por Jesus Cristo, foi coadjuvante do pronunciamento de um dos fundamentos da fé Cristã, o qual leva a maior mudança que pode acontecer na vida de uma pessoa. Vejamos o diálogo escrito na Bíblia:



"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. (João 3:5-8).



 



Sem rodeios, Jesus Cristo afirma de maneira bem simples que ninguém poderá ter a vida eterna na presença de Deus, sem o novo nascimento espiritual. A regeneração, a nova criação e transformação da natureza pecadora original e desobediente do homem natural, realizada por Deus e pelo Espírito Santo por meio do arrependimento e da aceitação de seu filho unigênito Jesus Cristo como único salvador, leva o ser humano a ter uma nova vida, um novo caráter e uma nova disposição verdadeira para obedecer ao Deus trino (Pai, Filho e Espírito Santo) e agradá-lo, criando-se assim um elo, uma aliança espiritual eterna, porque Deus é eterno e perfeito.



Aqueles cuja vida espiritual já se faz presente em suas ações rejeitam os caminhos pecaminosos do mundo, não vivem mais segundo a carne se satisfazendo de suas concupiscências, não vivem mais para si mesmos e demonstram de maneira contumaz o caráter de Cristo em atitudes: tratam as pessoas com amor e gentilezas, se entregam de corpo e alma para abençoar o próximo, vivem um estilo de vida contagiante, demonstram fé em Deus e na sua Palavra com domínio próprio e retidão, são possuídos de uma grande alegria, sobretudo de paz. 



Estes homens que enfrentam mudanças em quaisquer circunstâncias sem se deixar levar por elas, são chamados de genuínos cristãos (palavra originada do Grego que significa Cristos pequenos) há mais de 2.000 anos e cumprem à risca a missão deixada pelo seu único Mestre, Cristo Jesus, príncipe da Paz: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.  (Marcos 16:15)



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Na empresa onde você trabalha como você procede diante das resistências às mudanças?


  2. O RH da sua empresa está cumprindo o seu papel de Agente de Mudanças?


  3. Qual foi a maior mudança da sua vida e o que ela significou para você?


  4.   Você já nasceu de novo no contexto bíblico?



***



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui