Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62314 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Teoria x Prática -- 25/07/2014 - 17:54 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Na fábula dos três sapos que se encontravam em cima de uma vitória-régia, planta aquática típica da região amazônica, em uma manhã ensolarada e prontos para dar início a mais uma jornada de trabalho de limpar um grande lago de um afluente do Rio Amazonas, contribuindo assim para o equilíbrio ecológico do meio ambiente, um deles decidiu dar o primeiro mergulho do dia.



A pergunta é: quantos sapos permaneceram na vitória-régia? Antes de você responder a pergunta, recomendo reler o texto e refletir sobre sua relação com o significado do título. Talvez você já tenha respondido mentalmente antes mesmo de chegar a este ponto, mas se a sua resposta foi diferente de três, acredite; você foi vítima do reflexo condicionado sem raciocínio, uma tendência predominante na maioria das pessoas que vivem neste século, principalmente nas grandes cidades. 



A fábula em questão ilustra um bom exemplo entre teoria versus prática. Denota-se que dentre os três personagens citados apenas um exercita sua vontade de saltar no lago ao decidir-se por realizar uma ação, porém não coloca-a em prática permanecendo no mesmo estágio de inércia de seus colegas de trabalho. 



Na busca de uma boa correlação entre teoria e prática lembrei-me de um bom exemplo de quando trabalhei para um Banco Norte-Americano recém instalado no Brasil. Nos anos 70 havia poucos profissionais especializados no mercado financeiro brasileiro e este Banco costumava amealhar os melhores alunos recém-formados provenientes das melhores universidades contratando-os na modalidade de Trainee, inusitada para a época. Durante 18 meses estes estudantes praticavam intensamente os conhecimentos teóricos da Universidade acrescentados substancialmente do capital intelectual corporativo proveniente da Matriz. No final do treinamento, quase que um super vestibular, os alunos funcionários Trainee eram sabatinados na teoria e na prática, um a um, com rigor acadêmico exemplar de Harvard. O resultado deste investimento em desenvolvimento de pessoas se propagou pelas décadas seguintes e o mercado brasileiro ganhou excelentes executivos financeiros, alguns foram parar em outros países.



No ambiente corporativo não raro encontramos muitos teóricos, alguns nos níveis mais altos denominados de empty suit "paletó vazio" e, comumente, excelentes oradores. Todavia, nem só de prática vivem as empresas, se fosse assim muitas estariam fadadas ao fracasso, pois toda ação inteligente nasce primeiro na mente. Contudo, muitas ações nunca saem da mente e vão parar no cemitério, ou seja, morrem com seus próprios donos. Às vezes, para se colocar em prática alguma ideia, é necessário um grande motivo ou mesmo uma catástrofe, diz o ditado; quando a água bate nas nádegas, aprende-se a nadar rapidamente.



A vida Cristã também é um aprendizado teórico e prático permanente que requer aperfeiçoamento constante e persistência, muito embora muitos acreditam que basta apenas a teoria chamada por alguns de fé e, por essa e outras razões, superlotam igrejas evangélicas e programas de TV. Consomem toda teoria, decoram a Bíblia, compram tudo que é produzido pelos homens de negócios do ramo, se emocionam com as histórias dos heróis bíblicos, citam seu exemplos, mas não seguem nenhum. Outros, lamentavelmente, se apossam de "algum misterioso poder" de juízo e passam a julgar pessoas que praticam atos condenáveis à luz das Escrituras, diga-se de passagem, atos estes praticados antes por eles mesmos. Se esquecem do próprio passado e enchem as mãos de pedras atirando-as para todos os lados. 



O resultado do conflito entre a teoria e a prática Cristã em nosso país marcado por um cultura secular idólatra é um Cristianismo deturpado, míope e vergonhoso, salvo raríssimas exceções de comunidades onde há coerência de conduta de seus líderes entre o discurso e a prática com total integridade e conexão com os valores deixados por Jesus Cristo para seus seguidos que abraçaram com convicção a missão deixada por Ele de fazer discípulos: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28:19-20).



Jesus o Cristo, o Filho do Deus vivo, portanto conhecedor profundo da natureza humana, nos ensina por uma simples parábola que a fé Cristã não tem nenhum valor como teoria se não for verdadeiramente praticada. Cito alguns exemplos de práticas por mera eleição pessoal: amor ao próximo, compaixão, obediência, cuidado uns pelos outros, perdão incondicional, justiça e santidade: "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". (Mateus 7:24-27).



Ao longo da história moderna encontramos vários exemplos de praticantes da fé cristã, alguns nem sequer foram declarados Cristãos: Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, entre outros. O apóstolo Tiago ratifica os ensinamentos de Cristo, com a célebre frase muito apropriada para os religiosos e legalistas: "Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta." (Tiago 2:17).



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Como anda a sua vida Cristã na prática?


  2. Você poderia atribuir uma nota de 0 a 10?


  3. Você se considera mais prático ou teórico? Como isso se reflete na sua vida profissional e familiar?


  4. A prática da fé Cristã para você é uma realidade ou não passa de retórica? Cite alguns exemplos.



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui