Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Filhos Corporativos -- 25/07/2014 - 17:55 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Face à onda de protestos por todo o nosso país me chamou a atenção um artigo de opinião publicado esta semana no portal do jornal espanhol El País, que diz que os protestos que sacodem o Brasil sãos os filhos rebeldes do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff. O artigo intitulado "Manifestantes são filhos rebeldes de Lula e Dilma" é um prato cheio para cientistas sociais e faz uma associação entre o pronunciamento da presidente Dilma com o tom de conversa de pais sobre os filhos que se rebelam e concluem entre si: precisamos ouvi-los.



A democracia, filha dos ideais de Liberdade e Igualdade, instituída no Brasil com a promulgação da atual Constituição, para efeitos históricos ainda é uma jovem adolescente, mas já deu mostras de maturidade quando destituiu por meio de protestos um presidente eleito pelo voto direto, Fernando Collor de Melo, cujos protagonistas foram os jovens da época que se uniram no movimento que ficou conhecido "caras-pintadas". Tão certo como dois e dois são quatro, a história cuidará de registrar os feitos do movimento "passe livre".



Paradoxalmente, a sociedade brasileira fala mais sobre futebol e novela do que sobre política e religião, pilares de toda sociedade democrática, mas quando sai às ruas faz tremer péssimos governantes e políticos corruptos endividados até o pescoço com seus eleitores de promessas não cumpridas. 



Assim como na vida política, podemos gerar também filhos na vida corporativa e eles serão os responsáveis pela sobrevivência futura das organizações. Portanto, a saúde e a vitalidade corporativa da empresa do futuro dependem de quão saudáveis serão os filhos quando chegarem à idade adulta na gestão e liderança da missão de suas respectivas empresas onde estiverem atuando. Com efeito, os filhos corporativos são o nosso legado, nossa herança imaterial mas real, ou seja, como seremos lembrados pelas gerações futuras quando se referirem à nossa gestão e tudo o que fizemos, de modo assertivo ou não, que contribuíram para a perpetuação da empresa.



A educação de filhos sempre foi um enorme desafio desde a origem do homem criado por Deus e o primeiro filho rebelde da história humana foi Caim, que segundo a Bíblia, tornou-se no primeiro assassino motivado por um sentimento muito humano e corriqueiro: a inveja. Há outros Caim´s na história do povo Hebreu e nos dias de hoje, muitos deles atrás de grades de prisão, cujas mães cumprem, por amor, a missão de consolá-los aos domingos por alguns momentos durante as visitas rotineiras de seus filhos rebeldes. Contudo, a Bíblia também traz aos nossos olhos e ouvidos, o melhor exemplo de filho obediente de todos os tempos, Jesus Cristo, o filho de Deus: "Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou." (João 6:38). 



Na noite em que Jesus foi traído um dos que estavam com ele feriu o servo do sumo sacerdote, decepando lhe a orelha. Jesus ordenou ao seu discípulo que guardasse a espada e disse: "Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 25:53)Com esta atitude o filho de Deus demonstrou a grandiosidade do poder que detinha o qual poderia tirá-lo imediatamente daquela situação, mas também demonstrou de maneira exemplar sua obediência incondicional aos propósitos estabelecidos previamente com o seu Pai que o levariam à morte, morte de cruz.



Eis a questão: nos dias de hoje, como educar os filhos; sejam eles na vida política, na vida corporativa, na vida familiar? A fórmula básica parece-me uma só: exemplo + exemplo + exemplo, mas a Bíblia ensina que Deus nos deu princípios imutáveis para educar nossos filhos: Amor (relacionamento), Cuidados (físico, espiritual e emocional) e Disciplina (limites). Alguns ensinamentos de valor inestimável sobre estes princípios:



 



"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade." (1 Coríntios 13:4-6).



 



"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida." (Provérbios 4:23).



 



"Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". (Efésios 6:1-3).



 



Enquanto o homem cosmopolita busca modelos teóricos para transmitir valores aos filhos, educá-los e construir seu caráter, o homem simples do campo educa seus filhos tal como o faz no cultivo de suas plantações; prepara a terra, semeia e depois se dedica aos cuidados necessários; nos primeiros trabalhos trata de manter o terreno limpo à volta de suas plantações, mantém longe ameaças e predadores, enquanto elas crescem, coloca escoras para que os caules se endireitem corretamente, mas depois de crescidas trata de podá-las com disciplina, ferramenta adequada, sobretudo método.



A vida de nossos filhos são terrenos férteis constituídos por Deus em sua infinita sabedoria para que possamos conhecer do Seu amor para com o ser humano, sendo Ele todo poderoso por que teria incumbido a nós, humanos e falíveis uma tarefa tão importante e vital para seu propósito instituído desde o Éden? "Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". (Gênesis 1:28).



O primeiro retrato de Deus que todo e qualquer filho vê é o próprio pai, por isso temos de refletir o caráter de Deus, mas para ensiná-los devemos viver primeiro. Em tudo seremos o exemplo que se perpetuará como nosso legado para as gerações futuras, mas sem princípios e relacionamento com Deus, certamente falharemos muito mais.



Boa Semeadura! "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá." (Gálatas 6:7).



 



 



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Como estão indo seus filhos corporativos? Quais são os indícios de que estão saudáveis e garantirão a sobrevivência da empresa?


  2. Como você gostaria de ser lembrado quando deixasse de atuar na sua empresa atual ou profissão? E na família?


  3. Quais os dizeres que você gostaria que fossem escritos em sua lápide relacionados com o tema: filhos? 


  4. Na educação de seus filhos você se assemelha com o homem cosmopolita ou com o homem do campo? Justifique.



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui