Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gratidão -- 25/07/2014 - 17:59 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


"Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças."  (Salmos 69:30)



 



De todas as virtudes a gratidão é a virtude de almas nobres (Esopo - escritor grego 620-560 a.C.), ela traz em seu bojo sentimentos puros e genuínos provenientes do coração, tais como; o amor, a fidelidade, que despertam a prática do princípio da honra; algo tão incomum nos dias de hoje, quase que esquecido. Honrar significa reconhecer, respeitar, elogiar, apreciar por meio de atos, palavras, gestos e pensamentos.



Está comprovado que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional de qualquer pessoa; patrões, empregados, superiores, enfim; todo e qualquer sujeito atuante em um núcleo social, notadamente nas empresas de qualquer tamanho, onde se processam uma grande quantidade de interações sociais que desafiam valores individuais de formação de caráter e personalidade.



Onde está a honra nos dias atuais? Nos habituamos a honrar mais as instituições do que as pessoas. Quem nunca ouviu a frase: "Meu...  (Time de futebol) é minha vida." Quando nos apresentamos comercialmente qual o sobrenome que usamos? Meu nome é fulano de tal, sou da empresa tal..., o subtítulo deixa de ter função acessória e passa a ter função principal nas relações sociais.



Com efeito, quando perdemos o emprego, via de regra, perdemos também parte de nossa identidade e aí temos de recorrer às ferramentas de reparo da caixa de entrada (o cérebro), de tal modo que cada um escolhe as suas de acordo com preferências pessoais (terapia, café filosófico, esportes, meditação, férias, etc.), que possam ajudar a resgatar a verdadeira identidade colocando-nos de novo nos trilhos para enfrentar nos processos seletivos uma das mais embaraçosas perguntas, porém tão simples quanto arroz com feijão, mas onde a maioria dos candidatos tropeçam: "fale-me um pouco de você".



Como podemos restaurar a honra em nossas relações sociais dentro das empresas? Resposta: se partimos da definição que honra não é sentimento, mas é uma decisão, logo o assunto torna-se administrável e tangível. Creio que a partir deste ponto a decisão a seguir seja simples e sem rodeios: as pessoas são valiosas, notadamente aquelas que Deus pôs sobre nossos cuidados ou com autoridade sobre nós. Em toda boa empresa que se preze a prática acompanha o discurso logo, devemos agir de acordo com a decisão; devemos fazer, mostrar, expressar nossa decisão de honrar todas as pessoas: chefes, subordinados, colegas, etc. O Apóstolo Pedro em sua primeira epístola nos ensina:“Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” (1 Pedro 2:17).



Infelizmente, não fomos treinados para elogiar e até mesmo agradecer um simples serviço de café, o hilário é notar que também não fomos treinados para receber elogios, ficamos até desconsertados quando eles acontecem ainda que raramente. A continuar com esta cultura de ausência de elogios, de reconhecimentos e de gratidão sincera, não restará nada mais do que criticar, zombar, rir dos outros e assim continuaremos a perder oportunidades de receber o que pode ser acrescentado de valioso em nossa vida, tão apreciado por Deus, a honra, cuja palavra consta 244 vezes do Antigo Testamento e 64 vezes do Novo Testamento, na versão NVI. Eis aqui um bom exemplo de Jesus Cristo da importância da honra:“Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.” (João 5:22-23).



A desonra, filha do orgulho e a hipocrisia chamada de falsa honra, por sua vez, são ambas abomináveis a Deus, sobre as quais Jesus Cristo nos ensinou claramente: “Ele respondeu: Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Marcos 7:6).



O Apóstolo da Fé, Paulo de Tarso, em sua carta dirigida aos Colossenses, deixou-nos um grande ensinamento, um verdadeiro mandamento que devemos seguir à risca, para que nossa vida cristã seja edificante, cheia de frutos e o nosso coração cheio de gratidão: “Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.” (Colossenses 2:6-7).



A humildade antecede a honra, diz com sabedoria o Salmista e o primeiro mandamento com promessa de galardão "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12), foi escrito há milhares de anos para o povo Israelita herdeiro da promessa de Deus à Abraão e é válido também até hoje para nós os gentios, que segundo a Bíblia somos “... co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus.” (Efésios 3:6).



Aplicação Prática:




  1. O princípio da honra é uma prática constante em seu ambiente do trabalho?


  2. O que você tem feito para estimular essa boa prática?


  3. Toda honra verdadeira promove mudanças. Você já provou disto na sua vida? 


  4. Qual é o seu maior sentimento de gratidão?


  5. Já foi desonrado alguma vez?


  6. Quais os sentimentos que foram despertados em você?



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui