Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13569)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O LÍDER ESQUECIDO -- 25/07/2014 - 18:07 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Participei recentemente de um Fórum voltado para o Desenvolvimento de Líderes, uma excelente iniciativa de empresários visionários e preocupados com o mais importante patrimônio das empresas, o Capital Intelectual. Ao término do primeiro painel me dei conta de que o palestrante não havia mencionado em sua lista de exemplos de líderes que influenciaram o mundo o personagem mais famoso da história humana, mas achei que havia sido um pequeno deslize no pensamento sistêmico daquele jovem executivo.



No segundo painel minhas esperanças se renovaram, haja vista que tratava-se de um programa de desenvolvimento de líderes de uma das maiores empresas brasileiras de venda direta, um orgulho nacional, um caso de sucesso.



Fiquei muito bem impressionado com a dimensão do programa, bem como sua diversidade e multiplicidade de metodologias aplicadas ao desenvolvimento humano, mas quando o palestrante começou a mencionar alguns nomes referenciais de liderança, tais como: Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Dalai Lama e outros, limitando-se a apenas dois executivos brasileiros com estilos bem diferentes, tive a certeza de que o nome dele seria mencionado, mesmo que fosse com a seguinte ressalva: o homem Jesus, não o filho de Deus. Todavia, mesmo assim, o nome do esquecido líder do mundo corporativo, para o meu desapontamento, não foi mencionado. 



Estávamos caminhando para a segunda metade do Fórum, portanto ainda havia 50% de chances de que em algum momento o nome do maior pedagogo, psicoterapeuta, socioterapeuta, empreendedor e motivador de pessoas da história, segundo Augusto Cury autor do Livro12 Semanas para Mudar uma Vida, que afirma que mais de dois bilhões de pessoas o seguem. Maomé foi um dos seus maiores divulgadores, citando-o em muitas passagens do Alcorão, mas muitos não sabem disso. O Budismo, que o precede, foi influenciado posteriormente por suas ideias. Grandes filósofos, como Spinosa, Kierkegaard, Kant, Hegel, Erich Fromm, foram influenciados por ele.



O Fórum acabou e o que se viu na segunda parte sobre modelos de liderança foi o mesmo da primeira, ou seja, nada ou quase isso, ressalvando-se a Liderança Nota 10 apresentada pelo psicólogo organizacional, Peter Barth, cujo princípio se baseia no pressuposto: "O líder nota 10 é aquele que ajuda seus colaboradores a obter o melhor de seu desempenho".



A ausência de modelos na educação e no desenvolvimento dos recursos humanos é responsável pela grande crise que afeta a sociedade moderna, refletindo nas organizações que buscam desesperadamente criar e manter líderes centrados na Missão e na Visão da empresa, menosprezando a competência que faz a diferença, caráter: elevada integridade e honestidade.



Com efeito, não se explica em nossa cultura Brasileira nos dias de hoje, afinal somos um país de maioria Cristã, o quase completo esquecimento do Líder dos Líderes e também conhecido o Mestre dos Mestres, Jesus Cristo.



De uma maneira hipócrita evitamos de falar sobre Ele a todo momento alegando o conhecido jargão: sobre política e religião não se discute. Quando na verdade, como temos visto em toda a sociedade brasileira, nunca foi tão necessário e urgente falar sobre esses dois assuntos, pilares de constituição de qualquer sociedade.



Cabe uma pergunta curiosa: a quem interessa que esses dois assuntos não sejam discutidos amplamente?



Tomandopor base o princípio da Liderança Nota 10, será que Jesus Cristo foi bem sucedido? Na leitura dos Evangelhos podemos perceber a transformação que se sucede com todos os Apóstolos e um bom exemplo é o pescador Simão, a quem Jesus pôs o nome de Pedro, um inculto, impaciente, homem de atitudes rudes, transformadoem 3 anos ½ em um excelente orador, pregador, evangelista, cuja primeira epístola é uma pérola a ser apreciada por qualquer leigo, a qual transcrevemos aqui os primeiros versículos,atente para os versículos finais deste trecho

:



“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.


 





Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,

Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;

Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas”. (
1 Pedro 1:1-9).



 



Aplicação Prática:




  1. Por que os assuntos política e religião não são discutidos amplamente em nossa sociedade?


  2. Você concorda ou não que o Líder dos Líderes anda meio esquecido no mundo Corporativo?


  3. Você já leu a Epístola mencionada no texto? O que achou?


  4. Na sua opinião, Jesus Cristo foi um Líder Nota 10? Por quê? 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui