Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Marina pode romper acordo de cavalheiros entre PT e PSDB -- 18/08/2014 - 16:42 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Marina pode romper acordo de cavalheiros entre PT e PSDB



MARIO CESAR CARVALHO



FOLHA DE SÃO PAULO



2014/08/14 02:00



A morte de Eduardo Campos fortalece a candidatura de Marina Silva (PSB) e aumenta os problemas de Dilma Rousseff (PT) na disputa presidencial, de acordo com Marcos Nobre, professor de filosofia política da Unicamp.



Isso deve ocorrer, segundo ele, porque Marina tem "carisma, cacife, voto e recall" [lembrança dos eleitores].



Nobre, 49, diz que Marina tem condições de romper o que chama de "peemedebismo",o acordo de cavalheiros do PT e do PSDB com o PMDB, que começou em 1995, com a posse de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e persiste até hoje na gestão de Dilma Rousseff (PT). Leia a seguir trechos da entrevista.



*



Folha - O sr. foi o primeiro intelectual a prever que Campos seria candidato a presidente. De onde tirou essa previsão?



Marcos Nobre - Tirei essa ideia da consistência da carreira dele. Desde a faculdade ele montou um grupo político que o acompanha até hoje. Ele fez uma espécie de estágio com o avô, e herdou o PSB, no qual começou a nacionalizar a plataforma dele. Participando do governo Lula, ele ganha uma projeção nacional como articulador. Ao se tornar governador, ele se cacifa como candidato a presidente. Do ponto de vista pessoal, há um dado fundamental: ele trazia a experiência do avô de perda de "timing" [oportunidade]. Miguel Arraes queria disputar a Presidência, mas perdeu o "timing". Ele tinha esse temor.



Qual é a influência do PT na decisão de Campos?



O PT não abre mão de liberar esse condomínio de poder, não constrói verdadeiras coalizões políticas. Nós não temos coalizões políticas, temos um condomínio gerenciado por um síndico que é o PT. O PT poderia ter uma coalizão como no Chile ou Uruguai, onde há rodízio de candidatos. Quando a Dilma foi escolhida da maneira como foi escolhida [pelo ex-presidente Lula, sem consulta ao partido], ficou claro para Marina e Campos que eles nunca iriam ter chance com o PT.



Campos dizia que iria romper com a polarização entre PT e PSDB. Isso é possível?



Acredito que sim. A base do PSDB depende de São Paulo e Minas, e o Eduardo apostava nos outros Estados.



Quando o Eduardo sai candidato, ele aposta muito mais em 2018 do que em 2014.

Mas no momento em que faz a aliança com Marina ele percebe que dá para ganhar já agora.



Por que a aliança Eduardo-Marina não decola?



Não decola porque a campanha foi lançada na entrevista ao "Jornal Nacional", na véspera de sua morte. Ninguém tinha ideia de quem ele era. A exposição nacional dele começou ontem [terça].



Qual será o impacto da morte de Campos?



A morte piora muito a situação para o governo. Vai haver uma pressão insuportável para o PSB lançar a Marina. Insuportável. A Marina foi barrada pelo sistema político [referência ao fato de ela não ter conseguido registrar a Rede, partido que criara]. Agora que existe a possibilidade de ela ser candidata, o PSB barra também? Seria um preço muito alto para o partido. O PSB não tem saída.



 O sr. acha inevitável que a Marina seja a candidata?



Imagine que o PSB peça ao Roberto Freire [presidente do PPS e aliado do PSB] para ir para o sacrifício e ser candidato a presidente. Aí a Marina se retira e eles teriam uma campanha absolutamente irrelevante. Outra possibilidade é o PSB lançar Marina e colocar como vice alguém do grupo de Campos.



O compromisso da Marina era com o Eduardo, e ela está numa posição de que pode fazer o que quiser agora.



O que ela deve fazer?



O sistema político, que excluiu a candidatura de Marina, será obrigado a trazê-la de volta com um cacife gigantesco. Isso acontece antes do horário eleitoral. Vai ter um período de confusão, mas acho que a Marina será candidata por causa da pressão sobre o PSB. Isso é ruim para o governo porque Marina tem carisma, cacife, voto e "recall" [lembrança dos eleitores]. O governo não contava com isso.



Marina tem condições de romper o que o sr. chama de "peemedebismo", a aliança que governa o Brasil desde FHC?



Em 2014, não. Isso vai acontecer, mas não será do dia para a noite. O sistema político vai ter de se organizar nesse sentido. Se não, não tem aprofundamento da democracia, com um debate público melhor. A tendência é o "peemedebismo" se romper em 2018. A candidatura do Eduardo era uma sintoma desse mal-estar com esse condomínio. A candidatura da Marina é a primeira que põe em questão o acordo de cavalheiros entre PT e PSDB.



Qual será o principal legado de Campos?


A principal coisa que ele fez foi enfrentar o acordo tácito entre PT e PSDB por meio de coalizões partidárias.


 






A imagem diz tudo!





Marina Silva nas Olimpíadas de Londres, 2012:



homenagem dos "warmers" britânicos, por seu ambientalismo radical,



contra o agronegócio e contra os interesses do Brasil.



 



Leia os textos de Félix Maier acessando:



1) Mídia Sem Máscara



http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html



2) Piracema II - Nadando contra a corrente



http://felixmaier1950.blogspot.com.br/ 



 



Conheça a história do terrorismo no Brasil acessando:



Wikipédia do Terrorismo no Brasil



http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/



 



MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964



Uma seleção de artigos. Imperdível!



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios e



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=13208&cat=Ensaios&vinda=S



 



Acesse as últimas postagens de Félix Maier clicando em



 



1) Usina de Letras



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM



 



2) Facebook



https://www.facebook.com/felixmaier1950



 



3) Twitter



https://twitter.com/fmaier50


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui