Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA VESTIBULARES JULHO 2014 -- 19/08/2014 - 15:07 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA MODERNA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2014



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1 UNESP 2014 CRISTOVÃO COLOMBO



 



Inserido em um empreendimento mercantil, financiado com o objetivo de exploração econômica para o fortalecimento do absolutismo espanhol, o navegante genovês [Cristóvão Colombo] encontra uma realidade na América que não permite a identificação das imaginadas riquezas orientais, dando origem a uma dupla narrativa: a do esperado e a do experimentado, em que o discurso é pressionado pela necessidade de obter informações e um projeto colonizador.



(Wilton Carlos Lima da Silva. As terras inventadas, 2003. Adaptado.).



Segundo o texto, o relato de Colombo.



a) revela a convicção do navegador de que as novas terras oferecem riquezas imediatas e poder planetário aos reis da Espanha.



b) expõe o esforço do navegador de conciliar o reconhecimento da especificidade americana com as expectativas europeias ante a viagem.



c) confirma o caráter casual da descoberta da América e o desconsolo do navegador diante das pressões comerciais da metrópole.



d) demonstra a superioridade religiosa e tecnológica dos navegadores europeus em relação aos nativos americanos.



e) mostra a decepção do navegador com o que encontrou na América, pois não havia riquezas que justificassem a longa viagem.



 



2 MACKENZIE 2014  ABSOLUTISMO



 



Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã, discute a origem da autoridade do soberano, negando sua origem divina, contrapondo a ideia de que o soberano nasce da vontade dos homens. Essa forma de governo que marcou a Idade Moderna foi



a) resultado do apoio da aristocracia que, defrontando-se com problemas de obtenção de rendas, encontrou na monarquia centralizada uma nova forma para manutenção de seus privilégios.



b) apoiada pelos camponeses e servos que, aspirando libertar-se dos grandes proprietários de terras, passaram a apoiar a politica real de unificação e centralização administrativa e judicial.



c) incentivada pelos setores populares urbanos (artesãos e pequenos comerciantes), interessados em neutralizar o poder dos grandes comerciantes e banqueiros nas importantes cidades europeias.



d) a solução para os problemas que a burguesia mercantil enfrentava, pois esta necessitava do poder real forte para efetivar uma politica econômica que garantisse as suas possibilidades de expansão.



e) resultado de uma aliança entre o clero e a nobreza rural para apoiar a centralização do poder nas mãos do monarca e assim evitar a ascensão politica da burguesia mercantil europeia.



 



 



3 FGV 2014 ANTIGO REGIME



 



São características das chamadas sociedades do Antigo Regime:



a) igualdade jurídica, valorização do trabalho manual e predomínio dos valores burgueses.



b) desigualdade jurídica, predomínio dos valores aristocráticos e desvalorização do trabalho manual.



c) desigualdade social, predomínio dos valores urbanos e anticlericalismo.



d) igualdade social, protestantismo e mentalidade aristocrática.



e) liberalismo econômico, desigualdade jurídica e ascensão das comunidades camponesas.



 



4 UNESP 2014 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



 



Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.



(Eric Hobsbawm. A era das revoluções: 1789-1848, 1986.)



Aponte dois fatores que justifiquem a importância dada pelo texto a Revolução Industrial e indique dois motivos do pioneirismo britânico.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui