Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA - QUESTÕES JULHO 2014 -- 20/08/2014 - 08:28 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2014



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1 UNESP 2014 CONGRESSO DE VIENA 1814 1815



 



O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu representantes de diversos Estados europeus e resultou.



a) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja.



b) na criação da Santa Aliança e no esforço de reafirmar valores do Antigo Regime.



c) na validação da nova divisão politica da Europa, definida pelas conquistas napoleônicas.



d) na derrubada dos regimes republicanos e na restauração monárquica na Franca e na Inglaterra.



e) na defesa dos princípios do livre comercio.



 



2 UNESP 2014 INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA LATINA



 



Sobre as lutas pela independência na América Hispânica, e correto afirmar que.



a) contaram com participação politica e militar direta dos Estados Unidos e da Alemanha, interessados em ampliar sua presença comercial na região.



b) tiveram claro caráter popular, expresso na realização, apos a emancipação, de reformas sociais profundas.



c) impediram a modernização das economias coloniais e reduziram a participação dos países da região no comercio internacional.



d) asseguraram a manutenção da unidade territorial e impediram a fragmentação politica da região.



e) foram controladas, na maior parte dos casos, pelas elites criollas, embora tenham contado com participação popular.



 



3 PUC SP PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



 



 



"Descobrir as origens da Primeira Guerra Mundial não equivale a descobrir &
39;o agressor&
39;. Ele repousa na natureza de uma situação internacional em processo de deterioração progressiva, que escapava cada vez mais ao controle dos governos." Eric Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 431.



A “deterioração progressiva” da “situação internacional” pode ser exemplificada, entre outros fatores,



a) pelo fracasso europeu na busca de fontes energéticas e pela decorrente diminuição dos níveis de industrialização nas potências europeias.



b) pela intervenção militar dos países ricos da Europa nos conflitos do Oriente Médio e pelo apoio norte-americano a Israel.



c) pelo avanço do socialismo na União Soviética e pelo agravamento das tensões diplomáticas entre os países do Ocidente.



d) pela gradual divisão das potências europeias em dois blocos opostos e pelos conflitos coloniais que envolviam alguns desses países.



e) pela disputa de fronteira entre Alemanha e França e pelo rápido aumento do apoio popular às propostas nazifascistas.



 



4 FATEC 2014 JULHO PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



 



Há cem anos, em 1914, teve início a Primeira Guerra Mundial.



Nessa guerra, foram utilizadas como recursos de combate, pela primeira vez em larga escala, tecnologias como metralhadoras, submarinos, rádios, tanques e até aviões.



O uso dessas tecnologias contribuiu para que esse fosse um dos conflitos com maiores índices de mortalidade da História.



A utilização de recursos tecnológicos avançados como esses foi possível, porque a Primeira Guerra Mundial.



a) foi financiada pelos países produtores de petróleo da região do Oriente Médio.



b) foi provocada pela Alemanha nazista, que dominava as pesquisas tecnológicas.



c) teve como protagonistas os países europeus com alto nível de industrialização.



d) teve início no Japão que dominava, na época, as principais tecnologias de guerra.



e) contou com o apoio financeiro e tecnológico das multinacionais da União Soviética.



 



5 FGV 2014 NEW DEAL



 



O New Deal caracterizou-se por um conjunto de medidas econômicas que visavam



a) superar a crise econômica da década de 1920 com medidas liberais que dessem maior autonomia a dinâmica dos mercados internacionais.



b) estabelecer acordos entre patrões e operários com o objetivo de redistribuir rendas e permitir experiências de cogestão administrativa.



c) garantir mais empregos através da intervenção do Estado na economia, sobretudo através do financiamento de obras publicas.



d) reformar a economia soviética planificada duramente afetada pela crise econômica registrada a partir de 1929.



e) diminuir o consumo e estimular a recessão econômica como forma de diminuir os altos índices de inflação registrados na década de 1920.



 



6 UNESP 2014 AUCHWITZ



 



A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos):ARBEIT MACHT FREI – o trabalho liberta.



Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água poluída. Besteira: é óbvio que o aviso é um deboche. “Eles” sabem que estamos morrendo de sede [...]. Bebo, e convido os companheiros a beber também, mas logo cuspo fora a água: está morna, adocicada, com cheiro de pântano.



Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água potável, esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e continua não acontecendo nada.



(Primo Levi. É isto um homem?, 1988.)



A descrição, por Primo Levi, de sua chegada a Auschwitz em 1944 revela.



a) o reconhecimento da própria culpa, por um prisioneiro recolhido a um campo de concentração nazista.



b) o alivio com o fim da viagem em direção a prisão e a aceitação das condições de vida existentes no campo de concentração.



c) a expectativa de que, apesar dos problemas na chegada, houvesse tratamento digno aos prisioneiros dos campos de concentração.



d) a falta de entendimento do funcionamento do campo de concentração e a disposição de colaborar com as autoridades nazistas.



e) a sensação de horror, angustia e submissão que caracterizavam a condição dos prisioneiros nos campos de concentração nazistas.



 



7 FGV 2014 CATALUNHA



 



Ao final da Copa do Mundo de futebol disputada na África do Sul (2010), alguns dos jogadores da seleção da Espanha realizaram a volta olímpica como campeões desfraldando uma bandeira da Catalunha. A respeito da



Historia dessa região, e correto afirmar:



a) O reino de Aragão uniu-se ao de Castela com o casamento dos reis católicos, Fernando e Isabel, mantendo-se a autonomia de Aragão e o funcionamento de cortes próprias.



b) A região da Catalunha promoveu uma revolução ao final do século XVIII, influenciada pelos aconteci mentos transcorridos na Franca com a subida dos jacobinos ao poder.



c) Durante a II Republica, a partir de 1931, a região perdeu sua autonomia e tornou-se uma das bases das legiões falangistas que apoiaram Franco.



d) A autonomia e o direito ao ensino da língua catalã e seu emprego na administração publica foram garantidos a Catalunha com o regime franquista, a partir de 1936.



e) Com a democratização, em 1975, a região da Catalunha perdeu sua autonomia e isso desencadeou o aparecimento de movimentos armados que lutam pela sua independência.



 



 



8 UNESP 2014 CATALUNHA AUTONOMIA



 



Catalunha de mãos dadas



Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.



(http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)



Sobre a Catalunha, e correto afirmar que se trata de.



a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida politica e econômica da Espanha.



b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia politica e administrativa em relação à Espanha.



c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.



d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida politica e econômica da Espanha.



e) um pais autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se a Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.



 



9 UNESP 2014 GUERRA CIVIL SÍRIA - REFUGIADOS



 



O número total de refugiados por causa da guerra civil na Síria chegou a 2 milhões, informa nesta terça-feira [03.09.2013] o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur. De acordo com um informe da agência, não há previsão de melhora na situação, que já dura dois anos e meio. Ainda de acordo com o Acnur, o número de refugiados representa um salto de quase 1,8 milhão em 12 meses. Há exato um ano, o número de sírios registrados como refugiados ou aguardando registro era de 230 mil. (http://g1.globo.com. Adaptado.).



Considerando as diversas causas que determinam a natureza dos fluxos demográficos, o termo que melhor qualifica o tipo de migração retratado no texto e migração.



a) sazonal. b) espontânea. c) forcada. d) pendular. e) de retorno.



 



10 UNESP 2014 EUA DOUTRINA DE SEGURANÇA NACIONAL



 



Denunciada por grandes meios de comunicação durante o ano de 2013, a espionagem internacional praticada pelos EUA foi justificada por seu governo como “necessária”, em razão de sua atual doutrina de segurança nacional. Tal doutrina de segurança e conhecida como



a) América para os americanos.



b) Aliança para o progresso.



c) Combate ao comunismo.



d) Guerra ao terror.



e) Pax ocidental.



 



11 MACKENZIE 2014 NELSON MANDELA



 



“A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e a maior aspiração de cada homem livre.” Nelson Mandela (1918-2013), líder sul-africano, o primeiro presidente da África do Sul livre e ganhador do Premio Nobel da Paz de 1993. Sua luta durante mais de 67 anos em prol dos direitos humanos foi marcada por:



I. Oposição ao governo representante de uma minoria branca que, desde o século XIX, governava a África do Sul e, mesmo rompendo com a dominação colonial inglesa, impôs a grande maioria da população negra



um severo regime de segregação racial – o apartheid.



II. Resistencia a longa permanência do regime racista da África do Sul, oficializado desde 1948. A extensa duração desse regime deveu-se, especialmente, pela grande indiferença por parte da opinião publica internacional a politica segregacionista.



III. Luta junto às comunidades internacionais em defesa da liberdade e igualdade do povo sul africano. O governo sul-africano diante das sanções comerciais sofridas começou a revogar o regime segregacionista em 1991, culminando na aprovação do projeto de Constituição que estabeleceu a democracia plena, assim como pôs fim ao apartheid.



Assinale a alternativa correta.



a) Apenas a I esta correta.



b) Apenas a II esta correta.



c) Apenas a III esta correta.



d) Apenas a II e a III estão corretas.



e) Apenas a I e a III estão corretas.



 



 



12 FATEC 2014 JULHO CORÉIAS DO NORTE E DO SUL



 



No contexto da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em dois Estados rivais: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul.



Observe, na tabela a seguir, algumas informações sobre esses dois Estados.



 













































As Duas Coreias




 




Coréia do Norte




Coréia do Sul




Área (km2)




122.762




99.617




População (milhões)




23,9




48,4




Expectativa de vida M/F(em anos)(1)




65,1/69,3




75,1/82,3




PIB (bilhões de US$)




26(3)




888



 




Exportações (milhões de



dólares) 2006




1 980




325 465



 




Exército (efetivo em



milhares) 2007




950




560




 



(1)M/F – Masculina/Feminina; (2)PIB – Produto Interno Bruto;



(3)Estimativa;



Todos os demais dados são referentes a 2008.



Fonte dos dados: Almanaque Abril 2009.



A respeito das Coreias, analise os dados da tabela e assinale a alternativa correta.



a) O alto volume de exportações da Coreia do Sul deve-se à existência de um vigoroso parque industrial e de uma mão de obra barata e pouco qualificada.



b) A densidade demográfica da Coreia do Norte é mais elevada do que a da Coreia do Sul.



c) A Coreia do Sul, um dos Tigres Asiáticos, possui grande capacidade exportadora, o que contribui para que seu PIB seja superior ao da Coreia do Norte.



d) Na Coreia do Norte, um dos mais duradouros regimes comunistas, indicadores como a expectativa de vida revelam um desenvolvimento social superior ao da Coreia do Sul.



e) O efetivo militar da Coreia do Norte é maior do que o da Coreia do Sul, em razão da população e do PIB norte-coreano serem mais elevados do que o sul-coreano.



 



13 MACKENZIE 2014  SÉCULO XX



 



“O Breve Século XX fora das guerras mundiais, quentes ou frias, feitas por grandes potencias e seus aliados em cenários de destruição de massa cada vez mais apocalípticos, culminando no holocausto nuclear das superpotências, felizmente evitado”.



Eric Hobsbawm. Era dos Extremos – O breve século XX (1994-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.538.



A respeito do cenário retratado pelo historiador Eric Hobsbawm, assinale a alternativa INCORRETA.



a) Na origem das duas guerras mundiais, vistas em seu conjunto, uma ideologia serviu como pano de fundo: o nacionalismo. Para seu entendimento, deve-se lembrar, entre o final do século XIX e a primeira metade do XX, do ódio entre nações e das revanches ocasionadas por



disputas territoriais.



b) A ascensão, na Europa, de regimes totalitários contribuiu decisivamente para os rumos do século XX. Tanto no ocidente quanto no oriente europeus, tais regimes, com suas politicas expansionistas e perseguições a opositores mostraram o poder do ódio e a sua capacidade de manipulação sobre a população.



c) O século XX assistiu ao surgimento de tecnologias bélicas capazes de promover a destruição, quase que completa do planeta. Por isso, seu final foi marcado pelo respeito à autodeterminação dos povos, conceito propalado pela ONU e que guia a diplomacia internacional no inicio do século XXI.



d) A emergência, no cenário pos-1945, das duas superpotências revelou um novo cenário de conflitos, marcado pela busca de áreas de influencia pelo globo, pela corrida armamentista e por uma disputa ideológica que por pouco não resultou em uma nova – e talvez a maior – guerra do século XX.



e) No limiar do século XXI, as perspectivas necessitam de analise. Por um lado, apos o colapso do socialismo real, a economia capitalista consolida a sua hegemonia. Por outro, os novos conflitos e disputas apontam para a adequação da estrutura de poder, levando-se em conta o multilateralismo.



 



14 FGV 2014 IRÃ PROGRAMA NUCLEAR



 



A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou, em um novo relatório, que o Irã segue cumprindo o pactuado no grande acordo nuclear interino assinado em novembro do ano passado com seis grandes potências.



http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/ira-segue-cumprindo



acordo-nuclear-interino-diz-aiea. Acesso em 22/03/2014.



Sobre o tema da reportagem, e correto afirmar:



a) O acordo mencionado foi uma iniciativa de Israel, que considera o arsenal nuclear iraniano uma ameaça ao seu próprio território e ao dialogo com os representantes palestinos.



b) A Arábia Saudita, tradicional aliada do governo iraniano, saudou o acordo mencionado, considerando seus efeitos positivos para os países do Oriente Médio.



c) Nos termos do acordo mencionado, estão suspensas temporariamente todas as sanções estadunidenses e europeias ao setor de energia iraniano, inclusive aquelas que incidiam sobre o comercio de petróleo.



d) O acordo mencionado, que teve participação dos Estados Unidos, tem como objetivo interromper o  programa nuclear iraniano de objetivo militar.



e) Nos termos do acordo mencionado, todas as instalações nucleares iranianas devem ser imediatamente desativadas e abertas à inspeção da comunidade internacional.



 



15 FGV 2014 UCRÂNIA E CRIMÉIA



 



Um referendo realizado no dia 17 de março na Crimeia, uma República Autônoma ucraniana de maioria russa, aprovou com 96,8% dos votos a adesão da região à Federação Russa. O referendo é o ápice de uma escalada de tensão que atinge a região há mais de um mês, com uma escalada militar russa e ucraniana na região gerada após a deposição do presidente ucraniano Viktor Yanukovich.



http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/entenda-o-que-mudana-crimeia-apos-referendo-aprovar-adesao-russia.html, acesso em 18/03/2014.



Sobre a questão da Crimeia, e correto afirmar:



a) A península da Crimeia foi conquistada pelos russos no século XVII, mas foi cedida pelo líder soviético Nikita Kruschev a Ucrânia em 1991, quando a União das Republicas Socialistas Soviéticas foi extinta.



b) O resultado do referendo de marco foi prontamente reconhecido pelos representantes da União Europeia e pelos Estados Unidos, com base no principio de autodeterminação dos povos.



c) Os lideres políticos tártaros, representantes da principal minoria étnica da Crimeia, figuraram entre os principais entusiastas da adesão da região a Federação Russa.



d) Apos o referendo de marco, a Federação Russa passou a considerar a Crimeia parte do seu próprio território, a despeito das reações dos países ocidentais.



e) A Ucrânia teme perder a sua importante Frota do Mar Negro, sediada na base naval de Sebastopol, caso a Crimeia se torne de fato parte integrante da Federação Russa.



 



16 FGV 2014 VENEZUELA GOVERNO NICOLÁS MADURO



 



A Venezuela tem enfrentado momentos de tensão desde o início de fevereiro, com protestos de estudantes e opositores contra o governo. A situação se agravou em 12 de fevereiro, quando uma manifestação contra o presidente Nicolás Maduro terminou com três mortos e mais de 20 feridos.



http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/entenda-os protestosna-



venezuela.html, acesso em 24/03/2014.



Sobre a tensão na Venezuela, e correto afirmar:



a) O presidente Maduro não foi eleito pelo voto popular, tendo assumido interinamente o poder apos a morte de Hugo Chávez e se mantido no cargo de forma autoritária.



b) A crise venezuelana, fonte das tensões mencionadas, tem sua origem no esgotamento das reservas de petróleo que sustentaram a economia venezuelana durante décadas.



c) Entre as principais motivações dos manifestantes que participaram dos protestos, figuram a insegurança social, as altas taxas de inflação e a escassez de produtos básicos.



d) Apesar dos protestos, o presidente Maduro recusou a oferta da União de Nações Sul-Americanas (Lansul) no sentido de mediar o dialogo com diferentes setores da sociedade nacional.



e) Desde o inicio dos protestos, o governo do presidente Maduro proibiu a circulação de todos os jornais impressos controlados pela oposição, numa clara violação a Carta Democrática Interamericana.



 



17 FGV 2014 URUGUAI MEDIDAS LIBERAIS



 



Começou com a instituição do divórcio no país, em 1907, décadas antes dos vizinhos de América Latina. Continuou com a regulamentação da jornada de oito horas, sete anos depois, com o direito de voto às mulheres, em 1932, até uma série de recentes medidas modernizadoras. O motivo da fascinação do mundo pelo Uruguai parece ser a vanguarda e a reinvenção constantes no país.



http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2013/12/o-uruguaiganha-



o-mundo-4371416.html, acesso em 15/02/2014.



Sobre as recentes medidas modernizantes aprovadas pelo parlamento uruguaio e seus desdobramentos, considere as seguintes afirmações:



I. Em 2012, o parlamento uruguaio aprovou a descriminalização do aborto, desde que realizado ate a 12a semana de gestação. Entretanto, o presidente Jose Mujica vetou a implementação da medida, alegando



questões éticas.



II. Em 2013, o parlamento uruguaio aprovou o casamento homossexual, se tornando o segundo pais latino-americano a tornar lei a união entre pessoas do mesmo gênero, depois da Argentina.



III. Em 2013, o parlamento uruguaio aprovou uma lei descriminalizando o uso e conferindo ao Estado o papel de regulador da produção e da comercialização da maconha.



Esta correto apenas o que se afirma em



a) II e III. b) I e II. c) I e III. d) II. e) III.

Comentarios

IRACI ANDRADE DE JESUS  - 28/02/2020

muito bom

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui