Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL - VESTIBULARES JULHO 2014 -- 27/08/2014 - 08:01 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


ATUALIDADES GERAL  QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2014.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



1 FGV 2014 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO



 



Serviços de atendimento ao consumidor, call centers e serviços de transcrição médica foram só o começo. A possibilidade de terceirizar serviços graças às TICs (tecnologias de informação e comunicação) aumentou a cada dia a capacidade de administrar os equipamentos físicos e as redes de computadores de empresas e de manter e desenvolver programas de negócios; [...] o que começou como arbitragem de salários ou simples corte de custos mandando para o exterior alguns empregos menores se tornou um enorme sistema projetado para transformar uma empresa em uma eficiente operação global.



Nayan Chanda. Sem Fronteira. Rio de Janeiro: Record, 2011. p. 409.



Sobre as novas condições geográficas da economia global propiciadas pelas TICs, e correto afirmar:



a) A terceirização baseada nas TICs se restringe as áreas mais deprimidas economicamente dos países desenvolvidos, pois, nos países pobres, não ha estrutura para isso.



b) O fenômeno do deslocamento desses serviços remotos, com base nas TICs, esta restrito aos países do hemisfério norte, pois são incomuns em países como o Brasil.



c) O deslocamento geográfico dos serviços remotos busca antes de salários menores, produzir o desenvolvimento em regiões mais pobres, o que e um efeito desse sistema global.



d) Call centers podem se localizar em áreas distantes dos usuários, por vezes noutro hemisfério, o que mostra como as TICs participam de uma nova geografia do mundo.



e) As TICs são acessíveis apenas as grandes corporações transnacionais e suas potencialidades são empregadas somente no processo econômico, o que mostra como certos avanços são seletivos.



 



2 PUC SP JOGOS OLÍMPICOS E CIDADES



 



Leia com atenção:



“Quando da candidatura de Paris aos Jogos Olímpicos de 2012 [...] uma dada imagem foi particularmente trabalhada, como o foram as de Londres [cidade



vencedora] e de Madrid, devido às exigências da competição entre as cidades e a importância do imaginário na escolha dos membros do Comitê Olímpico



Internacional (COI). As candidaturas sérias obtiveram credibilidade tanto técnica quanto funcionalmente e, principalmente, em termos econômicos.”



(Michel Lussault. O Homem Espacial. Paris: Seuil, 2007. p. 224).



Países e cidades do mundo, na medida de suas condições, procuram disputar o direito de sediar eventos esportivos internacionais. As alegações principais são que



a) eventos esportivos, mesmo em países e cidades ricas, são úteis para desviar a atenção de suas populações em relação aos problemas sociais existentes.



b) eventos de visibilidade internacional favorecem os países e cidades sede em suas ações geopolíticas e militares no mundo, visto o prestígio que eles passam a ter.



c) grandes festas esportivas servem, antes de tudo, para recriar ou reforçar o nacionalismo patriótico dos países sede, virtude essa que, numa época de globalização, vem se fragilizando.



d) além dos ganhos econômicos, esses eventos melhoram as condições geográficas das cidades sede, especialmente com novos investimentos no campo da mobilidade urbana.



e) além das vantagens econômicas imediatas, os países e cidades sede aumentam sua força nas ações econômicas internacionais, em especial em relação aos países mais pobres.



 



3 PUC SP TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL



 



Leia: “... a tecnologia com base em avançada teoria e pesquisa científica dominou o boom econômico da segunda metade do século XX, e não mais apenas no mundo desenvolvido. Sem a última palavra em genética, a Índia



e a Indonésia não poderiam ter produzido alimentos suficientes para suas populações em explosão, e no fim do século a biotecnologia se tornara um elemento importante tanto na agricultura quanto na medicina.”



(Eric Hobsbawm. A Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 507).



Em termos de reestruturação dos espaços, em suas diversas escalas, é correto afirmar que novos conhecimentos vindos das pesquisas científicas produziram.



a) uma diminuição expressiva das relações sociais no interior de um país, e mesmo entre as populações de países diferentes, em razão da multiplicação dos meios tecnológicos virtuais, que dispensam as viagens e os contatos.



b) a ampliação significativa dos fluxos comerciais, como a diminuição do impacto das distâncias, em razão das novas tecnologias de transportes que alteraram as velocidades e a capacidade de carga.



c) redução da extensão das áreas agricultáveis, na medida em que os aportes científicos na agricultura aumentaram de tal modo a produtividade, que novos



desmatamentos tornaram-se desnecessários.



d) uma fragilização ainda maior das fontes de recursos naturais visto que as novas tecnologias automatizadas da produção de bens materiais ampliaram a produção predadora e os impactos ambientais, como a poluição,por exemplo.



e) uma eficiência muito maior na prospecção e exploração de fontes de energia fósseis, por meio das tecnologias informatizadas, de modo a garantir para o planeta uma autossuficiência inédita nesse tipo de energia.



 



4 MAKENZIE  2014  FOME NO MUNDO



 



“Constitui, pois, a luta contra a fome, concebida em termos objetivos, o único caminho para a sobrevivência de nossa civilização, ameaçada em sua substância vital por seus próprios excessos, pelos abusos do poder econômico, por sua orgulhosa cegueira – numa palavra, por seu egocentrismo político,sua superada visão ptolomaica do mundo.- 1966” Josué de Castro http://pensador.uol.com.br/autor/josue_de_castro/



No ano de 2008, o mundo celebrou o centenário do nascimento de Josué de Castro, pernambucano que foi presidente do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).



Foi indicado três vezes para o premio Nobel: de medicina, em 1954, e da paz, em 1963 e 1970. De acordo com seus conhecimentos a respeito do tema da fome e, com base na frase acima, esta correto afirmar que o pensamento de Josué de Castro e coerente com a teoria demográfica.



a) Malthusiana, pois relaciona a fome ao descompasso entre a produção de alimentos, que cresce em progressão aritmética, ao crescimento populacional, que ocorre em progressão geométrica.



b) Neomalthusiana, ao conceber os abusos do poder econômico como consequência dos elevados índices de natalidade.



c) Econeomalthusiana, uma vez que defende a tese de que a degradação ambiental provocada pelo fenômeno da superpopulação compromete a vida na Terra.



d) Reformista, ao entender que o problema da fome decorre de relações econômicas e socais injustas e desiguais.



e) Alarmista, ao supervalorizar os efeitos negativos da superpopulação e omitir fatores sociais, econômicos e políticos.



 



 



5 MAKENZIE 2014 ÁGUA NO MUNDO



 



RISCO DE ESCASSEZ DE ÁGUA EM DIFERENTES PAÍSES NO MUNDO



Fonte: http://www.mlit.go.jp/english/2006/c_l_and_w_bureau/01_worldwater/



Diferentes estudos avaliam o potencial risco da escassez de agua no mundo. De um modo geral, esses estudos comparam a oferta de agua doce disponível aos diferentes tipos de consumo pelas sociedades humanas. Além disso, são feitas estimativas de crescimento demográfico e econômico



para se estabelecer o grau de segurança futura para cada pais ou região. Com base nessas informações e seus conhecimentos a respeito do tema, considere as afirmações:



I. O baixo risco de escassez no Egito, Sudão e Líbia se justifica pela abundancia de agua do Nilo, cuja bacia detém o maior volume d’agua do continente africano.



II. A região metropolitana de São Paulo tem riscos devido ao desperdício, os vazamentos na distribuição, o comprometimento dos mananciais e o elevado consumo, apesar da situação relativamente confortável do Brasil em relação a países como Índia e Peru.



III. A Europa Oriental, a China e o México apresentam riscos de escassez maiores do que o Brasil, em razão de consideráveis contingentes populacionais em áreas urbanas e produção industrial diversificada, setores que consomem mais agua do que a agro pecuária em todo o mundo.



Assinale a alternativa correta.



a) Apenas a afirmação I esta correta.



b) Apenas a afirmação II esta correta.



c) Apenas a afirmação III esta correta.



d) Apenas as afirmações I e II estão corretas.



e) Apenas as afirmações II e III estão corretas.



 



 



6 MACKENZIE 2014 CHINA TERRAS RARAS



 



China acumula reservas de terras-raras e gera temores



(The Wall Street Journal, de Xangai 7/02/2011)



A China está acumulando reservas estratégicas de metais de terras raras, uma iniciativa que pode dar ao governo chinês um maior poder de influenciar os preços e ofertas mundiais de um setor que ele já domina [...]. A China não é a única a procurar estocar terras-raras. Os governos japonês e sul-coreano afirmam que acumularam algumas reservas, e analistas americanos também reivindicaram uma iniciativa similar. Mas o país parece estar à frente dos outros países [...]. Em seus poucos comentários sobre



reservas estratégicas de terras-raras, autoridades chinesas citaram a necessidade de proteger os recursos naturais, reduzir a poluição e poupar energia, os mesmos fatores que usou para explicar as cotas de exportação.



O acumulo estratégico de “terras-raras” e um tema que vem dinamizando as discussões geopolíticas mundiais.



A respeito do tema “terras-raras”, e correto afirmar que.



a) a China tem interesse em acumular reservas estratégicas, podendo assim melhorar a qualidade dos solos na porção Noroeste do pais, praticamente, inóspita do ponto de vista produtivo.



b) os debates internacionais sobre o acumulo de “terras raras” se intensificaram por sua importância em aplicações para o desenvolvimento de alta tecnologia como: armas guiadas a laser, baterias de carros híbridos, painéis solares e smartphones.



c) o Brasil decidiu, desde 2010, manter a neutralidade em relação a intrincada questão geopolítica visto que não possui reminiscências de terras-raras em seu extenso território.



d) a China lidera o ranking de países detentores de reservas estratégicas seguida pela Malásia e a Austrália, que ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.



e) a OMC admite a supremacia chinesa em relação à acumulação de terras raras não impondo, portanto, restrições ao possível monopólio dos recursos nas próximas décadas por tratar-se de um pais emergente.



 



7. REDAÇÃO - PUC SP



 



Esporte: Integração ou Discriminação?



Leia os textos e observe as imagens:



“Com [a cineasta] Leni Riefenstahl, e seus famosos O triunfo da vontade e Olympia, o cinema nazista não só propôs uma nova modalidade de filme de propaganda, mas também alcançou um nível invejável de realização estética. (...) Olympia, consagrado aos jogos olímpicos de 1936, e muito mais que um simples documentário – e um hino de exaltação a Alemanha nazista, através da glorificação da forca física, da saúde e da pureza racial, miticamente fotografadas. Foram necessários 800 mil metros de filme rodados para mostrar, através do sacrifício individual de cada atleta, como essa forca e



essa energia forjavam a nação, aceitas pelo sacerdote intermediário, o Fu&
776;hrer.”



Alcir Lenharo. Nazismo: o triunfo da vontade. São Paulo: Ática, 1986, p. 59-60.



“Jogos Olímpicos de Berlim-1936. Adolf Hitler, que inicialmente era contra o evento esportivo na Alemanha, acabou convencido de realizar a Olimpíada para alavancar a propaganda do Nazismo e a doutrina da supremacia da raça ariana. Mas o discurso racista do ditador acabou desmentido pelo desempenho de um atleta negro americano: Jesse Owens. Os nazistas



aproveitaram o evento esportivo para a propaganda do regime de Hitler. O forte incentivo aos atletas fez a Alemanha ficar no topo do ranking de medalhas, com 33 ouros contra 24 dos EUA. Mas, apesar da vitória, o



discurso nazista caiu por terra diante dos feitos de Owens, que liderou os americanos no atletismo ao conquistar as medalhas de ouro nos 100m, 200m,



revezamento 4x100m e salto em distancia.”



Cem anos de Jesse Owens, o homem que desafiou Hitler, in http://www.lancenet.com.br, 12.09.2013 (Acesso em 27.05.2014).



Adaptado



“O comissário da NBA, Adam Silver, anunciou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, que Donald Sterling, dono da franquia Los Angeles Clippers, esta banido pelo resto da sua vida da liga de basquete, como consequência



dos comentários racistas feitos por ele para sua namorada, que vieram a tona no fim de semana e geraram enorme repercussão dentro dos Estados Unidos.



Silver também confirmou que Sterling sofrera a multa máxima permitida dentro da constituição da NBA, que e de US$ 2,5 milhões. (R$ 5,5 milhões). O comissário também afirmou que fara de tudo para que o dono dos Clippers venda a equipe para outra pessoa, a fim de desvincula-lo completamente da liga.”



“Dono dos Clippers é banido da NBA depois de comentários racistas”, http://esportes.terra.com.br, 29.04.2014 (Acesso em 28.05.2014).



Cena de “Olympia”, filme de Leni Riefenstahl (1936) http://fashionistas.com.gr/article.asp?id=4307 (Acesso em 27.05.2014)



“Os habituais clichês, que todos nos conhecemos, dizem que o esporte seria uma das coisas secundarias mais lindas do mundo, que o esporte e lazer, que até mantem com mais saúde e unifica nações. Muitos até levantam a tese de que o esporte é um verdadeiro aliado-incentivador na promoção de um internacionalismo mais autentico e amigo. Compreensível, então, que sejam glorificadas as virtudes do esporte, como fairness [imparcialidade],



solidariedade, empenho pessoal, etc.”



Uwe MULLER. Esporte e Globalização In: Motrivivência – Revista



de Educação Física, Esporte e Lazer UFSC, nº 10, 1997.



https://periodicos.ufsc.br/ (Acesso em 27.05.2014).



A partir da leitura dos textos , escreva um texto dissertativo, considerando:



– a importância da questão racial no nazismo;



– a persistência de práticas racistas, associadas aos esportes, nos dias de hoje;



– a pertinência (ou não) do papel integrador do esporte dos diferentes povos e países.



 



8. REDAÇÃO



 



Somos todos macacos(?) Viva a banana!



Daniel Alves, o lateral direito brasileiro que joga pelo Barcelona FC, causou um terremoto no domingo passado (27/4) ao pegar, descascar e comer uma banana jogada nele como insulto racista durante um jogo do campeonato



espanhol no estádio El Madrigal, contra o Villarreal, na cidade espanhola homônima. Logo depois desse episódio lamentável, o Barcelona virou o jogo aos 37 minutos do segundo tempo, quando o atacante argentino Lionel Messi marcou o gol que deu a vitória por 3 a 2 à equipe catalã. Foi o resultado perfeito. O gesto de Daniel Alves se tornou um viral na internet.



Neymar Jr., seu colega brasileiro de equipe, postou uma foto no Instagram que o mostrava ao lado do filhinho Davi Lucca. Neymar tinha uma banana descascada nas mãos. Davi Lucca tinha um brinquedo em forma de banana descascada, quase de seu tamanho. Neymar tem 10,4 milhões de seguidores no Twitter e 4,6 milhões no Instagram. A assinatura da foto (em português, inglês, espanhol e catalão) dizia “somos todos macacos, somos todos iguais Diga não ao racismo!”



(...)



O tuíte de Neymar foi planejado por uma agência de publicidade. Mas, e daí? A reação de Daniel Alves a um insulto racista e a esperteza de Neymar nas mídias sociais já receberam apoio de músicos, de artistas de TV e de



outros jogadores de futebol, como os brasileiros Oscar, David Luiz e Willian, do Chelsea (Inglaterra), do italiano Mario Balotelli, do Milan FC, bem como do primeiro-ministro de seu país, Matteo Renzi, e foram vistas por dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo. E isso é uma boa notícia. Viva Daniel Alves! Viva Neymar! Viva a banana! De fato, o Brasil deveria adotar a banana como símbolo informal da Copa do Mundo deste ano.



Kenneth Maxwell. Folha de S.Paulo, 1 de maio de 2014, p.2.



Tradução de Paulo Migliacci



«A hashtag
somostodosmacacos é mais uma das muitas idiotices da modinha das selfies. Serem comparadas a macacos é provavelmente a primeira e a mais frequente ofensa racial sofrida pelas pessoas de etnia



negra. Afoitas por likes de Twitter e Facebook, as celebridades comendo banana transformaram o assunto numa grande brincadeira, sem atentar para o fato de que os maiores atingidos por tal ofensa – os negros – querem



e merecem distância de qualquer comparação com esse ou qualquer outro animal. Não somos todos macacos.



Negros não são macacos. Ninguém é macaco. Racismo é crime e deve ser combatido com punições severas, e não com bananas.»



Carta de leitor da reportagem: A resposta de Daniel Alves ao



racismo, in Revista Veja, edição 2373, de 14 de maio de 2014, p.34.



 



PROPOSTA – A ação praticada pelo jogador brasileiro Daniel Alves, na Espanha, repercutiu nos jornais e telejornais nacionais e internacionais, nas redes sociais, nas conversas informais, enfim, fomos todos convidados



a opinar sobre um assunto muito polêmico. Escolhemos dois textos que mostram pontos positivos e negativos sobre o tema “Somos todos macacos”.



Construa um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa, concordando ou não com as ideias apresentadas pelos autores.



Desenvolva de forma clara e coesa os argumentos que exponham o seu ponto de vista sobre este assunto.



Dê um título ao seu texto.



IMPORTANTE: passe a limpo, a tinta, sua redação, no espaço a ela destinado. O rascunho não será considerado.



Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo. Será desclassificado o



candidato que zerar na redação.



 



9. REDAÇÃO



 



Leia os seguintes trechos de uma entrevista sobre a chamada “geração y” ou “geração net”, concedida a Information Week Brasil (IWB) por Don Tapscott, diretor da New Paradigm e autor de Wikinomics e de outros dez



livros:



InformationWeek Brasil – Como você define a geração Y (ou net)?



Don Tapscott Nascidos entre 1977 e 1997, os integrantes da geração net constituem a primeira leva de jovens totalmente imersa na interatividade, hiperestimulação e ambiente digital. Globalmente, eles representam um quarto da população do mundo e daqui a pouco vão dominar a força de trabalho, consumo e política.



IWB – Como os jovens dessa geração vão mudar a maneira como as companhias trabalham?



Tapscott Eles têm a expectativa de um ambiente de trabalho inovador, com flexibilidade de horário, mobilidade e um processo de tomada de decisão muito ágil. Eles ficarão frustrados se encontrarem um ambiente



de controles rígidos e que lhes diga como é que eles devem trabalhar. O velho modelo de “recrutar, gerenciar e manter” os empregados não funciona mais.



IWB – Qual e o impacto da entrada dessa geração para a TI das companhias?



Tapscott Muito grande. Essa geração nasceu em bits e está completamente confortável com tecnologia. Eles querem o estado da arte da tecnologia e de ferramentas de colaboração, tais como wikis e mensagens instantâneas, que os ajudam a trabalhar. Quando convém, eles anseiam por trabalhar em outras localidades, em casa, por exemplo, e esperam que as tecnologias estejam disponíveis nessas localizações remotas.



IWB – Qual tipo de novos valores a geração Y traz para as companhias?



Tapscott Os jovens pensam e se relacionam de forma diferente, e estão dispostos a trabalhar em um ambiente de constantes mudanças. Ainda que os integrantes da geração net sejam confiantes, criativos, independentes e tenham mente aberta, eles tendem a ser um grande desafio para gerenciar. Eles demandam novas oportunidades para



aprender e responsabilidade, querem feedbacks instantâneos, primam por balancear a vida profissional e pessoal e anseiam por relacionamentos fortes no ambiente de trabalho.



Por isto, as companhias precisam alterar sua cultura de gestão desses jovens, sem, no entanto, perder o respeito pelas necessidades dos outros funcionários. Se cultivada adequadamente, essa geração traz vantagens para a organização, no que se refere à inovação e competitividade.



IWB – Na sua opinião, essas mudanças ocorrem da mesma maneira ao redor do mundo? Quais seriam as diferenças entre os países?



Tapscott Sim, conforme tenho visto. Como parte do meu novo livro, Grown Up Digital, nós pesquisamos milhares de jovens de 12 países ao redor do mundo. Existem diferenças regionais na abordagem do trabalho. Por exemplo, os jovens primam pela liberdade. Na América do Norte, liberdade geralmente significa fazer o próprio horário e trabalhar em casa sempre que puderem. Já em economias emergentes, pelo contrário, significa trocar de empresa rapidamente e facilmente. Isto, claro, é um



desafio para os empregadores, especialmente a partir do momento em que a geração net na Índia e China pode praticamente dobrar seu salário simplesmente por retomar a carreira em uma organização multinacional.



Information Week Brasil. Edição 202. 27/01/2010.



Como você avalia as observações de Tapscott? No que se refere ao modo de considerar o mundo do trabalho, a atual geração de jovens difere, de fato, da geração precedente?



As expectativas profissionais que o entrevistado identifica na “geração y” correspondem à realidade? Você as reconhece no seu meio social? Atendendo a essas questões e a outras que você julgue relevantes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre A atual geração de jovens e o mundo do trabalho.



Instruções:



– A redação devera seguir as normas da língua escrita culta*.



– O texto devera ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas escritas.



– Redações fora desses limites não serão corrigidas e receberão nota zero.



– A redação também terá nota zero, caso haja fuga total ao tema ou a estrutura definidos na proposta de redação.



– De um titulo a sua redação.



– A redação devera ser redigida na folha de respostas, com letra legível e, obrigatoriamente, com caneta de tinta azul ou preta.



* As questões das provas do Vestibular foram elaboradas conforme as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado, no Brasil, pelo Decreto 6.583, em 29/09/2008. No texto escrito pelos candidatos, serão aceitos os dois Sistemas Ortográficos em vigor.



 



10. INSPER 2014  - Tema 2



Considere o excerto a seguir para desenvolver uma dissertação em prosa.



Como funciona o Big Data



Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje.



Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.



 



A NOVIDADE



A grande novidade das soluções de Big Data é lidar também com os chamados dados não estruturados, que até então só podiam ser compreendidos por pessoas. São Tweets, posts no Facebook, vídeos,



geolocalização e comportamentos de clientes que dependem de contexto para ter sentido.



O mercado de Big Data crescerá quase 40% ao ano até 2015



Esses dados não estruturados representam 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje A quantidade global de dados digitais



deve crescer de 1,8 zettabyte, hoje, para 7,9 zettabytes em 2015.



Daqui a três anos, toda a informação do mundo poderá ser



armazenada em: 493 bilhões de iPads



Compare



1 Zettabyte é igual 1.000.000.000.000.000.000.000 bytes



1 Gigabyte é igual 1.000.000.000 bytes



.



(Adaptado de http://oglobo.globo.com/infograficos/bigdata/)



 



Adaptado: http://www.ver.pt/conteudos/verArtigo.aspx?id=1769&a=Inovação



 



A tecnologia de análise preditiva de Big Data acabou com a privacidade dos internautas, afirma John Naughton, pesquisador e jornalista do britânico The Guardian. O motivo é que as técnicas usadas por esses



softwares atualmente podem efetivamente cruzar dados pessoais que não são protegidos por nenhuma legislação adotada hoje em dia.



Um exemplo disso é a Target, uma companhia de varejo norte-americana que coleta fragmentos de informações de indivíduos e com eles consegue descobrir hábitos de consumo e até a data de nascimento dos bebês de clientes atualmente grávidas, para oferecer produtos direcionados a elas.



(http://corporate.canaltech.com.br/noticia/negócios/Tecnologia-preditiva-de-Big-Dataacabou- com-a-privacidade-diz-jornalista/)



 



A emergência do “Big Data” – traduzido livremente por gigantescos volumes de dados – alterou fundamentalmente o nosso relacionamento com a informação e fez emergir a questão das nossas expectativas face à privacidade. Tal como explica Nigel Inkster, Diretor do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos sobre Riscos Políticos e Ameaças Transnacionais, e membro do Global Agenda Council para o Terrorismo, a nossa informação pessoal, em conjunto com os comportamentos on-line, tornaram-se numa commodity a ser analisada e comercializada de uma forma pouco apreciada pela esmagadora maioria dos utilizadores e praticamente sem qualquer tipo de controle .



Adaptado: http://www.ver.pt/conteudos/verArtigo.aspx?id=1769&a=Inovacao)



 



Em entrevista a revista EXAME, o físico Andreas Weigend, de Stanford, diz que o big data avança, mas falta as empresas inteligência no uso dos dados da internet.



Exame: O que as pessoas devem ter em mente quando tratamos de big data?



Andreas Weigend: Um dos pontos principais é sobre a nova maneira de interpretar o mundo. No passado, você aprendeu que era importante dar respostas da melhor maneira possível. Agora, você tem que aprender a como perguntar da melhor maneira possível. No mundo atual, em que até mesmo em favelas as pessoas têm telefones celulares nos quais podem obter qualquer tipo de informação, o que distingue os que são bem-sucedidos dos malsucedidos é fazer a pergunta correta.



(http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/faltainteligencia-



as-empresas-no-big-data-diz-weigend)



Conforme indicado nas folhas de rascunho e de redação, utilize o próprio tema como titulo de sua dissertação.



Tema/Titulo 2 Big Data: do uso ao abuso da informação



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui