Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITO - QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2014 -- 28/08/2014 - 08:16 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


GABARITO - QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2014



 



HISTÓRIA ANTIGA



 



1 B  2 D  3  A



 



HISTÓRIA MEDIEVAL



 



1  E  2  B  3  B



 



HISTÓRIA MODERNA



 



1 B  2  D  3  B 



Resolução 4



 



A Revolução Industrial deu início a um processo de transformação do mundo, que permitiu a consolidação da sociedade de consumo e de classes, ou seja , o mundo contemporâneo, pelo extraordinário aumento da produção e da produtividade do trabalho.



A Inglaterra foi a pioneira por diversas razões entre elas o seu moderno sistema político consolidado pela Revolução Gloriosa, incentivo ao desenvolvimento tecnológico, grande disponibilidade de matéria-prima e mão de obra urbana devido aos cercamentos.



 



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA



 



1 B 2 E 3 D 4 C 5 C 6 E 7 A 8 B 9 C 10 D 11 E 12 C 13 C 14 D 15 D 16 C 17 A



 



BRASIL COLÔNIA



 



1 E 2 D 3 C 4 B



 



BRASIL REINO UNIDO E PERÍODO MONÁRQUICO



 



Resolução1



 



A família real transferiu-se às pressas para o Brasil devido á



O principal motivo da transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808 foi a invasão do país pelas tropas de Napoleão, causada por Portugal não ter aceitado aderir ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão na tentativa de estrangular economicamente a Inglaterra.



A chegada da Família Real ao Rio de Janeiro resultou na desapropriação de residências na cidade para abrigar os que chegaram. Impostos foram elevados para suportar os custos decorrentes da mudança da corte e dos órgãos administrativos do Estado Português para o Brasil.



 



Resolução 2



 



Tanto a agricultura canavieira no Nordeste, quanto a cafeeira de São Paulo eram fundadas no latifúndio, na monocultura e na produção visando o mercado externo.



A agricultura canavieira no Nordeste baseou-se exclusivamente no trabalho escravo e a cafeicultura passou progressivamente a adotar o trabalho livre de imigrantes. O transporte da produção de cana era feito exclusivamente por tração animal e no caso do café implantou-se um sistema ferroviário.



 



3 C 4 E 5 E 6 A



 



BRASIL REPÚBLICA



 



 



1 D 2 B 3 B 4 A 5 B 6 C 7 C



Resolução 8



 



A abertura política iniciada por Geisel foi lenta. Em 1979 foi extinto o AI-5 que era o principal instrumento do governo de exceção e foi promulgada a Lei da Anistia para anistia os guerrilheiros e os agentes da repressão. O pluripartidarismo foi restabelecido e as eleições diretas para governadores.



 



 



Resolução 9



 



O neoliberalismo está relacionado ao modelo econômico capitalista até a crise de 1929. No Brasil este modelo, associado à desestatização da economia, abertura ao mercado externo durou pouco. Com a ascensão do petismo com Lula, voltou a crescer a intervenção do Estado na economia, medidas protecionistas e o Brasil acentuou seu fechamento em relação ao mundo. No governo Dilma essa política retrógrada se acentuou com a ênfase no MERCOSUL, ficando em segundo plano as relações com EUA e União Europeia.



 



ATUALIDADES GERAL



 



1 D 2 D 3 B 4 D 5 B 6 B    



 



BRASIL ATUALIDADES



1 B 2 E 3 A 4 C  



Resolução 5



 



A proliferação dos condomínios fechados está relacionada ao desejo das famílias de renda mais elevada de segregarem-se dos demais grupos da população e ao mesmo tempo contar com a segurança proporcionada pelos condomínios que são áreas completamente muradas e com controle de entrada na portaria.



Como consequência da instalação destas áreas está a segregação social inerente às mesmas e a mudança total no panorama urbano, pois estas áreas fechadas possuem critérios próprios de ingresso e circulação.



 



 



Resolução 6



 



O texto 1 é um texto de enfoque religioso, tendo como base a crença na fé e a certeza de que a religião proporciona a realização humana desde que praticados os princípios religiosos.



O texto 2, de Sigmund Freud apresenta uma visão da religião como um fenômeno psicológico e como tal um lenitivo para a condição humana. Para Freud, depender apenas da religião é um “infantilismo destinado a ser superado”.



 



7 C 8 D 9 A 10 B 11 B 12 B



 



FILOSOFIA E SOCIOLOGIA



1 D 2 E 3 C 4 A



Resolução 5



 



Burke como o texto deixa bem claro era um liberal conservador, que não aceitava a tese de igualdade social. Para ele a hierarquia social é uma necessidade natural e neste sentido a igualdade social pregada pela Revolução Francesa não passava de uma mistificação.



John Stuart Mill era um liberal democrata, que defende o voto universal e a emancipação da mulher. Para ele, o homem evoluiria para uma sociedade democrática.



 



 



Resolução 6



 



Platão no texto assinala que os que devem governar são os ricos, não em dinheiro, mas em sabedoria.



 



Para Maquiavel, os fins justificam os meios e, portanto para governar um Estado não devem ser levada em conta considerações morais, mas sim os interesses da preservação do poder.



 



Resolução 7



 



A Iatroquímica como o texto demonstra não tem nada de científica, pois era baseada em suposições e conceitos sobrenaturais. Nada têm a ver com a interpretação racional da realidade, com a experiência, com métodos rigorosos, características do conhecimento científico.



 



8 E  9 D 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui