Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Nietzsche; Amar, verbo intransitivo; Mário de Andrade -- 08/08/2002 - 20:57 (Dante Gatto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GATTO, D. A presença de Nietzsche em Amar, verbo intransitivo — idílio de Mário de Andrade. Assis, 1999. 240p. Dissertação (Mestrado em Letras) — Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.


RESUMO

Este trabalho empreende uma investigação em Amar, verbo intransitivo de Mário de Andrade (1893-1945) sob o enfoque da presença (caráter vivo, influência) do filósofo Friedrich Wilhem Nietzsche (1844-1900). O ponto fulcral fica por conta da questão do idílio, conforme foi classificado o romance, inclusive no título. Evidências demonstraram que o idílio em Amar, verbo intransitivo se dá no espaço do sonho nietzscheano, sob o signo da Origem da tragédia em que Nietzsche foi influenciado por Wagner e Schopenhauer. O pastor da Arcádia (idealismo de Rousseal), nesse idílio, é substituído pelo sátiro da tragédia grega (primitivismo de Nietzsche). A controvertida questão da professora de amor demonstrou ser uma estrutura psicológica nascida da estrutura econômica, tendo as previsões nietzscheanas na base deste fenômeno. A comparação da proposta modernista com o eterno retorno, como o entendia o filósofo alemão, considerando os recursos estéticos empregados por Mário de Andrade e sua opção ideológica, foi a última aproximação.

Palavras-chave: Mário de Andrade, Nietzsche, Amar, verbo intransitivo, idílio, modernismo.

GATTO, D. The presence of Nietzsche in Amar, verbo intransitivo – idílio from Mário de Andrade. Assis, 1999. 240p. Dissertação (Mestrado em Letras) — Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.


ABSTRACT

This work undertakes an investigation in Amar, verbo intransitivo (To love, an intransitive verb), written by Mário de Andrade (1893 - 1945) analysis done about the presence (alive character, influence ) of Friedrich Wilhem Nietzche (1844 - 1900). The fulcrum point is related to the Idyll question, as the romance has been classified, including the tittle. Evidences demonstrate that the idyll in Amar, verbo intransitivo (To love, an intransitive verb) takes place in the space of a Nietzchean dream, under the sign of The Tragedy Origin in which Nietzche is influenced by Wagner and Shopenhauer . The Arcadian shepherd (Rousseau’s idealism ), in this idyll is substituted by the satire of the Greek Comedy (Nietzche’s primitivism ). The controverted question is that the teacher of love has demonstrated to be a psychological structure born from the economic structure, having the Nietzchean prevision at the base of this phenomena. The comparison between the modernism proposal and the eternal return, as it has been understood by the German philosopher, taking in consideration the esthetic resources utilized by Mario de Andrade and his ideological option, have been the last aproach.

Keywords : Mário de Andrade, Nietzsche, Amar, verbo intransitivo, idyll, modernism.

Se for o caso, envio toda a dissertação por e-mail (gattod@terra.com.br).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui