Usina de Letras
Usina de Letras
80 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Feira do Fumeiro 2015 em Montalegre -- 25/01/2015 - 13:09 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Feira do Fumeiro 2015 em Montalegre

 Mais uma feira do fumeiro em Montalegre, o que isso representa para a região, para os barrosões residentes em países de acolhimento; para

Montalegre e toda a região de Barroso.  É dia  de  festa, é dia de mostrar o que este pedacinho de Portugal tem para oferecer  à nação portuguesa e ao mundo.

   O presunto de Barroso,  os defumados,  preparados por mãos habilidosas, verdadeiros artistas na arte de dar à carne de porco um destino nobre.

     O preparo segue rituais quase sagrados.

Era  a carne de porco  o principal  alimento  que se servia em todas as mesas daquela gente.

     Tudo era bem aproveitado seguindo a  tradição de quase fazer milagres com a carne das diversas partes do corpo do animal.

     Bem curada, bem defumada, iria ser servida à mistura com a boa batata de Barroso, com a boa couve de Barroso, enfim, mil variedades de pratos saíam das mãos de  cozinheiras, que mais pareciam fadas à volta de potes de ferro a preparar comidas mágicas. 

     Tudo isso sem retorno algum. A única recompensa: a alegria de ver sua família sentada à mesa saboreando autênticos manjares.  Nada mais, nada mais mesmo.

     Então hoje a feira do fumeiro é também uma homenagem a essas  mulheres de armas, que se doavam tão generosamente para  que sua família não passasse fome,  e  se alimentassem com regalos  saídos  de suas mãos,  quase mãos de fadas.

    É também uma homenagem aos homens que ajudavam em tudo e de tudo participavam.

    E para a alegria da terra tudo isto virou uma atração turística, uma festa.

  É também  a constatação de que realmente a carne de porco pode sim ter um destino nobre.

    O presunto de Barroso se apresenta hoje como uma iguaria da melhor qualidade, assim como as chouriças, os salpicões, as alheiras.

    Este ano não foi diferente, milhares de pessoas vieram de longe prestigiar o evento e abastecer as suas arcas com Manjares da terra de Barroso.

    Os que, embora aí nascidos e criados,  não puderam estar presentes, o coração foi, sim!

A saudade bateu mais forte, bateram palmas, cantaram  como se estivessem a cantar um hino em homenagem  à tradição , às iguarias  que a  mãe, agora idosa, com as forças se esvaindo, servia à  mesa.

      Bem hajam todos que não mediram esforços para que mais uma feira do fumeiro em Montalegre  atraísse  tanta gente em busca de uma gastronomia de qualidade e sabor incomparável.  Bem hajam os filhos da terra que não deixam a vela da tradição se apagar.

Procuram seguir os velhos rituais  necessários para se obter um presunto e defumados com a mesma qualidade . Uma marca de Barroso que merece ser cultuada  com rigor.

       Vamos brindar a mais um sucesso da feira do fumeiro em Montalegre,  à visita de ilustres autoridades como a do Primeiro Ministro de Portugal e outras, um atestado vivo de que descobriram Montalegre, antes tarde do que nunca. Ouviram ali o  Sr. Orlando  Alves, atual presidente da Câmara de Montalegre, discursar sobre o que se vem fazendo em Montalegre em prol do progresso da região. Vamos brindar à visita de  empreendedores como o Sr. Abílio Carneiro, um homem ampla de visão, um mago da hotelaria, um amigo de Barroso,  que  foi à feira do fumeiro de Montalegre levando na algibeira projetos de monta para  fomentar o turismo na região.  Todos os amigos que fez enquanto esteve entre nós no  Brasil  lhe desejamos muito sucesso em seus projetos. Que encontre em Montalegre  bons ouvidos e vozes que façam ecoar os seus planos  bem mais longe, não só em escala  regional, como  nacional. Vamos aproveitar, como o  Sr.Presidente da Cãmara  Sr.  Orlando Alves disse: Montalegre está na moda e tem charme.

           Todos os filhos de Montalgre residentes em países de acolhimento  torcem para que a região deixe de ser uma área de desertificação para se tornar  num polo turístico que “está na moda e tem charme”.

                                                       Lita Moniz

                                                               ( Em São Paulo)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 568 vezesFale com o autor