Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Na banheira com o ET -- 03/04/2002 - 11:55 (Bruno Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O impacto do filme de Spielberg nas crianças de todo mundo foi instantâneo. Lembro-me de ser pequeno e ter sonho terríveis com o pequenino ET, mas mesmo assim esperneei e brandei para todo mundo presente na extinta Sears, que queria por que queria a trilha sonora do filme, em antiquado vinil bolachão. E até pouco tempo, ainda conservava a relíquia em acetato da trilha sonora do filme de Spielberg, até o dia em que resolvi juntar as velharias e vende-las num sebo, a fim de comprar os últimos lançamentos do Iron Maiden – Powerslave. Grande troca essa minha, né?



Bom, quanto ao filme que marcou gerações, está novamente em cartaz. As mudanças no filme não foram muitas, apenas aquelas que já apareceram no novo trailer. Melhoramentos nos efeitos especiais, a inclusão da cena do ET na banheira, e a troca das armas dos agentes especiais por walkie-talkies. Em algum momento da vida politicamente correta de Spielberg, ele notou a disparidade de ter agentes especiais armados, perseguindo um grupo de crianças, que lideradas pelo garoto Elliot, fugiam com o ET.



Nada mais, a oferecer têm o ‘novo’ filme de Spielberg? Um produto antigo, numa nova embalagem, e uma grande jogada de marketing. Quem se importa? A nova geração de fedelhos, vai deliciar-se com as aventuras do pequeno Elliot com seu ET de estimação. E muitos, vão demorar pra dormir à noite, na esperança de terem seu próprio ET na banheira.



O filme de Spielberg alcançou a legião de fãs mirins, por ter sido honesto e autêntico com o público alvo – as crianças. Não é a toa que Spielberg tem como ponto positivo, saber tirar atuações convincentes de seus atores mirins. Podemos tomar como exemplo a atuação mirim do garoto estreante, em seu filme anterior – Contatos Imediatos de Terceiro Grau, e dizem outras línguas, que Spielberg aproveitou ao máximo a convivência com François Truffaut, e com este aprendeu a dirigir crianças, baseado na experiência do diretor francês com os atores mirins.



Como curiosidade, até Harison Ford participou das filmagens de ET, mas acabou no chão da sala de edição, por Spielberg ter achado que seu personagem desviava a atenção da trama principal. Durante os testes para a escolha do protagonista de E.T, Henry Thomas imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta idéia em sua audição para o papel, na intenção de passar às pessoas a sensação de tristeza de seu personagem. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição e o escolheu para protagonizar o filme. Anos depois a atriz mirim Drew Barrymore posou nua na playboy, e recebeu um exemplar da revista masculina com suas partes íntimas tampadas por tarjas pretas, e um recado de Spielberg: “Cubra-se”. O rosto do ET foi elaborado tendo como molde as faces do poeta Carl Sandburg e do cientista Albert Einstein.



O filme ganhou em 1982, 4 Oscar: Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Som. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição. - Ganhou 2 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 3 indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Revelação Masculina (Henry Thomas). Ganhou o Grammy de Melhor Trilha Sonora Composta Para um Filme.



ET – O extra-terrestre é um filme feito para as crianças, e por conseqüência de sua honestidade e autenticidade, conquistou o publico adulto, que lotava as salas de exibição acompanhando os pequenos. Seu relençamento não é somente uma jogada de marketing, mas sim uma oportunidade para ser revisto pela geração que o acompanhou, e que nunca havia visto o mesmo filme sob o olhar adulto, bem como para encantar novas gerações de pequenos.



Para os adultos, ex-crianças que divertiram-se com o filme, uma oportunidade de ser novamente criança, e divertir-se novamente com o filme...





“ET – The Extra-Terrestrial” EUA, 1982. Direção: Steven Spielberg. Estrelando:Dee Wallace-Stone, Henry Thomas, Peter Coyote, Robert MacNaughton, Drew Barrymore, K.C. Martel, Sean Frye, C. Thomas Howell. Distribuidora: Universal Pictures. Duração: 115 minutos. Site Oficial: http://www.et20.com





[Crítica publicada no site http://www.zetafilmes.com.br]









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui