Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O PREÇO DA BRINCADEIRA -- 09/02/2003 - 00:18 (lira vargas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PREÇO DA BRINCADEIRA

Num colégio particular. Classe média. A turma de adolescente já saturada das festas e badalações inventa uma aposta. Telma uma das mais bonitas e descontraída da turma fora escolhida para conquistar o inspetor, um rapaz simples, porém muito bonito. Começa a trama. Telma se expõe o mais que pode para marcar um encontro. Mas para a aposta era necessário que a turma seguisse o casal no primeiro encontro. Um dos adolescentes tem a idéia de levar uma câmara para prova da aposta. E acontece o encontro. E para surpresa de Telma, ela fica inspirada de verdade quando nesse encontro. Américo se mostra uma pessoa atraente e diferente dos que ela costumava namorar. Seu jeito elegante e delicado consegue atraí-la tanto que quando chega em casa ela se surpreende com a emoção sentida. Deitada na cama luxuosa de seu quarto, Telma fica olhando o teto e com um sorriso de real felicidade de emoção é nesse instante surpreendida com o telefone da turma convidando-a para ir na casa de um deles assistir a filmagem feita de longe. Telma toma um susto, pois não sabia desse fato. Fica irada e diz que isso não estava na aposta. E do outro lado da linha o amigo debocha de sua surpresa e logo em seguida fica sério percebendo que Telma não gostara. Então com brincadeira maldosa, insinua que ela estava parecendo gostar do Américo.
Pois estava com expressão muito apaixonado na filmagem. Telma se recobra do instante de fúria e diz sem jeito que não esperava que estivesse sendo filmada e que não tinha nada haver com isso. Ela finge uma descontração e diz que logo estará pronta. Ao chegar na casa do amigo, a turma toda reunida, a bebida rolando e logo alguém coloca a filmagem. Telma e Américo no calçadão, uma conversa animada, Telma rindo muito, uma alegria verdadeira e as cenas de beijos... A risadaria na sala e Telma calada, olhando as cenas que por algumas horas a fizeram feliz. Quando terminam a filmagem os amigos rolando pelo chão, a aposta sendo paga e na escuridão da sala Telma permite uma lágrima rolar de remorso e sabendo que sua história acabara por uma brincadeira e com um preço alto de mais. Surge uma nova idéia para preencher o vazio daquela turma.
E pensam numa nova brincadeira. Telma é a primeira a manifestar. Diz que está fora, não gostaria de continuar com essa brincadeira. Alex, o que tivera essa ideia, era o namorado de Telma. Ele desconfia que Telma levara a sério e sente um certo medo de perdê-la. Passam os dias e Telma
Às escondidas, continua a se encontrar com Américo. Alex sente a perda de Telma, brigam e ameaça-a de um escândalo no colégio e contar aos seus pais. Na saída da aula, Alex chama Telma perto de Américo e começa a brigar, chegando a agredi-la. Américo tenta desapartar a briga e Alex aproveitam para surrá-lo. Forma uma confusão, e a diretoria dão causa ganha a Américo, pois na confusão houve testemunhas da provocação de Alex. O tempo transcorre e Telma teme que Américo fique sabendo que o início daquele grande amor fora uma aposta e com filmagem. Esse conflito tortura a vida de Telma, que se mantém calada. Passado os dias, Alex com o orgulho ferido, trama uma maneira de prejudicar Américo. Consegue tramar um assalto a diretora, roubam um anel de brilhantes e vai até seu armário, leva um cadeado idêntico, faz a troca e coloca o anel dentro. Vai até o telefone público e faz a denúncia anônima. É formada a confusão. Telma vai à casa de Alex e o agride, dizendo que tem certeza que tinha sido ele. Alex debochando confirma que foi. Telma diz que vai fazer de tudo para ajudar Américo, é nesse instante que Alex dá uma risada e diz que foi atingido seu objetivo. Se ela o acusar, contará a Américo da aposta inicial. Telma estremece. Sai batendo a porta. Chegando em casa, fica apreensiva, sem sossego. No quarto começa a chorar e lembra da filmagem, sua angústia é tamanha que ela volta até a casa de Alex e implora a ele para ajudar Américo, retirando a denúncia, confessando que fora ele, pois seus pais tinham dinheiro suficiente para pagar um advogado nessa trama. Alex então faz a chantagem, ela terá que terminar com Américo de vez. Telma promete não visitá-lo na cadeia. O tempo passa, Alex pede ajuda aos pais, pagam um advogado e Américo foi solto. Mas a condição de Telma seria não encontrá-lo nunca mais, pois ele (Alex) diz que tem a fita do primeiro encontro e caso precisasse mostraria a Américo o motivo daquela conquista. Alex pede sua mão em casamento, ela aceita pra preservar aquele amor. Então Telma vai ao encontro de Américo e diz que tudo está terminado, sem nada explicar, de olhos baixos, as lágrimas denunciando o amor resignado, e numa despedida sofrida no mesmo local da primeira vez, Telma e Américo se despedem.


Lira Vargas
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui