Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL MONARQUIA VESTIBULARES DEZEMBRO 2014 -- 13/05/2015 - 08:14 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL MONARQUIA



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES  DEZEMBRO DE 2014 – JANEIRO DE 2015



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



 



 



 



1 ENEM 2014  TRANSFERÊNCIA CORTE PARA O BRASIL



 



A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.



NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L F. (Orq.). Historia da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia, das Letras, 1997.



Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem a



a) incentivado o clamor popular por liberdade.



b) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.



c) motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.



d) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.



e) provocado os movimentos separatistas das províncias.



 



 



2 UNESP 2015  1ª FASE  DEZEMBRO DE 2014



ESCRAVIDÃO NO IMPÉRIO



 



A escravatura, que realmente tantos males acarreta para a civilização e para a moral, criou no espírito dos brasileiros este caráter de independência e soberania, que o observador descobre no homem livre, seja qual for o seu estado, profissão ou fortuna. Quando ele percebe desprezo, ou ultraje da parte de um rico ou poderoso, desenvolve-se imediatamente o sentimento de igualdade;



e se ele não profere, concebe ao menos, no momento, este grande argumento: não sou escravo. Eis aqui no nosso modo de pensar, a primeira causa da tranquilidade de que goza o Brasil: o sentimento de igualdade profundamente arraigado no coração dos brasileiros.



(Padre Diogo Antônio Feijó apud Miriam Dolhnikoff. O Pacto Imperial, 2005.)



O texto, publicado em 1834 pelo Padre Diogo Antônio Feijó,



a) parece rejeitar a escravidão, mas identifica efeitos positivos que ela teria provocado entre os brasileiros.



b) caracteriza a escravidão como uma vergonha para todos os brasileiros e defende a completa igualdade entre brancos e negros.



c) defende a escravidão, pois a considera essencial para a manutenção da estrutura fundiária.



d) revela as ambiguidades do pensamento conservador brasileiro, pois critica a escravidão, mas enfatiza a importância comercial do tráfico escravagista.



e) repudia a escravidão e argumenta que sua manutenção demonstra o desrespeito brasileiro aos princípios da igualdade e da fraternidade.



 



3. FGV (Administração) — dezembro/2014   ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÁO



 



Durante muito tempo, o fim da escravidão no Brasil foi visto como uma concessão generosa da princesa Izabel, em 1888. Atualmente, os historiadores reconhecem o papel das lutas dos escravos pela liberdade, bem como dos diversos movimentos abolicionistas brasileiros.



Foram lideres abolicionistas negros:



a) o advogado Joaquim Nabuco, o medico Nina Rodrigues e o engenheiro André Rebouças.



b) o fazendeiro Nicolau de Campos Vergueiro, o engenheiro Francisco Pereira Passos e o jornalista Jose do Patrocínio.



c) o medico Nina Rodrigues, o fazendeiro Nicolau de Campos Vergueiro e o advogado Luís Gama.



d) o engenheiro Francisco Pereira Passos, o advogado Rui Barbosa e o medico Nina Rodrigues.



e) o advogado Luís Gama, o engenheiro André Rebouças e o jornalista Jose do Patrocínio.



 



4 FUVEST – 2ª Fase – Janeiro/2015  CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR



 



O movimento politico conhecido como “Confederação do Equador”, ocorrido em 1824 em Pernambuco e em províncias vizinhas, contou com a liderança de figuras como Manuel Carvalho Paes de Andrade e Frei Joaquim do Amor Divino Caneca.



Relacione esse movimento com



a) o projeto politico desenvolvido pela Corte do Rio de Janeiro, na mesma época;



b) outros dois movimentos ocorridos em Pernambuco, em anos anteriores.



 



5. FAMERP — Conhecimentos Gerais — Dezembro/2014



BRASIL IMIGRAÇÃO



 



Entre os esforços de estimulo a imigração para o Brasil, empreendidos durante o Segundo Reinado, podemos citar



a) o apoio do imperador a introdução da mão de obra assalariada nas lavouras de cana, nos anos 1840 e 1850, e a campanha abolicionista, nos anos 1870 e 1880.



b) a experiência com o sistema de parceria, nas décadas de 1840 e 1850, e as propagandas do governo brasileiro na Europa, nas décadas de 1870 e 1880.



c) o reconhecimento da importância da mão de obra especializada para a nascente indústria brasileira e a súbita elevação, na década de 1880, do preço dos escravos.



d) o fim do trafico de escravos, na década de 1850, e o declínio da produção de café e de açúcar, entre as décadas de 1870 e 1880.



e) a tolerância a diversidade religiosa dos imigrantes e a proibição, nos anos 1850, do emprego de mão de obra escrava nas lavouras de café do Oeste paulista.



 



6 ENEM 2014  BRASIL URBANIZAÇÃO SÉCULO XIX



 



No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.



RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix. 1989 (adaptado).



Uma consequência geográfica do processo soco espacial descrito no texto é a



a) criação de condomínios fechados de moradia.



b) decadência das áreas centrais de comércio popular.



c) aceleração do processo conhecido como cerceamento.



d) ampliação do tempo de deslocamento diário da população.



e) contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória.



 



7. MACKENZIE  VESTIBULARES JANEIRO 2015



GUERRA DO PARAGUAI



 



A maior das guerras que a América Latina conheceu no século XIX foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 1865, os governos do Brasil, Argentina e Uruguai criaram a Tríplice Aliança contra o governo do presidente paraguaio Solano Lopez. Sobre esse conflito considere as



afirmativas dadas.



I. A questão fundamental era a liberalização da bacia do Rio da Prata para o comercio internacional, o que beneficiaria especialmente aos interesses ingleses na região.



II. A expansão da economia paraguaia exigia que o pais pudesse exercer controle sobre a navegação dos rios platinos. Com uma indústria florescente, o Paraguai necessitava escoar suas mercadorias através do



estuário do Prata.



III. Os países integrantes da Tríplice Aliança foram financiados pelo capital inglês e, portanto, não tiveram suas economias prejudicadas pelo confronto armado.



Assinale



a) se somente a afirmativa I estiver correta.



b) se somente a afirmativa II estiver correta.



c) se somente a afirmativa III estiver correta.



d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.



e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.



 



8 ENEM 2014  GUERRA DO PARAGUAI



De volta do Paraguai



 



Cheio de glória, coberto de louros, depois de ter derramado seu sangue em defesa da pátria e libertado um povo da escravidão, o voluntário volta ao seu país natal para ver sua mãe amarrada a um tronco horrível de



realidade!...



AGOSTINI. A vida fluminense, ano 3, n. 128, 11 jun. 1870. In:



LEMOS, R. (Org.). Uma historia do Brasil através da caricatura



(1840-2001). Rio de Janeiro: Letras & Expressões, 2001 (adaptado).



Na charge, identifica-se uma contradição no retorno de parte dos “Voluntários da Pátria” que lutaram na Guerra do Paraguai (1864-1870), evidenciada na



a) negação da cidadania aos familiares cativos.



b) concessão de alforrias aos militares escravos.



c) perseguição dos escravistas aos soldados negros.



d) punição dos feitores aos recrutados compulsoriamente.



e) suspensão das indenizações aos proprietários prejudicados.



 



 



9  FGV DEZEMBRO DE 2015



CAFEICULTURA BRASILEIRA  VALE DO PARAÍBA



 



No livro de crônicas Cidades Mortas, o escritor Monteiro Lobato descreve o destino de ricas cidades cafeicultoras do Vale do Paraíba. Bananal, que chegou a ser a maior produtora de café da província de São Paulo, tornou-se uma “cidade morta”, que vive do esplendor do passado: transformou-se em uma estancia turístico-histórica, mantendo poucas sedes majestosas conservadas, como a da Fazenda Resgate. A maioria, entretanto, esta em ruinas. O fim da escravidão foi o fim dos barões. E também o fim do Império.



(Sheila de Castro Faria, Ciclo do café In Luciano Figueiredo (org.),



História do Brasil para ocupados, 2013, p.164).



Sobre a conclusão apresentada no texto, e correto afirmar que.



a) a decadência econômica do vale do Paraíba tem fortes vínculos com as periódicas crises internacionais que reduziam a demanda pelo café, mas a causa central da derrocada do cultivo nessa região foi a ação do Império combatendo a imigração.



b) o Centro-Sul, especialmente a região do vale do Paraíba, manteve uma constante critica a Monarquia, em razão da defesa que esta fazia do federalismo, opondo-se ao centralismo politico-administrativo, prejudicial aos negócios do café.



c) a decadência da produção cafeeira no vale do Paraíba, relacionada aos problemas de solo, foi impulsionada pela abolição da escravatura, fato que levou os grandes proprietários de terra da região a retirarem o seu apoio a Monarquia.



d) as divergências entre os cafeicultores do vale do Paraíba e a liderança do Partido Conservador cristalizaram-se com o fim do trafico de escravos, culminando no rompimento definitivo com a lei do Ventre Livre.



e) a posição antimonarquista dos cafeicultores do vale do Paraíba, fundadores do Partido Republicano, resultou na imposição de medidas, por parte da elite imperial, prejudiciais a essa elite, como a proibição da entrada de imigrantes.



 



10. ENEM 2014   D. PEDRO II GOVERNO



 



Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas, Muitos



interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos.



Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.



Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abro 2014 (adaptado).



A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de



a) capturar os ativistas radicais.



b) proteger o patrimônio privado.



c) salvaguardar o espaço público.



d) conservar o exercício do poder.



e) sustentar o regime democrático.



 



11 ENEM 2014  BRASIL – SEGUNDO REINADO— NOVEMBRO



 



Respeitar a diversidade de circunstâncias entre as pequenas sociedades locais que constituem uma mesma nacionalidade, tal deve ser a regra suprema das leis internas de cada Estado. As leis municipais seriam as



cartas de cada povoação doadas pela assembleia provincial, alargadas conforme o seu desenvolvimento, alteradas segundo os conselhos da experiência. Então, administrar-se-ia de perto, governar-se-ia de longe, alvo a que jamais se atingirá de outra sorte.



BASTOS, T. A província (1870). São Paulo: Cia, Editora Nacional, 1937 (adaptado).



O discurso do autor, no período do Segundo Reinado no Brasil, tinha como meta a implantação do



a) regime monárquico representativo.



b) sistema educacional democrático.



c) modelo territorial federalista.



d) padrão político autoritário.



e) poder oligárquico regional.



 



12 FUVESP DEZEMBRO DE 2014  BRASIL LITERATURA E POLÍTICA



Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memorias de um sargento de milicias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de



a) reforma e crise do Império Português na América.



b) triunfo de uma consciência nativista e nacionalista na colônia.



c) Independência do Brasil e formação de seu Estado nacional.



d) consolidação do Estado nacional e de crise do regime monárquico brasileiro.



e) Proclamação da República e instauração da Primeira República.



 



 



13. UNICAMP VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2014 1 FASE



ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX



 



Um elemento importante nos anos de 1820 e 1830 foi o desejo de autonomia literária, tornado mais vivo depois da Independência. ( ... ) O Romantismo apareceu aos poucos como caminho favorável a expressão própria da nação recém-fundada, pois fornecia concepções e modelos que permitiam afirmar o particularismo, e portanto a identidade em oposição a Metrópole (...).



(Antônio Candido. O Romantismo no Brasil. São Paulo. 2004. p. 19.)



Tendo em vista o movimento literário mencionado no trecho acima, e seu alcance na historia do período, e correto afirmar que



a) o nacionalismo foi impulsionado na literatura com a vinda da família real, em 1808, quando houve a introdução da imprensa no Rio de Janeiro e os



primeiros livros circularam no pais.



b) o indianismo ocupou um lugar de destaque na afirmação das identidades locais, expressando um viés decadentista e cético quanto a civilização nos trópicos.



c) os autores românticos foram importantes no período por produzirem uma literatura que expressava aspectos de natureza da historia e das sociedades locais.



d) a população nativa foi considerada a mais original dentro do Romantismo e, graças a atuação dos literatos, os indígenas passaram a ter direitos políticos que eram vetados aos negros.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui