Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL REPÚBLICA VELHA VESTIBULARES DEZEMBRO 2014 -- 13/05/2015 - 08:16 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL REPÚBLICA VELHA



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES  DEZEMBRO DE 2014 – JANEIRO DE 2015



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



 



 



1 ENEM 2014  CAMPOS SALLES



 



O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu



claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.



CARVALHO. J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).



Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de



a) governar com a adesão popular.



b) atrair o apoio das oligarquias regionais.



c) conferir maior autonomia às prefeituras.



d) democratizar o poder do governo central.



e) ampliar a influência da capital no cenário nacional.



 



2. FATEC — dezembro/2014



TRATADO DE PETRÓPOLIS E A COMPRA DO ACRE



 



Em 1903, foi assinado, por representantes dos governos brasileiro e boliviano, o Tratado de Petrópolis, no intuito de resolver a questão fronteiriça entre os dois países que perdurava há algum tempo. Entre outras pautas, ficou acordada a compra do território do Acre pelo Brasil, bem como a construção de uma ferrovia, posteriormente denominada Madeira-Mamoré.



Essa ferrovia tinha como principal objetivo o escoamento



a) da madeira amazônica reflorestada, largamente utilizada pelos mercados moveleiro e da construção civil dos Estados Unidos.



b) da borracha, cujo consumo nas indústrias dos Estados Unidos e da Europa crescia graças ao descobrimento da técnica de vulcanização.



c) do gado de corte, amplamente criado nas franjas da floresta amazônica e consumido principalmente por países do continente americano.



d) da soja, que a partir do início do século XX começa a ganhar espaço de plantio no sudoeste amazônico para abastecer o mercado japonês.



e) do minério de ferro, abundantemente encontrado na região fronteiriça entre os dois países e de grande importância para o setor siderúrgico francês e inglês.



 



3. FUVEST – 2ª Fase – Janeiro/2015  RIO DE JANEIRO  1910



 



A cidade do Rio de Janeiro abre o século XX defrontando-se com perspectivas extremamente promissoras. Aproveitando-se de seu papel privilegiado na intermediação dos recursos da economia cafeeira e de sua condição de centro político do país, a sociedade carioca via acumularem-se no seu interior vastos recursos enraizados principalmente no comércio e nas finanças, mas derivando já para as aplicações industriais. A mudança da natureza das atividades econômicas do Rio foi de monta, portanto, a transformá-lo no maior centro cosmopolita da nação, em íntimo contato com a produção e o comércio europeus e americanos, absorvendo-os e irradiando-os para todo o país. Muito cedo, no entanto, ficou evidente o anacronismo da velha estrutura urbana do Rio de Janeiro diante das demandas dos novos tempos.



Nicolau Sevcenko. Literatura como missão. Tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983. Adaptado.



a) Cite dois exemplos que justifiquem o mencionado “anacronismo da velha estrutura urbana do Rio de Janeiro”.



b) Cite duas importantes mudanças socioeconômicas pelas quais a cidade do Rio de Janeiro passou no principio do século XX.



 



 



 



4 FUVESP DEZEMBRO DE 2014 BRASIL IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA 1881-1930



 



Observe a tabela:




















































IMIGRACAO: BRASIL, 1881-1930 (EM MILHARES)




Ano




Chegadas




Ano



 




Chegadas




1881-1885




133,4




1906-1910




391,6




1886-1890




391,6




1911-1915




611,4




1891-1895




659,7




1916-1920




186,4




1896-1900




470,3




1921-1925




386,6




1901-1905




279,7




1926-1930




453,6




 




 




Total




3.964,3




Leslie Bethell (ed.), The Cambridge History of Latin America. vol. IV. Adaptado.



Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores,



a) pela industrialização significativa em estados do Nordeste do Brasil, sobretudo aquela ligada a bens de consumo.



b) pela forte demanda por força de trabalho criada pela expansão cafeeira nos estados do Sudeste do Brasil.



c) pela democracia racial brasileira, a favorecer a convivência pacífica entre culturas que, nos seus continentes de origem, poderiam até mesmo ser rivais.



d) pelos expurgos em massa promovidos em países que viviam sob regimes fascistas, como Itália, Alemanha e Japão.



e) pela supervalorização do trabalho assalariado nas cidades, já que no campo prevalecia a mão de obra de origem escrava, mais barata.



 



- NOVEMBRO/2014



 



5 ENEM 2014  FERROVIAS PRIMEIRA REPÚBLICA



 



A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.



CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br.



Acesso em: 2 ago. 2012.



Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a.



a) a articulação de polos produtores para exportação.



b) criação de infraestrutura para atividade industrial.



c) integração de pequenas propriedades policultoras.



d) valorização de regiões de baixa densidade demográfica.



e) promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.



 



 



6 UNESP 2 FASE DEZEMBRO DE 2014



REPÚBLICA VELHA – CONDIÇÕES DE TRABALHO



 



Tanto a seções, como as maquinas, tem as necessárias separações. Trabalhando esta fabrica somente com fios tintos e produzindo artigos sujeitos a variação da moda, possui desenvolvida seção de preparo e tinturaria com todos os melhoramentos e condições de higiene desejadas. Somente na seção de aproveitamento de resíduos se nota absoluta falta de asseio, As maquinas dessa seção são todas de manejo perigoso, ocasionando frequentemente pequenos desastres.



O dia é de dez horas e um quarto.  



Damos abaixo um quadro do pessoal desta fabrica, classificando os operários segundo as idades e nacionalidades:



(“Condições do trabalho na indústria têxtil no estado de São Paulo”,



Boletim do Departamento Estadual do Trabalho, 1912, In: Paulo



Sergio Pinheiro e Michael Hall (orgs.). A classe operária no Brasil,



vol.2. 1981. Adaptado.)



Justifique a afirmação “Tanto as seções, como as maquinas, tem as necessárias separações.”, considerando a logica de organização fabril. Utilize os dados do texto e da tabela para indicar três características das condições de trabalho e do grupo de trabalhadores dessa fabrica.










































































































Naciona



Lidade




Adultos




Menores




Total




Homens




Mulheres




Homens




Mulheres




 




+22 anos




16-22 ano




 




brasileira




74




63




60




4




41




242




Italiana




234




223




225




22




243




947




espanhola




17




16




8




 




 




41




Síria




9




12




4




6




21




52




japonesa




 




11




 




 




 




11




Alemã




4




4




2




 




 




10




francesa




1




 




 




 




 




1




Inglesa




a




 




 




 




 




1




Total




340




329




299




32




305




1.305




 



 



 



 



7 FGV DEZEMBRO DE 2015  BRASIL INDÚSTRIA 1920



 



Observe a tabela.



Industria – 1920 – PERCENTAGEM POR RAMOS










































 




Produção(valor)




%




Indústria da alimente.




1.200.118.000$




40,2




Indústrias têxteis




825.400:650$




27,6




Ind. Vestuário e touc.




246.201.560$




8,2




Ind. Prod. Químicos




237.315.001$




7,9




Outros grupos ind.




480.141.070$




16,1




Total




2.989.167.281$




100,0




 



(Recenseamento do Brasil, 1920 Apud Boris Fausto, A revolução de 1930: historiografia e história, 1979, p. 20)



A partir dos dados, e correto afirmar que a indústria brasileira, em 1920,



a) concentrava a sua produção em grandes fabricas, especialmente localizadas nas capitais nordestinas, com o aproveitamento das matérias-primas locais, como a juta.



b) apresentava-se como a principal atividade econômica do pais, superando as rendas da exportação do café, prejudicadas pelos efeitos da Primeira Guerra Mundial.



c) caracterizava-se pela dependência do setor agrarioexportador e pela presença pouco representativa dos ramos da infraestrutura industrial, caso da siderurgia.



d) representava o sucesso da politica federal de apoio a indústria de base, concretizada nas isenções tributarias e nos empréstimos públicos oferecidos aos industriais.



e) revelava um crescimento solido e surpreendente, porque contou com rígidas leis protecionistas, como a que restringia a importação de bens de consumo duráveis.



 



FAMERP — Conhecimentos Gerais — Dezembro/2014



 



8 PRIMEIRA REPÚBLICA MOVIMENTOS SOCIAIS



 



O cangaço, a Coluna Prestes e a ação de Padre Cicero Romão Batista desenvolveram-se no interior do Brasil, ao longo dos anos 1920 ou 1930. E correto dizer que os três movimentos



a) foram duramente reprimidos pelo exercito nacional, embora todos contassem com a participação direta de militares sem sua direção.



b) contaram com forte e continuo apoio popular e estabeleceram alianças e apoios políticos recíprocos.



c) expressaram a insatisfação popular com a Primeira Republica e defendiam o retorno a monarquia.



d) evidenciam contradições e impasses sociais da Primeira Republica, embora tivessem objetivos e praticas diferentes.



e) defendiam a instalação imediata de um governo popular e socialista, embora recorressem a estratégias de luta distintas.



 



 



9UNESP 2015  1ª FASE  DEZEMBRO DE 2014 MODERNISMO 1924



 



Em 1924, uma caravana formada por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, entre outros, percorreu as cidades históricas mineiras e acabou entrando para os anais do Modernismo.



O movimento deflagrado em 1922 estava se reconfigurando.



(Ivan Marques. “Trem da modernidade”. Revista de História da



Biblioteca Nacional, fevereiro de 2012. Adaptado.)



Entre as características da “reconfiguração” do Modernismo, citada no texto, podemos incluir



a) a politização do movimento, o resgate de princípios estéticos do parnasianismo e o indigenismo.



b) a retomada da tradição simbolista, a defesa da internacionalização da arte brasileira e a valorização das tradições orais.



c) a incorporação da estética surrealista, o apoio ao movimento tenentista e a defesa do verso livre.



d) a defesa do socialismo, a crítica ao barroco brasileiro e a revalorização do mundo rural.



e) a maior nacionalização do movimento, o declínio da influência futurista e o aumento da preocupação primitivista.



 



10 ENEM 2014  BRASIL COMUNICAÇÕES 1910



 



Charge : Índio envolto em fios e falando ao telefone



Em breve, já poderá o Brazil esticar as canellas sem receio de não ser ouvido dos pés á cabeça.



Fon-Fon!, ano IV, n. 36, 3 set, 1910. Disponível em: objdigital.bn.br. Acesso em: 4 abr. 2014.



A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta



a) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel.



b) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas.



c) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos.



d) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país.



e) possibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.



 



Gabarito em arquivo á parte.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui