Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1964-2015 VESTIBULARES DEZEMBRO 2014 -- 13/05/2015 - 08:19 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL 1964 – 2015



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES  DEZEMBRO DE 2014 – JANEIRO DE 2015



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1 ECONOMIA BRASILEIRA 1950 EM DIANTE



UNESP 2015  1ª FASE  DEZEMBRO DE 2014



 



Observado de um ângulo distinto, o desenvolvimento da primeira metade do século XX apresenta-se basicamente como um processo de articulação das distintas regiões do país em um sistema com um mínimo de integração. (Celso Furtado. Formação econômica do Brasil, 2013).



Considerando o processo histórico de desenvolvimento econômico e territorial brasileiro, ao longo da primeira metade do século XX, é correto afirmar que.



a) o estabelecimento de redes comerciais protecionistas estimulou a produção cafeeira, a partir deste momento voltada ao sólido mercado consumidor nacional.



b) o fortalecimento do mercado interno reforçou o movimento de substituição das importações, fomentado na região Sudeste pela ação do Estado e do capital estrangeiro.



c) a adoção de superintendências locais financiou a modernização da economia açucareira do litoral nordestino, reinserindo-a no mercado internacional.



d) a implantação de um sistema nacional integrado solidificou os empreendimentos agroindustriais da região Centro-Oeste, agora protegidos pelo planejamento desenvolvimentista nacional.



e) a articulação regional garantiu o crescimento da exploração aurífera em Minas Gerais, fornecendo subsídios técnicos e amplo mercado consumidor.



 



 



 



2 ENEM 2014  REVOLUÇÃO DE 1964



 



TEXTO I



O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.



Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).



TEXTO II



Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.



FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com.Acesso em: 4 abro 2014 (adaptado).



Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:



a) Razões de Estado – Soberania popular.



b) Ordenação da Nação – Prerrogativas religiosas.



c) Imposição das Forças Armadas – Deveres sociais.



d) Normatização do Poder Judiciário – Regras morais.



e) Contestação do sistema de governo – Tradições culturais.



 



 



 



3. UNICAMP VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2014 1 FASE



REVOLUÇAO DE MARÇO DE 1964



 



O historiador Daniel Aarão Reis tem defendido que o regime instaurado em 1964 não seja conhecido apenas como “ditadura militar”, mas como “ditadura civil militar”, pois contou com a participação civil.



Para exemplificar o envolvimento civil, e possível citar.



a) manifestações populares como a “passeata dos 100 mil”, a campanha pela anistia e as “Marchas da família com Deus e pela liberdade”.



b) a atuação homogênea do clero brasileiro e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que temiam a instauração do comunismo no pais.



c) a participação da população nas eleições parlamentares, legitimando as decisões politicas por meio de referendos.



d) o apoio de empresários, grupos midiáticos, políticos civis e classes medias urbanas que davam sustentação aos militares.



 



 



4. FGV (Administração) — dezembro/2014  BRASIL DITADURA MILITAR



 



Em 1966, Carlos Lacerda procurou antigos adversários políticos, como Joao Goulart e Juscelino Kubitschek, com o objetivo de organizar uma alternativa politica a Ditadura Militar, contornando os limites do bipartidarismo imposto pelo regime. Tal articulação ficou conhecida como



a) Movimento Democrático Brasileiro.



b) Anistia Ampla, Geral e Irrestrita.



c) Frente Ampla.



d) Frente Popular.



e) Diretas Já.



 



 



5. FUVEST – 2ª Fase – Janeiro/2015



BRASIL 1985 ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS



 



Em 25 de abril de 1984, a Câmara dos Deputados do Brasil rejeitou a Emenda Constitucional que propunha o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da Republica. Durante quase nove meses, situação e oposição realizaram articulações politicas, visando a escolha do novo presidente. Em 15 de janeiro de 1985,



Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil por um Colégio Eleitoral.



a) Explique em que consistia esse Colégio Eleitoral e como ele era composto.



b) Identifique e caracterize a articulação politica vitoriosa na eleição presidencial de 1985.



 



 



6. ENEM 2014  ENEM 2014  CONSTITUIÇÃO DE 1988 E DIREITOS



 



Marido: Todo brasileiro tem direito à moradia



Mulher: Agora lê aquele pedaço que fala de comida, saúde.



PAIVA, M. Disponível em: www.redes.unb.br. Acesso em: 25 maio 2014.



A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao seguinte conjunto de direitos:



a) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.



b) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.



c) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente saudável.



d) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.



e) Políticos, como o direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.



 



7 ENEM 2014  COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE



 



A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, "por baixo", cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.



Disponível em: www.jb.com.br.Acessoem: 2 mar. 2013 (adaptado).



A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é



a) anular a anistia concedida aos chefes militares.



b) rever as condenações judiciais aos presos políticos.



c) perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas.



d) comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas.



e) esclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos .



 



Gabarito com as respostas em arquivo à parte.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui