Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GABARITO - QUESTÕES DEZEMBRO DE 2014 -- 14/05/2015 - 05:52 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2014 – JANEIRO DE 2015



 



COMPILADAS POR EDSON PEREIRA BUENO LEAL



 



 



HISTÓRIA ANTIGA



 



1 E  2 C  3 A  4 B  5 D  6 B  7 A  8 A



 



 



Questão 9 Resposta Esperada Unicamp



 



a)O candidato deveria indicar que a cidadania, como usufruto de direitos e prática de deveres, era restrita no período clássico. Para ser cidadão ateniense era necessário ser homem, livre, maior de idade e filho de pais atenienses.



b)Os metecos tinham direitos e deveres limitados. Podem ser citados como parte de seus deveres: pagar impostos, servir no exército e obedecer às leis da cidade. Entre os direitos, destacam-se o direito de exercer atividades comerciais e o de ter propriedades.



 



10 B   11 A   12 D  13  E



 



HISTÓRIA MEDIEVAL



 



1 A



 



RESOLUÇÃO 2



 



O despertar das cidades acontece no período de renascimento comercial e urbano que começa no século XI e se prolonga até o século XV.



A Igreja Católica tinha papel central na vida na Idade Média na Europa. Como dito a catedral era a casa do povo.



Nela as pessoas iam para  rezar e assistir missas com regularidade.  Nas catedrais eram feitas as cerimônias da Igreja Católica, sempre frequentes e nas Catedrais os burgueses reuniam suas confrarias e toda a comuna para  as assembleias civis.



 



3 B  4 B



 



HISTÓRIA MODERNA



1 C   2  A  3  B  4  E  5  5



 



Resolução  6



a) Portugal era um país pequeno e com pouca população e portanto não haviam pressões demográficas que justificassem saída da população para a América



b) Para as Américas vieram portugueses, geralmente de camadas de baixa renda para dirigir a colonização e para o trabalho braçal vieram africanos como escravos



c) A colonização deu-se no contexto do fortalecimento do poder real e no plano econômico predominou o mercantilismo, com a agricultura voltada para exportação e exploração de minérios.



 



Resolução 7



 



Característica 1, cita a expansão marítimo-comercial pelos oceanos:Deus quis que a terra fosse toda uma,



Que o mar unisse, ja nao separasse.



Característica 2 : As dúvidas sobre a esfericidade terrestre  foram resolvidas pelas navegações : E viu-se a terra inteira, de repente. Surgir, redonda, do azul profundo



Característica 3: Destaque ao papel de Portugal nos descobrimentos: Quem te sagrou criou-te portugues.



Característica 4: rápida decadência do império ultramarino português:  Cumpriu-se o Mar, e o Imperio se desfez



 



Questão 8 RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



A existência de redes comerciais, a organização de Estados, impérios e dinastias, assim como a organização



militar e de defesa, são elementos que indicam algumas das dinâmicas das sociedades africanas antes da



chegada dos portugueses.



b) A organização do tráfico pelos portugueses incluía o estabelecimento de feitorias para a obtenção de escravos, o



estabelecimento de uma rede comercial atlântica que incluía Portugal, a América e a África (com suas dinâmicas



internas), e a adoção do escambo como forma de comércio.



 



9 C  10 C  11 E   12 A   13  C   14  C   15  C   16 A  17  D   18  B   19 A



 



HISTÓRIA SÉCULO XIX



1 A   2  D



 



Questão 3 RESPOSTA ESPERADA



 



a) Citam-se como diferenças notáveis entre o processo de independência da América portuguesa e o processo de independência da América espanhola: a forma de organização política (monarquia, no Brasil; repúblicas na América espanhola); a questão territorial (fragmentação das ex-colônias hispânicas, que formaram diversos países, em contraponto à unidade brasileira); e a questão da escravidão (mantida no Brasil independente e abolida nas áreas que se libertaram do domínio espanhol).



Outras práticas, como a participação popular e o uso da violência, têm intensidades distintas, mas são comuns aos dois processos.



b) A  importância dos luso-brasileiros no governo de Pedro I pode ser identificada no apoio oferecido ao monarca e



a sua lógica centralizadora, sistematizada na Constituição de 1824. Os luso-brasileiros (“partido português”)



representavam a elite política e tinham um caráter conservador.



A aproximação de d. Pedro I com os portugueses desagradava aos brasileiros, despertando o sentimento antilusitano,



e, em meio a diferentes conflitos, como a Noite das Garrafadas, provocou o isolamento do Imperador



 



4 A  5 C



 



Resolução 6



a)   O texto I mostra como uma parte das elites europeias no século XIX considerava a cultura europeia como superior à dos demais continentes e portanto a expansão colonial representava a expansão do avanço cultural europeu para o resto do mundo. A raça branca estava fazendo um benefício para as demais raças “inferiores”.



b)   O texto II trata especificamente do Oriente a pressupõe uma relação de igualdade e integração entre Oriente e Ocidente, rejeitando portanto a tese da superioridade.



 



7 E  8 A



 



HISTÓRIA SÉCULO XX E XXI



 



1 B



 



Resolução 2



a)   As motivações econômicas estiveram relacionadas à disputa por mercados coloniais , e pelo controle destas áreas.



b)   Os partidos socialistas no período em parte defenderam a neutralidade e outros pregavam a participação no conflito em defesa do interesse nacional.



c)   Com o fim da Primeira Guerra Mundial consolidou-se a supremacia econômica dos Estados Unidos e criaram-se as condições para a Segunda Guerra Mundial , com as punições aplicadas à Alemanha que levaram ao crescimento do nazismo.



 



3 B 4 D  5 E  6 E  7 B  8 D  9 D  10 C 11 E  12 A



 



Resolução 13



 



Durante a Velha Ordem Mundial, a Ucrânia , como a Rússia,  eram uma das repúblicas da URSS e portanto não tinham nenhuma autonomia.



A incorporação da Criméia pela Rússia é um ato de imperialismo da Rússia de Putin, um total desrespeito à soberania da Ucrânia, ou seja, um total desrespeito da atual ordem geopolítica internacional.



 



Resolução  14



 



O texto 1 de Voltaire é pessimista e não acredita que tratados entre povos sejam realmente cumpridos.



O texto 2 é justamente o contrário , porque vê com otimismo os tratados de paz, embora essa possibilidade entre israelenses e palestinos seja muito difícil.



 



15 C  16  D  17  C   18 E   19 B   20 C



 



Resolução 21



 



a) Evita Perón contribuiu para transformar o peronismo em um fenômeno de massa, com grande força popular.



b) Isabelita Perón que sucedeu Perón na presidência com sua morte não tinha competência para governar e contribuiu para o golpe militar em um contexto de crise dos governos populistas de esquerda  na América Latina que levou a golpes de Estado e implantação de ditaduras militares justificadas para evitar a “cubanização” dos países.



c) A ditadura militar que se constituiu na Argentina entre 1976 e 1983 foi a mais violenta do período, gerando centenas de “desaparecidos”, cujos corpos nunca foram encontrados. Evita foi a “primeira desaparecida”, mas seu corpo foi encontrado e transladado da Espanha para um túmulo no cemitério em Buenos Aires, hoje local  muito visitado.



 



22 D



 



Resolução 23



 



a)   “A Guerra ao Terror”, surgiu após aos atentados de 11 de setembro de 2001 em território americano , de responsabilidade da rede terrorista Al Qaeda de Osama bin Laden.  Os EUA, com a chamada “Doutrina Bush”, colocara-se contra países do chamado “Eixo do Mal”, Irã, Iraque e Coreia do Norte, o que justificou a intervenção no Iraque.



b)   A deposição do ditador Saddan Hussein no Iraque causou muita instabilidade no país devido ás rivalidades entre sunitas e xiitas. Essa instabilidade se agravou após a saída das tropas americanas



c)   c)  Estado Islâmico consolidou-se na Síria e  depois avançou pelo Norte do Iraque.



 



24 C   25  E  26  E   27 E  28 E  29 D  30 C.



 



BRASIL COLÔNIA



 



1 B  2  C   3  E  4 A   5 A   6  E   7  E   8  C   9 D



 



BRASIL MONARQUIA



 



1 B  2  A   3  E 



 



Resolução  4



a)   A Corte do Rio de Janeiro tinha um projeto centralizador na figura do Imperador , totalmente contrário ao concebido pela Confederaçao do Equador que era pela descentralização politica



b)   Antes da  Confederação do Equador ocorreram a Guerra dos Mascates e a Revolução Pernambucana de 1817 , dois movimentos de tendências liberais e antilusitanas.



 



5 B  6 D  7 D  8 A  9 C  10 D   11 C  12  C  13  C 



 



BRASIL REPÚBLICA VELHA



 



1 B   2  B



 



Resolução  3



a) A cidade do Rio de Janeiro  tinha problemas com a existência de um grande número de casarões coloniais transformados em cortiços e problemas na área de saúde como febre amarela, peste bubônica, que ensejaram a chamada “Revolta da Vacina”



b) A cidade do Rio de Janeiro passou o começo do século por uma grande reestruturação baseada em um projeto urbanista moderno colocado em prática pelo prefeito Pereira Passos. Com isso, muitas construções antigas e decadentes no centro foram demolidas, expulsando a população para os morros e subúrbios.



O Rio de Janeiro também tornou-se na época o principal centro econômico do país, à frente de São Paulo.



 



4 B  5 D  



 



Resolução  6



 



Características das condições de trabalho mencionadas no texto: longa jornada de trabalho de dez horas e um quarto, máquinas com manejo perigoso e falta de asseio na seção de aproveitamento de resíduos.



Característica do grupo de trabalhadores: trabalham homens e mulheres adultos e homens e mulheres menores de idade  brasileiros e imigrantes.



 



7 C   8 D  9 E  10 E



 



BRASIL 1930 – 1964



 



1 A  2  B  3  D  4  D   5  C   6  B   7  B



 



BRASIL  1964 – 2015



 



1 B   2  A    3  D    4  C



 



Resolução   5



 



a) Na época, final do regime militar, as eleições presidenciais eram indiretas, sob responsabilidade do “Colégio Eleitoral”, composto por deputados e senadores, mais alguns deputados estaduais, indicados por suas respectivas Assembleias Legislativas.



b) Foi uma grande derrota da ARENA, partido do governo e de Paulo Maluf.  A oposição uniu-se na “Aliança Democrática”, em toro de Tancredo Neves, menos o PT que se absteve.  Até uma parte do partido governista decidiu aderir à Aliança , incluindo José Sarney como candidato á vice-presidência, que seria depois o presidente , devido à morte de Tancredo antes da posse.



 



6 B  7 E



 



ATUALIDADES BRASIL



 



 



Resolução  1



a)   O texto é uma tese. O agronegócio brasileiro modernizou-se e apresenta níveis de produtividade equiparáveis aos da Europa e Estados Unidos . Essa modernização que ocorreu com forte mecanização das lavouras, de certa forma estendeu-se também para as relações trabalhistas, pois hoje o trabalhador rural tem inúmeros direitos trabalhistas garantidos, portanto é altamente questionável a ideia de modernização falsificadora e falsa.



b)   Comparar Canudos com a realidade atual é totalmente despropositado pois as realidades são substancialmente diferentes. O movimento que atua atualmente no campo brasileiro , o Movimento dos Sem Terra é claramente um movimento radical de esquerda, que prega a comunização do país e neste sentido nada tem a ver com Canudos.



 



 



2 A  3 D   4 A  5 E   6  A  7  E   8  C  9 D  10 A  11 D   12 C   13  C   14  A  15 D    16 D  17  A  18 B



 



Resolução  19



 



a)    Os shoppings centers atenderam a uma forte demanda de consumo por parte de uma classe média em constante crescimento. A concentração de lojas e outras atividades em um só local é uma estratégia muito atrativa, facilitada pelo rápido deslocamento proporcionado pelos automóveis.



b)    O maior crescimento no período ocorreu na Região Norte, 40%, reflexo do incremento econômico da região, e a região Sudeste continuou concentrando a maior parte dos estabelecimentos e o fato de estar em segundo no percentual de expansão, só reforça a pujança econômica da região.



 



20  B  21 B  22 E   23  B  24  B  25  A  26  C   27  C  28 A



 



Resolução 29 :



 



Do ponto de vista da globalização, a Copa do Mundo é um evento mundial, que conta com a participação de times de todos os continentes e por isso envolve grandes interesses comerciais associados à realização do evento, envolvendo empresas patrocinadoras, fornecedoras de material esportivo, transmissão do evento, etc.



Do ponto de vista interno o que poderia ser considerado negativo é o elevado volume de recursos públicos destinado à realização das competições, em um país carente de recursos como o Brasil , que representa valores que tem que ser subtraídos de outras destinações como educação e saúde para a construção  por exemplo de estádios,  alguns verdadeiros elefantes brancos.



Há muitos aspectos positivos para o país. Destaque na imprensa internacional, movimentações de comércio e hotelaria nos locais de jogos, realização de obras de infraestrutura urbana e de transporte nas cidades-sede.



 



Resolução 30



 



O texto de Marcuse defende a autonomia da obra artística, atribuindo à mesma uma dimensão politica ligada a mudar a consciência do homem, a forma como vê o mundo, ou seja, a arte autônoma pode ter um papel de transformação do mundo.



Facilitar obras a pretexto de torna-las mais fáceis de serem entendidas tem que ser feito com muito cuidado pois pode resultar na mutilação dos textos e por consequência em uma ameaça à autonomia da obra literária. Simplificação de textos é expediente muito afeito a regimes ditatoriais que reproduzem só o que interessa.



 



31. RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



a)São fatores explicativos para a difusão das zonas francas no período atual: a expansão das grandes corporações pelo mundo todo, valendo-se do paradigma do livre comércio, um dos motores fundamentais do processo de globalização; os incentivos fiscais que são oferecidos pelo poder público para as empresas; a atração de



investimentos estrangeiros voltados para a exportação, especialmente nos países subdesenvolvidos; o oferecimento de infraestruturas (portos, telecomunicações, energia, sistemas integrados de transporte) por parte dos Estados, para viabilizar o comércio a grandes distâncias.



b) A principal Zona Franca existente no território brasileiro é a Zona Franca de Manaus (AM). Houve vários motivos para o Estado brasileiro implantar a Zona Franca de Manaus como um instrumento de política territorial: a integração do território brasileiro nos anos 1960; uma política de desenvolvimento local para Manaus e mesmo



regional para toda a Amazônia; a ocupação da Amazônia Ocidental, dadas as baixas densidades demográficas então existentes; uma política de defesa do território nacional, especialmente da Amazônia, dentro dos preceitos da Segurança Nacional vigente durante o regime militar (1964-1985), ou seja, uma política de soberania nacional; uma política de industrialização voltada para a Região Norte do país, buscando integrá-la economicamente ao Centro-Sul do país (principal mercado consumidor dos produtos produzidos na Zona Franca de Manaus).



 



32 C



 



33. RESPOSTA ESPERADAS  UNICAMP



 



O direito civil está relacionado com a igualdade jurídica de todos os cidadãos, para que possam exercer individualmente sua liberdade de ir e vir. Perante a lei todos são iguais e podem usufruir dos mesmos direitos, independentemente de sua cor, raça, crença, preferência sexual ou política. Nos direitos civis incluímos a liberdade de expressão e de imprensa, daí a necessária existência do Estado de Direito. O direito político é aquele que confere ao cidadão a liberdade de organização política e o direito de participar do exercício do poder político, de votar e de ser votado em qualquer circunscrição territorial, municipal, estadual e federal.



b) Os direitos sociais referem-se ao bem-estar e segurança que devem ser extensivos ao conjunto da sociedade, como saúde, habitação e seguridade social. Todos os três direitos (civis, políticos e sociais) devem ser garantidos pelo Estado por meio de legislações e instituições, contudo a cidadania não se restringe a um status sob a autoridade do Estado. A cidadania é “direito a ter direitos”, portanto, pressupõe igualdade, liberdade e dignidade que estão permanentemente em construção por meio das lutas sociais e dos sujeitos sociais atuantes por reconhecimento e redistribuição de todo tipo de direito. Só o pleno exercício da vida cívica, social e política por parte dos cidadãos garante que os direitos sejam observados e respeitados.



 



34  B   35  A



 



Resolução 36



a)   Quanto á questão fundiária ,os aglomerados são formados em áreas invadidas , gerando inevitáveis conflitos com os proprietários. Em termos de urbanização, as habitações são erguidas sem qualquer relação com planejamento urbano ou Plano Diretor e se caracterizam por ser habitações precárias, carentes de infraestrutura.



b)   Esses aglomerados são mais intensos na região Sudeste devido ao maior desenvolvimento econômico desta região, que se tornou um polo de atração de migrantes  de baixa renda e foi essa intensa migração rural urbana é que levou a essa concentração em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.



 



37 E  38 D



 



39. RESPOSTA ESPERADA UNICAMP



 



Alguns movimentos sociais decidem pela ocupação de imóveis em razão da falta de habitações ou de sua insuficiência para as camadas mais pobres da população, o que afronta o direito à moradia e a função social que a propriedade deveria ter, conforme prevê o Estatuto da Cidade. O que explica a existência de muitos imóveis fechados em áreas dotadas de infraestrutura é, sobretudo, a especulação imobiliária, que, mobilizando um de seus principais mecanismos, busca um intenso processo de valorização dos imóveis. Além disso, observa-se nas últimas décadas o aumento do número de imóveis vazios, especialmente nas áreas mais degradadas dos centros das cidades.



b) Muitas causas movem os conflitos sociais relativos à falta de habitação. A questão solicita a indicação de dois agentes sociais, um econômico e outro político. Os agentes econômicos envolvidos no complexo conflito das ocupações são as incorporadoras imobiliárias e os proprietários dos imóveis. Além dos movimentos sociais, o agente político por excelência desse processo é o Estado em suas várias escalas de poder, o município, o Estado ,   a União, ou, para se dizer resumidamente, o poder público.



 



40  A  41  E



 



ATUALIDADES GERAL



 



1 B  2  E   3  E  4  B  5  B   6  D   7  C   8  C   9  E



 



Resolução  10



 



a) Biopirataria é a apropriação ilegal e indevida de recursos da flora e da fauna de um país por estrangeiros, e do conhecimento de comunidades tradicionais que são contrabandeadas para o exterior.



b) O Protocolo da Biodiversidade tem como objetivo combater a biopirataria e garantir a exploração adequada dos recursos genéticos e da biodiversidade dos países.



c) Há resistência da bancada ruralista que indevidamente considera que o acordo pode trazer prejuízos ao agronegócio brasileiro.



 



11 B  12 B  13 A  14  B  15  E  16 A  17 B



 



 



FILOSOFIA E SOCIOLOGIA



 



1 B 2 A  3 D  4  B  5  B  6  A  7  A  8  A  9 C



 



Resolução  10



 



Na concepção marxista o proletariado tem condições de ter consciência de classe e com esta consciência tornar-se revolucionária, transformando a sociedade.



No texto de Le Bom é o contrário . Em multidão o homem passa a agir instintivamente, se barbariza, portanto ao invés de progredir, retrocede.



 



Resolução  11



 



Karl Popper e Edgar Morin ao introduzir a ideia do falibismo , adotam o empirismo e o método indutivo, de investigação e observação da realidade , que por isso resulta em hipóteses  que sempre podem ser refutadas no confronto com a realidade.



O texto de Reale tem como pressuposto o método dedutivo pelo qual a partir de premissas gerais , deduz-se o conhecimento sobre a realidade específica.



Por isso o texto 1 entende ciência como um conhecimento impessoal , verificável, de caráter experimental.



No texto 2, ciência significa o conhecimento produzido pelo ser humano genericamente e não apenas o resultante da investigação científica.



 



12 B   13  D

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui