Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62141 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10337)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20020)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140781)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O Poeta "Gauche", seu "Mundo, Vasto Mundo" e o seu "Vasto Co -- 01/11/2002 - 02:55 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Poeta "Gauche", seu "Mundo, Vasto Mundo" e o seu "Vasto Coração"

Abilio Terra Junior

Carlos Drummond de Andrade nascia há cem anos em Itabira. De lá, foi para Belo Horizonte, onde se juntou a jovens poetas e escritores, que se tornariam, depois, grandes nomes da nossa literatura. Entre eles, Emílio Moura, cujo centenário também se comemora esse ano, e que era conhecido pelos componentes do grupo como "o poeta".
Drummond se tornaria o maior poeta brasileiro, e um dos nossos maiores cronistas. Acompanhou os grandes acontecimentos do seu tempo com suas Cronicas e com sua poesia. Funcionário público, dizia que quem quisesse saber algo sobre ele, lesse seus poemas. E, de fato, Drummond utilizou a sua poesia maior como uma autêntica psicanálise, como um processo de cura.
E, se curou, de diversas formas. Curou-se, assimilando e superando o seu difícil relacionamento com o seu pai, e com o que ele representava, proprietário de terras, fazendeiro, latifundiário. Drummond se tornou, durante um período da sua vida, membro do Partido Comunista. E em suas Cronicas e poesias teceu severas críticas sociais.
O mesmo com relação a sua Itabira. Foi, muitas vezes, incompreendido pelos seus próprios conterràneos, que o criticavam por haver "abandonado Itabira". Depois, com o tempo, quando Drummond passou a se corresponder com um jornal da cidade, "O Cometa", essas críticas foram amainando. Dummond, na verdade, nunca deixou Itabira, como confessa em um dos seus poemas. Itabira permaneceu viva dentro dele, em uma imagem mítica, que ele não queria perder. Daí, talvez, porque não tenha retornado a Itabira fisicamente. Para respeitar e conservar essa imagem para sempre.
Na sua ida para o Rio, Drummond ampliou as fronteiras do seu "mundo, vasto mundo". Deixou os limites acanhados da província, para assimilar um novo modo de viver e de ver o mundo e sua terra. E soube fazê-lo, com todo o seu imenso talento.
Mas, permaneceu mineiro, como sempre. Não perdeu o seu jeito de mineiro, de Itabira, provinciano e cosmopolita, ao mesmo tempo. E do seu banco, no passeio de Copacabana, via e traduzia o Rio, o Brasil , o mundo.
Foi poucas vezes a Buenos Aires, visitar a sua filha Maria Julieta, que tanto amava. E, no mais, ficou no Rio. Não precisava viajar a outros continentes, pois a sua visão de poeta alcançava muito além de qualquer horizonte.
Todos que com ele se corresponderam o descrevem como um homem simples.
Um homem simples que soube amar e que traduziu esse amor em seus poemas amorosos e eróticos.
Um grande poeta que alargou os horizontes da nossa compreensão e da nossa poesia, a qual alcançou níveis de verdadeiras epifanias, como, por exemplo, no poema "A Máquina do Mundo", como comenta Affonso Romano de Sant Anna, um dos maiores estudiosos da obra de nosso poeta maior.
E continuou "gauche na vida", como disse o anjo torto no seu nascimento, no poema que praticamente traduz toda a sua obra, "Poema de Sete Faces". "Mundo mundo vasto mundo,/ mais vasto é meu coração"!






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui