Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Um homem da política, dos bares e da contabilidade -- 07/07/2000 - 22:45 (Humberto Azevedo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Passando a Limpo
Cesar Duarte, 87 anos, natural de São Gonçalo do Sapucaí, filho do marceneiro Olímpio Duarte e da dona de casa Leonina Lemos Duarte. Casado desde do dia 28 de abril de 1943 com a senhora Iracy Duarte com quem teve três filhas: Leonina, Ana Estela e Maria Lúcia que já lhe deram três netos. Membro partidário da União Democrática Nacional (UDN) desde da época do Cel. Chico Moreira e do deputado federal Bilac Pinto. Descortinador dos bastidores da política udenista, ele sempre esteve presente as fileiras direitistas da tradicional política mineira. Após 64 pertenceu a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e ao PDS (Partido da Democracia Social), hoje PPB (Partido Progressista Brasileiro).
Cesar Duarte se torna cidadão santa-ritense a partir de dezembro de 1929 quando chega na cidade. "Quando vim os fazendeiros estavam quebrados por causa da crise do café", diz. "Seu" Cesar chegou aqui aportado de Bela Vista, cidade que morou antes de residir no Vale do Coronel do Chico Moreira. Inicialmente trabalhou na padaria do Rodolfo Brusamolin na rua Silvestre Ferraz e no Bar Royal do Putieu que ficava na praça. Após dois anos ajudando na padaria e no bar dos amigos Rodolfo e Putieu, Cesar Duarte abre onde é hoje a Banca do Caruso o Bar Trianom. Tocando o bar até 1957 ele inicia os estudos de contabilidade por correspondência, recebendo o diploma em 20 de dezembro de 1938.
Como contador abre escritório juntamente com João Cellet, escritório em parceria que vai até o final da década de 80. "Seu" Cesar é eleito vereador da cidade durante as gestões dos prefeitos António de Alckimim Capistrano e José Alcides Rennó Mendes. Quando ia a São Paulo acompanhando os amigos Irmãos Seda da transportadora ele sempre almoçava no Restaurante Trianom e foi neste restaurante que ele conheceu os ex-governadores paulistas Prestes Maia, Adhemar de Barros, Laudo Natel e o famoso Paulo Salim Maluf.

Texto publicado no dia 8 de julho de 2000
Escrito em 6 de julho
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui