Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Devolução da Medalha do Pacificador -- 26/08/2015 - 10:10 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Em Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015 20:56, Paulo Ricardo da Rocha Paiva  escreveu:



 






DEVOLUÇÃO DA MEDALHA DO PACIFICADOR





INFORMAÇÃO 1- MENSAGEM DO EXMO SR GEN CMT DA 3ª DE







Prezado Coronel Rocha Paiva



Nesta data me foi encaminhado texto cuja autoria é atribuída ao Sr. a respeito da Medalha do Pacificador.  Entendendo o seu sentimento expresso na mensagem que me foi encaminhada, embora eu não tenha o mesmo dom da oratória de o Sr. é dotado, tentarei oferecer-lhe minha perspectiva sobre esse tema, apelando ao seu arraigado espírito militar e amor ao Exército de Caxias para reavaliar sua predisposição em restituir a Medalha do Pacificador com que o Exército Brasileiro o condecorou por seus relevantes serviços. 



    A sua contribuição para a Força Terrestre e para a Pátria que o fizeram merecedor da Medalha do Pacificador permanecem como legado  para as gerações que o sucederam, o Exército Brasileiro continua solidário com aqueles que nos antecederam e deram seu quinhão de sacrifício para a consolidação da Nação Brasileira.



    Nós, os mais antigos, da ativa e da reserva, temos uma pesada responsabilidade para com as gerações mais jovens. Não temos o direito de fomentar a cisânea, a  discórdia e a indisciplina entre Comandantes e Subordinados. Devemos trabalhar para fortalecer a nossa coesão e a confiança entre nós. Dia 25 de agosto muitos jovens oficiais e sargentos estarão recebendo a condecoração que o Sr. pretende devolver, creio que não temos o direito de destruir o sentimento do dever cumprido e de realização profissional que imbui a alma desses Soldados e de suas famílias a quem o Exército Brasileiro deseja homenagear, assim como o fez com o Sr. alguns anos atrás, e acredito que o Sr. se recorda da alegria por receber esse reconhecimento pela Instituição.



    A Família Militar poderá ficar triste com seu gesto - pela desconsideração por aqueles que estarão recebendo a medalha e pela falta de respeito para com o nosso Patrono - mas aqueles a quem interessa a fragilidade das Instituições Militares, estou certo, se regojizarão com isso e explorarão esse ato como indício de fraqueza, divisão e de sucesso na tentativa de nos enfraquecer.



    Tentar acuar o Comando da Força com gestos extremos fora do âmbito institucional, creio, não contribui para a solução das questões que afligem o Sr.  e considero uma deslealdade para com quem tem a responsabilidade de conduzir a nossa Instituição, especialmente, em tempos difíceis como estes que atravessamos.  O Comandante do Exército certamente está atento a esses aspectos, mas tem que atuar com responsabilidade e racionalidade e, tenho certeza, oportuna e criteriosamente encaminhará a solução mais adequada para o caso.

    

    Finalmente, quero deixar claro que o que me move ao escrever estas poucas palavras é o mais puro sentimento do dever como Comandante da 3ª DE e da Guarnição e de Soldado que coloca acima de tudo a lealdade à nossa Pátria, ao Exército e aos nossos Comandantes.  Não me move nenhuma intenção carreirista, nenhum receio de que seu ato de contestação  ocorrido na Guarnição que comando venha a me trazer prejuízo pessoal ou funcional - embora certamente a sua concretização se deva à minha incapacidade de argumentar e sensibilizar para os inconvenientes de tão extrema  atitude. O nosso EB já me propiciou muito mais do que mereço. Minha turma de formação da AMAN tem hoje 13 generais de divisão no serviço ativo. Desses, somente 4 receberão a quarta estrela e, humildemente, mas convicto da justiça do que afirmo, qualquer deles tem muito mais capacidade e inteligência para alcançar o mais alto posto do generalato, de forma que entendo que minha última promoção foi ao posto que atualmente exerço com muita honra, mas fruto muito mais da competência, das orientações, apoio e trabalho dos meus chefes, pares e subordinados com quem tive a honra de ombrear ao longo dos 42 anos de serviço.



    Assim, Cel Rocha Paiva, estou à sua disposição para o que seja do seu desejo tratar. Espero que reflita e considere que o benefício da sua decisão será de valor limitado para o fim que o Sr. almeja contribuir, mas de elevado custo institucional decorrente da preferência em adotar a via da contestação ostensiva, em lugar da discussão inteligente e da disciplina consciente.






INFORMAÇÃO 2- MINHA RESPOSTA








EXMO SR GENERAL CARDOSO

COM TODO O RESPEITO, QUEM FOMENTA A  CIZÂNIA, A DISCÓRDIA E

A INDISCIPLINA ENTRE COMANDANTES E SUBORDINADOS É A LIDERANÇA QUE SE OMITE NO CUMPRIMENTO DE SEUS DEVERES PARA COM A INSTITUIÇÃO, PERDENDO A CONFIANÇA DOS ESCALÕES SUBORDINADOS, FRAGILIZANDO SUA AUTORIDADE, ENFRAQUECENDO A FORÇA ARMADA, PREJUDICANDO A UNIÃO, A COESÃO E, EXATAMENTE POR ISSO, ABALANDO ELA MESMA (LIDERANÇA MAL CONDUZIDA) OS ALICERCES DA DISCIPLINA E DA HIERARQUIA.

MINHA DECISÃO DE DEVOLVER A MEDALHA É IRRECORRÍVEL PORQUE, ACIMA DOS REGULAMENTOS E DA PRÓPRIA DISCILINA MILITAR PRESTANTE, COLOCO MINHA CONSCIÊNCIA, MEU SENTIMENTO DE RESPEITO PELO EXÉRCITO E A LEALDADE AO MEU PAÍS. NÃO, EM ABSOLUTO, NÃO ESTOU ENFRAQUECENDO A CONFIANÇA E A COESÃO ENTRE NÓS. QUEM O FAZ É A AUTORIDADE QUE NÃO CUMPRE AQUILO QUE ESTÁ PRESCRITO NA ESFERA DE SUAS ATRIBUIÇÕES, PERMITINDO QUE O NOSSO EXÉRCITO CONTINUE HUMILHADO, PELA ADMISSÃO DE CONDENADOS PELA JUSTIÇA PORTANDO NOSSAS MEDALHAS.

DISCORDO TAMBÉM, DIAMETRALMENTE, QUE, EM O FAZENDO, ESTEJA DESRESPEITANDO NOSSO PATRONO, O DUQUE DE CAXIAS. MUITO PELO CONTRÁRIO, ESTOU A DESAGRAVÁ-LO PELO POUCO CASO DE QUEM, POR DEVER E DIREITO, DEVERIA PRESERVAR A COMENDA DA DESONRA E DO DESPREZO.

MAS,LONGE DE MIM QUERER DESTRUIR O SENTIMENTO DO DEVER CUMPRIDO E DE REALIZAÇÃO PROFISSIONAL QUE IMBUI A ALMA DE NOSSOS SOLDADOS E DE SUAS FAMÍLIAS, QUE O EXÉRCITO DESEJA HOMENAGEAR. VOSSA EXCELÊNCIA CONCORDANDO, ME PROPONHO A FAZER A DEVOLUÇÃO DA COMENDA AMANHÃ, AÍ NO QG, EM REUNIÃO COM A PRESENÇA DE TODOS OS SEUS OFICIAIS.

VOSSA EXCELÊNCIA ME OFENDE PENSANDO QUE ESSA SUA INICIATIVA POSSA SER ENCARADA, POR ESTE "VELHO SOLDADO", COMO DE INSPIRAÇÃO CARREIRISTA. SUA ATITUDE, A ENXERGO COMO A DO COMANDANTE DE GUARNIÇÃO QUE DESEJA PRESERVAR

SEM TROPEÇOS A COMEMORAÇÃO DO NOSSO DIA.

QUANTO A ACUAR O COMANDANTE DA FORÇA,SE ESTE PENSAMENTO É O DE VOSSA EXCELÊNCIA,  CREIA, EXMO SR GENERAL CARDOSO, ESTE DESEJO NUNCA EXISTIU. EXISTIU SIM UM SENTIMENTO CRESCENTE DE INDIGNAÇÃO, ALIADO À MINHA FORÇA DE VONTADE NA LUTA POR UM "EXÉRCITO DE HUMILHAÇÃO ZERO". QUANTO À DESLEALDADE AO COMANDANTE DA FORÇA, MINHA CONSCIÊNCIA ME DITA QUE, "NO CONFRONTO ENTRE A DISCIPLINA E O RESPEITO PELA INSTITUIÇÃO, DEVE PREVALECER O SEGUNDO". EM SENDO ASSIM, MINHA CONSCIÊNCIA INDICA QUE, MUITO MAIS QUE A QUALQUER COMANDANTE, DEVO LEALDADE MAIOR AO MEU EXÉRCITO, QUE NÃO PODE CONTINUAR SENDO HUMILHADO.

EXMO SR GENERAL CARDOSO,COM TODO O RESPEITO, VISANDO A MELHOR SOLUÇÃO, MINHA SUGESTÃO É A QUE FIZ ANTERIORMENTE. INCLUSIVE, AO FINAL DA REUNIÃO, COM TODOS OS OFICIAIS DO QG, SE VEX ACHAR QUE DEVA, SUA VOZ DE PRISÃO PODERÁ SER DADA JÁ EM LOCAL APROPRIADO PARA O MEU RECOLHIMENTO.

ATENCIOSA E RESPEITOSAMENTE,

PAULO RICARDO DA ROCHA PAIVA

CORONEL DE INFANTARIA E ESTADO-MAIOR



PS MEU TELEFONE PARA CONTATO _32 17 11 81- PODERÁ SER UTILIZADO POR UM OFICIAL DO SEU EM, DESDE QUE NÃO SEJAM NEM O CH EM, NEM O OF REL PUB, POR MOTIVOS QUE VEX JÁ TEM CONHECIMENTO.

ATENCIOSA E RESPEITOSAMENTE,

PRRPAIVA, CEL INF E EM





 






INFORMAÇÃO 3- RESPOSTA DO EXMO SR CMT DA 3ª DE





Em Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015 14:52, JC Cardoso  escreveu:




Caro  Coronel Paiva

Confirmo recebimento da sua mensagem. Lastimo não ter tido a capacidade de sensibilizá-lo para o custo-benefício da sua intenção e assumo integralmente as acusações de mau comandante e líder ineficaz, minhas limitações são minhas, não são da Instituição ou dos chefes que superestimaram a minha capacidade. Vou esforçar-me para estar à altura das expectativas.

Tentei ligar no telefone que o Sr indicou mas não fui atendido.

Se quiser, amanhã, após a formatura, que será no 4º B Log, posso reunir o Cmt da Bda e meus oficiais noPC do Cmt 4º B Log para que o Sr entregue a sua medalha.

Fraterno abraço

Gen Cardoso


 






 INFORMAÇÃO 4- MINHA RESPOSTA





 Em Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015 16:49, Paulo Ricardo da Rocha Paiva  escreveu:

  






EXMO SR GENERAL CARDOSO





COMBINADO. PREVALECEU O BOM  SENSO DO GENERAL-DE-DIVISÃO.





COM TODO O RESPEITO, ENFATIZO A SOLICITAÇÃO DE QUE TODOS OS OFICIAIS DO SEU QG ESTEJAM PRESENTES, INCLUSIVE OS PTTC. DESSA VEZ, COM TODO O RESPEITO, SOLICITO A PRESENÇA, TAMBÉM, DO SEU CH EM E DO OF REL PUB (SÃO IMPRESCINDÍVEIS), POR QUE ME PROMETERAM UM CORNETEIRO NO DIA "31 DE MARÇO "PASSADO E ROERAM A CORDA, ME OBRIGANDO A GRITAR E PROCURAR PELO MILITAR POR DETRÁS DAS ÁRVORES DA PRAÇA DO "REGIMENTO MALLET").






QUANTO À SUA INCAPACIDADE DE ME SENSIBILIZAR... EU NÃO VEJO ASSIM, MAS LAMENTO, SIM, A  INCAPACIDADE CRÔNICA DO COMANDANTE DA FORÇA TERRESTRE, ATÉ HOJE, ABOLUTAMENTE SURDO AO CLAMOR DE SEUS SOLDADOS POR DEFESA E DESAGRAVO DA INSTITUIÇÃO, CAUSANDO PROBLEMAS, INCLUSIVE, PARA OFICIAIS-GENERAIS SUBORDINADOS NA LINHA DE COMANDO.





QUANTO AO CUSTO-BENEFÍCIO DA MINHA INTENÇÃO, IMAGINE VOSSA EXCELÊNCIA O CUSTO-PREJUÍZO QUE CAUSA O CHEFE QUE MANTEM SEM DEFESA E SEM DESAGRAVO A SUA TROPA, HUMILHADA POR PILANTRAS DA PIOR ESPÉCIE, CONDENADOS PELA JUSTIÇA!





ATENCIOSA E RESPEITOSAMENTE,





PAULO RICARDO DA ROCHA PAIVA,





CEL INF E EM



 



Obs.: Se a moda pega... não sobra medalha para militar ostentar... (F. Maier)



 











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui