Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA VESTIBULARES JULHO 2015 -- 03/09/2015 - 16:53 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. PUC SP – JUNHO 2015



 CIDADE E CAMPO



 



“Efeitos do bom governo na cidade e no campo”, afresco de Ambrogio Lorenzetti (sec. XIV).



“Do mesmo modo que a cidade era uma figura particular das sociedades rurais no mundo medieval, atualmente, as zonas rurais são figuras particulares do universo urbano, diferenciando-se por certos aspectos da cidade propriamente dita, mas tornando-se comparáveis pelos modos de vida de seus habitantes.”



(Jacques LEVY. Réinventer la France [Reinventar a Franca]. Paris:



Fayard. 2013, p. 53)



Tendo como referencia o trecho citado, sobre o mundo urbano contemporâneo (considerado também o Brasil), e correto afirmar que



a) a modernização do campo via aportes tecnológicos (inclusive no Brasil), retirou as zonas rurais do isolamento e introduziu ai formas de vida de estilo



urbano.



b) no Brasil não houve um modo de vida medieval e, por isso, não se pode dizer que tenhamos sido, no passado, uma sociedade rural, em que o urbano fosse uma exceção.



c) o avanço da urbanização intensificou o contraste campo-cidade, não havendo atualmente nada em comum no modo de vida dessas duas realidades.



d) a aproximação notada, no modo de vida, entre o urbano e o rural, atualmente, e uma realidade factível nos países desenvolvidos, mas ainda estranha para o Brasil, por exemplo.



e) a urbanização decresce em boa parte do mundo (inclusive no Brasil), porque no campo e possível desfrutar do modo de vida urbano sem as dificuldades das cidades.



 



2. PUC SP – JUNHO 2015



AÇÃO HUMANA E MEIO AMBIENTE



 



Nosso planeta e marcado por grande diversidade geográfica e as diferenças permanecem sendo produzidas. Considerando as forcas dessa dinâmica, os processos naturais e a ação humana, podemos dizer que



a) por ter uma intensidade e escala menores, a ação humana, embora deva ser cada vez mais cuidadosa em relação as condições ambientais do planeta, não tem condições de perturbar os sistemas naturais mais abrangentes, como o clima e o ciclo hidrológico.



b) o sistema natural que mais gera diversidade no planeta encontra-se no âmbito da biosfera e é responsável pelas formações vegetais; essas por sua vez representam uma das condições naturais mais resistentes a



perturbação provocada pela ação humana.



c) o tempo dos processos naturais e muito mais longo que o das ações humanas. Por exemplo, enquanto a abertura dos oceanos durou cerca de 200 milhões de anos, as ações humanas foram (e são) muito mais



curtas e recentes.



d) o tempo de produção de uma grande metrópole não e um tempo longo apenas em referencia as próprias temporalidades do humano; ele já pode ser considerado um tempo que começa a equivaler ao tempo dos processos naturais abrangentes.



e) o poder de transformação da superfície terrestre pelo ser humano tem a mesma escala que os processos naturais, além do que, os seres humanos atuam de forma mais intensa em escalas geográficas menores.



 



 



3. PUC SP – JUNHO 2015



INDONÉSIA DEMOGRAFIA



 



“Com 237 milhões em 2010 (210 milhões em 2000, 140 milhões em 1980) a Indonésia se situa, pelo seu peso demográfico, na quarta posição [mundial] e na terceira posição entre os países em desenvolvimento depois da



Republica Popular da China e da Índia. No Sudeste asiático, a Indonésia concentra 40% da população... [tudo isso] numa superfície de 1,9 milhões de km2.” (Atlas de pesca e dos portos de pesca de Java. Ministério dos



Negócios Marítimos e da Pesca – Republica Indonésia, 2005. p. 33)



Tendo em vista o perfil demográfico da Indonésia, pode ser dito que



a) o pais tem a terceira maior população absoluta entre os países em desenvolvimento, mas em termos de tamanho de população relativa ele ficaria atrás do Brasil, por exemplo.



b) a forte densidade demográfica da Indonésia a coloca também entre os países mais povoados do mundo, como vários países da Europa ocidental, por exemplo.



c) grandes populações em territórios insulares (do Japão e das Filipinas, por exemplo) são comuns e essa condição se explica pelo desenvolvimento que e, em muito, estimulado por essas condições ambientais.



d) esse perfil de muita densidade demográfica, se comparado aos EUA (pais que tem população absoluta maior que a Indonésia), e uma marca que define os países pobres e em desenvolvimento.



e) o pais e bastante povoado e, por ser um arquipélago, tem facilitada uma ocupação ampla de toda sua extensão, mais do que seria se o território fosse caracterizado por terras contiguas.



 



 



4. FATEC – JULHO  2015



CONDIÇÕES DE TRABALHO



 



Considere o cartum. “Sinto muito que você tenha se machucado no trabalho, mas veja o lado bom disso você finalmente conseguiu tempo para ler o manual de segurança.”



Acesso em 16.03.2015.



 



O texto do cartum faz referencia direta ao fato de



a) a empresa poder demitir o empregado por ele desconhecer o manual de segurança.



b) a empresa em que o empregado trabalha não possuir um manual de procedimentos de segurança.



c) o empregado ter tempo para ler o manual de segurança por ter se machucado no trabalho.



d) o empregado receber uma punição por não ter lido os procedimentos do manual de segurança.



e) o empregado ter machucado o nariz, mesmo seguindo os procedimentos de segurança presentes no manual.



 



5. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



ESCOLAS E SEXUALIDADE NA FRANÇA



 



A decisão de uma prefeitura nos arredores de Paris de distribuir mochilas escolares azuis para os meninos e rosa para meninas provocou polêmica na França. Nas bolsas distribuídas pela prefeitura de Puteaux, há também um kit para construir robôs, para os meninos, e miçangas para fazer bijuterias, para as meninas. A distinção causou polêmica no momento em que o governo implementa na rede educacional um programa para promover a igualdade entre homens e mulheres e lutar contra os estereótipos.



(“Distribuição de mochilas escolares azuis e rosas causa polêmica na



França”. www.bbc.co.uk. Adaptado.)



A polêmica citada pela reportagem envolve pressupostos sobre a sexualidade que podem ser definidos pela oposição entre fatores



a) comunitários e individuais.



b) metafísicos e empiristas.



c) teológicos e materiais.



d) antropocêntricos e teocêntricos.



e) biológicos e sociais.



 



6. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



PEDOFILIA



 



“A revista Vogue trouxe um ensaio na sua edição kids com meninas extremamente jovens em poses sensuais. Eu digo que, enquanto a gente continuar a tratar nossas crianças dessa maneira, pedofilia não será um problema individual de um ‘tarado’ hipotético, e sim um problema coletivo, de uma sociedade que comercializa sem pudor



o corpo de nossas meninas e meninos”, afirmou a roteirista Renata Corrêa. Para a jornalista Vivi Whiteman, a moda não é exatamente o mais ético dos mundos e não tem pudores com nenhum tipo de sensualidade. “A questão é que, num ensaio de moda feito para vender produtos e comportamento, não há espaço para teoria, nem para discussão, nem para aprofundar nada. Não é questão de demonizar a revista, mas de fato é o caso de ampliar o debate sobre essa questão”.



(Maíra Kubík Mano. “Vogue Kids faz ensaio com crianças em poses



sensuais e pode ser acionada pelo MP”. CartaCapital, 11.09.2014.



Adaptado.)



No texto, a pedofilia é abordada



a) segundo critérios relativistas questionadores da validade de normas absolutas no campo da sexualidade.



b) de acordo com parâmetros jurídicos que atestam a criminalização desse tipo de comportamento.



c) a partir dos imperativos de mercantilização do corpo e da cultura, em detrimento de aspectos éticos e morais.



d) de acordo com critérios patológicos, que tratam esse fenômeno como distúrbio de comportamento.



e) sob um ponto de vista teológico, fundamentado na condenação cristã à sexualidade como forma de prazer.



 



7. ECONOMIA URBANA POPULAR



 



O circuito inferior da economia urbana e resultado da modernização seletiva e incompleta que caracteriza a urbanização dos países subdesenvolvidos e coloca grande parte da população praticamente a margem do usufruto do processo de acumulação. Enquanto uns se preocupam em acumular capital para a renovação das atividades produtivas modernas, outros se preocupam apenas em garantir a sobrevivência da família, buscando formas alternativas de trabalho e renda. O circuito inferior da economia urbana ocupa bairros, ruas, becos, terminais rodoviários e metroviários, praças e porões, fundos de quintal, vans, motocicletas, permeando o tecido urbano. A margem dos circuitos oficiais, uma multiplicidade de atores econômicos de porte modesto preenche os interstícios dos grandes negócios, preservando o espaço urbano como um território de cultura, vida e liberdade – uma resposta a segregação social da metrópole capitalista.



(Monica Arroyo. “A economia invisível dos pequenos”. www.diplomatique.org.br, 04.10.2008. Adaptado.)



O circuito inferior da economia urbana revela a existência de uma economia popular nas cidades, ajustada as condições econômicas e as restrições de consumo da população mais pobre.



Considerando a dinâmica do mercado de trabalho e o processo de urbanização nos países subdesenvolvidos, cite duas razoes que explicam a expansão do chamado circuito inferior da economia urbana nas ultimas décadas e cite dois exemplos de atividades econômicas que correspondam a esse circuito econômico.



 



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui