Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Saiba o que é e o que acontece no caso de Impeachment -- 21/09/2015 - 21:40 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Impeachment: Saiba o que é e o que acontece no caso de Impeachment




Publicado por Márcia Trivellato 





19





Impeachment (ou impugnação do mandato) é o processo de cassação do mandato eletivo do Chefe do Poder Executivo pelo Congresso Nacional (Presidente), Assembleia Estadual (Governador) ou Câmara Municipal (Prefeito).



Em caso de impeachment, quem assume provisoriamenteVice-Presidente (Michel Temer), Presidente da Câmara dos Deputados (Eduardo Cunha), Presidente do Senado Federal (Renan Calheiros) ou Presidente do Supremo Tribunal Federal(Ricardo Lewandowski), nesta ordem.



Em casos de vacância (vaga) do cargo de Presidente da República, quem deverá assumi-lo definitivamente é o Vice-Presidente (Michel Temer).



Se o Vice-Presidente da República também ficar impedido de assumir o cargo e avacância nos 2 primeiros anos do mandato, haverá realização de novas eleições diretas (nós, o povo, escolhemos o novo Presidente, através de novas eleições).



Se o Vice-Presidente da República também ficar impedido de assumir o cargo e avacância nos 2 últimos anos do mandato, haverá realização de eleições indiretas(quem escolhe o novo Presidente é o Congresso Nacional).



O novo Presidente ficará no cargo durante o período que faltava para o antigo Presidente completar o mandato eletivo. Por exemplo, se o antigo Presidente havia governado durante 1 ano, o novo Presidente deverá governar pelo período de 3 anos (1 + 3 = 4 anos de mandato).



Aconteceu no Brasil: Em 1992, o ex-presidente Fernando Collor de Melo sofreu impeachment, deixando o cargo para o Vice-Presidente, Itamar Franco.



Aconteceu no mundo: Em 1868, nos Estados Unidos da América, o ex-presidente Andrew Johnson sofreu impeachment.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui