Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O canto da cidade -- 17/02/2003 - 16:31 (Marco Antonio Athayde de Britto Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O canto da cidade

Ainda era madrugada quando o homem despertou. Esticou seu corpo esquálido, levantou-se e se dispôs a dobrar cuidadosamente o jornal e um resto da caixa de papelão que lhe servira de cama naquela noite fria. Com um pedaço de trapo qualquer, amarrou seu embrulho e o escondeu numa fenda entre o muro do hospital e uma caixa de ligações da companhia telefônica. Saiu precipitadamente de sob a marquise momentos antes da porta de enrolar da mercearia ser aberta com estardalhaço. Foi visto rumando em direção à praia.
Horas mais tarde, num terreno baldio, junto às caçambas de lixo e, disputando comida com os cães, estava o mesmo homem.
Pessoas passavam apressadas em direção ao ponto de ônibus. Alguns estudantes, em farda de ginásio,atiraram, entre risos de escárnio, um enorme pedregulho que bate e ecoa na parede de ferro de uma das caçambas fazendo os cães saltarem para o lado, os ratos pularem para seus buracos e o homem disparar para o meio da rua.
- "Filho da puta !", grita contra o homem, por entre o guincho das rodas do carro importado no asfalto, um sujeito em mangas de camisa que esmurra o espaço. Buzinas em estardalhaço desfazem a cena.
O homem se dirige ao aglomerado de pessoas presas no passeio, que não prestaram atenção à cena. Com a mão estendida e o olhar caído no chão, não vê os olhos consultarem relógios,vasculharem as bolsas, admirarem o chaveiro.
A manhã passa e a tarde avança...Choro de criança, gritos do verdureiro, apito de guarda,sirenes de ambulância.
A cidade pulsa sob seus próprios estertores. Agoniza suas dores.
O dia diluindo-se espera a noite vestida de luto. Os gritos diurnos emudecem. Tomam seu lugar os sussurros dos amantes, os ruídos inaudíveis dos gatunos, o cicio de grilos, o ressoar dos pés de um retardatário.O trilar do apito d algum guarda-noturno reverbera pelas paredes dos prédios.
Num céu sem estrelas, sem luz de luar, sobra-nos o silêncio cruel duma sociedade muda a zelar o sono eterno do homem deitado sob uma marquise da cidade adormecida...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui