Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Puxadinho do PT -- 14/12/2015 - 23:53 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Puxadinho do PT






Publicado por Ernesto Caruso





5



Puxadinho do PT



Quando da apreciação sobre a prisão do senador Delcídio Amaral, o presidente do Senado, Renan Calheiros, usou a prerrogativa do Regimento Interno, defendendo o voto secreto. No entanto, fez questão de submeter à vontade do plenário, que por votação, optou pelo voto identificado. Ato seguinte, a maioria decidiu manter o senador Delcídio na condição de preso.



Na oportunidade a situação petista defendeu o voto secreto e a obediência ao Regimento Interno, combatida por outro lado, alegando-se incompatibilidade com aConstituição Federal, que segundo essa ótica impõe transparência e voto às claras.



No caso da eleição para a composição da comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, enfatiza que o voto secreto é habitual na casa.



Voto secreto ou aberto, o PCdoB da base governamental petista vai mais longe ao questionar a validade da Lei 1.079/50, que regulamentou o processo e julgamento do impeachment, pasme-se, fundamento incontestável para condenação e cassação dos direitos políticos do então presidente Collor de Melo, sob a égide da mesma Constituição/1988, e em sessão conduzida pelo presidente do STF, ministro Sydney Sanches. Hoje aposentado, declarou que o rito do impeachment foi adequado à Constituição vigente.



A recordar a rapidez do processo, símbolo o Fiat Elba, mais reforma na casa da Dinda, PC Farias, nortes da corrupção. Em 1992, a 29 de setembro, a Câmara autorizou a abertura do processo. No dia 30, o Senado criou a comissão especial que aceitou as denúncias. No dia 1º de outubro, o processo foi instaurado e Collor intimado a se afastar da Presidência; 29 de dezembro, começa o julgamento no Senado; nesse dia, Collor renuncia; 30 de dezembro, Collor é condenado à perda do mandato.



O ministro aposentado Ayres Brito, petista de carteirinha por muito tempo, é dos que têm se manifestado contra a corrupção instalada e afiança que não cabe ao Senado arquivar o processo depois de apreciado na Câmara e sim, julgá-lo.



Quanto a Regimento Interno vale lembrar o do STF também presente no julgamento da Ação Penal 470, o dito mensalão do PT. Vale revolver tempo tão recente.



No primeiro julgamento de formação de quadrilha, quatro votos favoráveis ao bando, dentre os onze ministros do STF/2013, que este entendera haver o crime de quadrilha. Como a sociedade percebera diante da impossibilidade de que desvio de recursos de tal envergadura a beneficiar o governo petista, não impusesse elevado grau de coordenação na estrutura da organização criminosa, dividida nos núcleos político, publicitário e financeiro.



No STF/2014, por 6 votos a 5, simplesmente, não houve quadrilha. Votaram pela absolvição dos réus, os ministros Luís Barroso, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Teori Zavascki e Rosa Weber. Por acatarem a formação de quadrilha votaram os ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Joaquim Barbosa. Quatro votos contra sete tiveram mais força do que os cinco contra seis. Recurso possível graças ao voto do ministro Celso de Mello no célebre desempate (estava 5 x 5) em favor da aceitação dos embargos infringentes; a considerar o que determina a lei e o regimento interno da Corte. A Constituição de 1988 e a Lei 8.038/1990 foram os argumentos dos ministros que votaram contra os embargos infringentes.



ministro Joaquim Barbosa advertiu e fez menção a uma maioria de circunstância para alterar as condenações.




"Temos uma maioria formada sob-medida para lançar por terra o trabalho primoroso desta Corte no segundo semestre de 2012. Isso que acabamos de assistir. Inventou-se um recurso regimental totalmente à margem da lei com o objetivo específico de anular a reduzir a nada um trabalho que fora feito. Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo. É uma maioria de circunstância que tem todo o tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora.".




Juiz pode tudo? O Supremo Tribunal Federal não é puxadinho do PT. Supremo e não Soberbo Tribunal Federal.



Junção do notável saber jurídico e ilibada (sem mácula) reputação; o que foi, o que é e o que será, a serviço da sociedade.



Ernesto Caruso



 






 



Amplie seu estudo





Corrupção



 






  •  





Supremo Tribunal Federal



 






  •  





Constituição Federal de 1988



 






  •  





Impugnação de Mandato Eletivo (Impeachment)



 






  •  





PT



 






  •  





Lei nº 8.038 de 28 de Maio de 1990



 






  •  





Lei nº 1.079 de 10 de Abril de 1950



 













Direito Constitucional



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui