Usina de Letras
Usina de Letras
294 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Olimpíadas no Rio: Suposta ameaça do Estado Islâmico -- 20/06/2016 - 10:03 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Ministro diz que "país não precisa ficar alarmado" com suposta ameaça do Estado Islâmico 



Conforme Sérgio Etchegoyen, Abin e demais setores brasileiros de inteligência estão integrados com órgãos do mundo inteiro






Por: Estadão Conteúdo


 


18/06/2016 - 17h24min







Ministro diz que "país não precisa ficar alarmado" com suposta ameaça do Estado Islâmico  Claudio Vaz/Agencia RBS

Segundo Etchegoyen, monitoramentos em redes sociais e aplicativos "são feitos rotineiramente"Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS




O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, disse que "a população não precisa ficar alarmada" com qualquer notícia sobre a existência de um grupo de pessoas ligadas ao Estado Islâmico (EI) em troca de mensagens em português no aplicativo Telegram.



De acordo com o ministro, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e os demais setores de inteligência do país estão integrados com os órgãos que trabalham com essa finalidade no mundo inteiro. A ação busca monitorar todo e qualquer fato que mereça atenção das autoridades. 



Leia mais

General que comandou a 3ª DE de Santa Maria assume ministério 

Agência de inteligência confirma ameaça de atentado do EI ao Brasil




Segundo Etchegoyen, monitoramentos em redes sociais e aplicativos "são feitos rotineiramente" e "todos os cuidados estão sendo tomados para garantir que os Jogos Olímpicos sejam realizados da melhor maneira possível". 



— Sempre há preocupação, sempre há risco, e é por isso que estamos trabalhando com o maior cuidado e atenção. Mas não há nenhum indicativo de que leve a questão para nível alarmante. Por isso, não há o menor descuido neste trabalho. Ao contrário, todas as agências de inteligência nacionais e estrangeiras estão atentas e trabalhando em conjunto — comentou.



Para reforçar a sua tranquilidade em relação ao tema, o ministro disse que "há uma integração efetiva entre os Ministérios da Defesa, da Justiça e da Segurança Institucional e, principalmente entre as suas áreas de inteligência". Lembrou ainda que o sistema tem sido testado frequentemente, não só para atualizá-lo, mas durante os grandes eventos que o Brasil recebeu nos últimos anos, como Copa do Mundo e Jornada Mundial da Juventude.



Etchegoyen sublinhou que reuniões rotineiras têm sido realizadas para tratar do tema e citou que, na última quinta-feira, outro encontro deste tipo foi realizado, justamente para azeitar os trabalhos. 



— Temos preocupação. É claro, mas estamos vigilantes — frisou. 



— A existência de um grupo é um dado concreto que vai construir um grau de probabilidade. Até aqui, não há nenhum dado que justifique o alarme ou que tenha feito subir a preocupação. Mas insisto: estamos atentos — completou. 



De acordo com o ministro, o fato de existirem países que estão em guerra contra o Estado Islâmico, como é o caso dos Estados Unidos e França, obviamente, aumenta o risco. Ele lembrou que as delegações estarão hospedadas lado a lado durante a Olimpíada e usam os mesmos espaços comuns, como restaurantes, e por isso todas precisarão estar protegidas. Os riscos, segundo Etchegoyen, também serão analisados caso a caso durante a realização dos jogos.



Na última quinta-feira, a Abin confirmou a informação de que pessoas ligadas ao Estado Islâmico criaram um grupo para trocar mensagens em português, através de um aplicativo de celular, no qual "conteúdos relacionados a ideologias extremistas são traduzidos para o português e reproduzidos nesse aplicativo (Telegram) de mensagens instantâneas".



Ainda de acordo com a agência, "a abertura desta nova frente de difusão de informações voltadas à doutrinação extremista, direcionada ao público de língua portuguesa, amplia a complexidade do trabalho de enfrentamento ao terrorismo e representa facilidade adicional à radicalização de cidadãos brasileiros".



A Abin informa também que "o compartilhamento desses conteúdos em grupos de troca de mensagens instantâneas é uma estratégia utilizada não apenas no Brasil" e que "organizações terroristas têm empregado ferramentas modernas de comunicação para ampliar o alcance de suas mensagens de radicalização direcionada, em especial, ao público jovem". 



O nome do grupo é " Nashir Português" e usa uma estratégia semelhante à da Nashir News Agency, usada pelo Estado Islâmico para fazer propaganda de suas ideias e divulgar manifestos.




 



Leia os textos de Félix Maier acessando:



1) Mídia Sem Máscara

http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html




2) Piracema II - Nadando contra a corrente

http://felixmaier1950.blogspot.com.br/



Conheça a história do terrorismo no Brasil acessando:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/



MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

Uma seleção de artigos. Imperdível!

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios  e

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=13208&cat=Ensaios&vinda=S



 



Acesse as últimas postagens de Félix Maier clicando em



1) Usina de Letras

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM



2) Facebook

https://www.facebook.com/felixmaier1950



3) Twitter

https://twitter.com/fmaier50



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui