Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->George Orwell ou George W. Bush -- 19/11/2002 - 22:09 (Lukacs) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
George Orwell ou George W. Bush

Por estes dias estava saindo de uma boate com alguns amigos casados, quando saquei meu cartão de crédito para pagar a conta, um deles exclamou: "Ta maluco!". Por efeito do álcool ele havia esquecido que eu sou divorciado e não tem ninguém que examina meu extrato, ou meus canhotos de cheque, para descobrir onde gastei meu dinheiro.
Essas coisas, ou estar no meu carro e uma amiga observar de primeira que tem um longo fio de cabelo loiro no banco de trás me faz pensar em liberdade.
Hoje (19/11/2002), ao assistir o Jornal Nacional, ouvi sobre o no projeto de lei do Governo Bush, a respeito de um super sistema de banco de dados, que guardará informações sobre todas as transações financeiras, ligações telefónicas, hospedagem em hotéis, passagem por pedágios, viagens áreas, de quem o governo americano achar de pesquisar, pois a informação estará lá, independente de suspeita.
Novamente recordo de uma situação de um amigo que estava se separando e achou que a mulher sumia com todo o dinheiro da sua conta. Bastou um telefonema para um outro amigo, bem relacionado no sistema financeiro, que logo lhe deu toda a ficha: sua mulher tinha conta em outro banco, em outra cidade e lhe forneceu, inclusive, a frequência dos depósitos.
Quando vejo o que está acontecendo com os Estados Unidos, não dá para esquecer a brilhante, dura e inquietante crítica de George Orwell, no seu livro: "1984", à União Soviética. Como o tempo passa, e para segurança de regimes, ou situações, alguns lutam exatamente igual ao seu maior inimigo histórico: o totalitarismo.
Talvez eu esteja vendo apenas um lado da questão, mas foi está perspectiva que me levou a escrever e fazer essa mistura de Georges, lembrando que o Orwell fez dos seus livros obras históricas de arte, porém o Bush II está transformando o seu governo em um pesadelo histórico, que provavelmente todas as obras de arte vão ter que denunciar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui